Ramos-Horta distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses
>> 20090901
por LUSA
"O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, recebeu hoje a Medalha por Serviços Distintos, Grau-Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, entregue pelo padre Vítor Melícias.
Durante a cerimónia no Palácio Presidencial, a personalidade de Ramos-Horta, enquanto Nobel da Paz (1996), foi enaltecida pelo padre Vítor Melícias, também na qualidade de presidente da União Europeia das Misericórdias.
"É um eminente construtor da paz e do diálogo (...) que tanto tem feito pela liberdade, direitos humanos e, sobretudo, pela solidariedade", destacou.
José Ramos-Horta agradeceu a comenda, tanto no "plano pessoal", como enquanto Chefe de Estado, enaltecendo a "nobre" missão dos bombeiros.
O Prémio Nobel da Paz chamou a atenção para a "extrema gravidade dos fogos que - periodicamente - devastam florestas e aldeias no país, devido, quer a negligência humana, quer a actos criminosos" e fez ainda um apelo ao Governo para "dar maior apoio aos bombeiros".
A Medalha de Serviços Distintos, Grau-Ouro, é a mais alta condecoração da Liga dos Bombeiros Portugueses - Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros - e foi atribuída, juntamente com uma Placa de Congratulação, também em nome da Protecção Civil Portuguesa.
A delegação da Liga dos Bombeiros Portugueses esteve acompanhada por uma representação da congénere de Timor-Leste, presentemente com "cinco corpos de bombeiros a funcionar, o que mereceu o elogio do presidente da União Europeia das Misericórdias." (Lusa | DN)
0 comentários:
Enviar um comentário