Efemérides | Timor Leste - 191° membro da ONU

>> 20090927

27 de Setembro de 2002

TIMOR-LESTE PASSA A INTEGRAR A ONU

Fonte: Reuters
Data de publicação: 27/09/2002 - 03:00
"NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Timor Leste, primeiro país nascido no século 21, ganhou uma cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU) na sexta-feira (27/09), elevando o número de membros do organismo mundial para 191.

A Assembléia Geral da ONU recebeu o Timor Leste -- que conquistou sua independência em 20 de maio, separando-se da Indonésia depois de um conflito sangrento -- como seu mais novo membro por aclamação.

"Desejamos à República Democrática do Timor Leste e a seu povo paz, prosperidade e sucesso em seu futuro. Eu dou ao Timor Leste calorosas boas-vindas às Nações Unidas", disse o tcheco Jan Kavan, presidente da Assembléia Geral, depois da votação.

O Timor adere às Nações Unidas semanas depois da Suíça, que entrou em 10 de setembro, depois de um referendo em março em que a população aprovou o pedido de entrada.

O ex-território do Pacífico tornou-se a mais nova nação do mundo após quase três anos de administração da ONU, séculos de colonização por Portugal e 24 anos de ocupação pela Indonésia.

A primeira lei do parlamento do Timor, com 88 membros, após a eleição de abril foi assinar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e candidatar-se à ONU.

O país, com 760.000 pessoas, é o mais pobre da Ásia e o 20° mais pobre do mundo.

A expectativa média de vida é de 57 anos. A economia foi duramente atingida pela queda global do café, mas o governo espera aumentar o desenvolvimento com os depósitos de gás natural no mar.

As Nações Unidas têm uma longa história no Timor Leste. O país vinha sendo administrado pela ONU desde agosto de 1999, quando a população aprovou um referendo pela independência após o domínio da Indonésia, que ocupou o território após a saída de Portugal, em 1975.

Cerca de mil timorenses morreram depois da votação da independência, quando gangues organizadas pelos militares da Indonésia iniciaram uma campanha de assassinatos, incêndios e saques.

A Austrália, com permissão da Indonésia, mandou tropas para restabelecer a ordem, até a organização de tropas de paz da ONU.


"Eu tenho o grande privilégio de representar aqui, hoje, diante desta distinta Assembléia Geral das Nações Unidas, um povo pequeno, de grande dignidade e extraordinária bravura no passado, impulsionado por um comprometimento total para com o presente, e cheio de confiança no futuro", disse o presidente timorense, Xanana Gusmão.

Antes da independência, Gusmão passou 17 anos lutando contra a Indonésia e ficou sete anos preso nos anos 90.

Em um sinal da mudança de relações entre os países, Gusmão lembrou que a Indonésia se juntou à Austrália para patrocinar a entrada do Timor Leste na ONU.


A missão da ONU no Timor Leste é vista como um dos maiores sucessos de operações de manutenção da paz.

Cerca de 5.000 soldados da ONU, 850 policiais e 400 civis continuam no país. A missão deverá terminar em meados de 2004.

O país também aderiu ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional e está trabalhando para delinear sua fronteira com a Indonésia, com quem compartilha uma ilha.

Segundo autoridades da ONU, o Timor Leste está atrasado no estabelecimento de um sistema de Justiça e na nomeação de especialistas civis para cargos no governo." (Publicado em: UOL Notícias)

1 comentários:

Anónimo,  segunda-feira, 28 de setembro de 2009 às 12:02:00 WEST  

Ganhou uma cadeira de malandro e o novo embaixador e o Ze da Labia!

Um abraco

Ze da Labia

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP