Cinco de Balibó: crime de guerra investigado
>> 20090910
Fotografia © AFP
...
O filme "Balibó", do realizador Robert Connolly, estreado há um mês, conta a investigação que o então chefe da diplomacia da Fretilin, Ramos Horta, e o jornalista Roger East fizeram sobre a morte dos cinco de Balibó
por PATRÍCIA VIEGAS
"A polícia federal australiana vai investigar como crime de guerra o caso dos cinco jornalistas mortos em Balibó, Timor-Leste, em 1975. Médico legista contraria versão de fogo cruzado e fala em assassínio deliberado.
A polícia federal australiana indicou ontem que está a investigar como crime de guerra o caso dos cinco jornalistas australianos, britânicos e neozelandês que foram mortos em Balibó, Timor-Leste, a 16 de Outubro de 1975.
A decisão surge dois anos depois de o relatório de uma médica legista de Novas Gales do Sul ter sido encaminhado para a polícia pelo Ministério Público. O documento diz que os jornalistas, conhecidos como os cinco de Balibó, "foram mortos deliberadamente pelas Forças Especiais indonésias e não no campo de batalha" - como quiseram fazer crer os indonésios com a ajuda dos australianos.
Gregory Shackleton, Anthony Stewart, Gary Cunnigham, Malcolm Rennie e Brian Peters estavam em Timor-Leste a cobrir a invasão indonésia da antiga colónia portuguesa em 1975. Os três primeiros eram um jornalista e um técnico de som australianos e um operador de câmara neozelandês em serviço para o Channel 7. Os dois últimos eram um jornalista e um câmara do Channel 9. Tinham entre os 21 e os 29 anos. [...]" (ACEDA AO TEXTO COMPLETO AQUI)
Fonte: DN GLOBO
1 comentários:
Ja era sem tempo. No entanto mais vale tarde que nunca.
Enviar um comentário