A tragedia humana de Joana Alves e a Celebração do Referendum 2009

>> 20090828

Por: Abel Pires da Silva*
Tradução do tétum por: Ken Westmoreland

Muitas vezes as tragedias humanas acontecem entre nós mas sem uma pessoa a dizer ao media para que se torne num tópico de discussão nacional, mas agora acaba de ser assim, o media Timor-Leste publicou mesmo uma tragedia com o nome de Joana Alves. Agradece também porque media seguiu um papel importante controla social em Timor-Leste. A pergunta muito grande que nós todos temos que perguntar é: como, no tempo de UKUN RASIK AN (independência) de Timor-Leste, pode acontecer história como isto?

Uma tragedia humana como isto principalmente também aconteceu no tempo da Indonésia. Um dia, um velho homem que embalou a cadáver da sua filha teve de voltar para a sua casa, apenas porque a ambulância recusou ajudar transportar a cadáver outra vez. Como a Joana também, a alma do Pai POBRE DEMAIS para conseguir a atenção uma outra pessoa! Naquele tempo, muita gente mak jura que tantos destas coisas acontecem porque muita injustiças que aconteceram durante o governação da Indonésia. Mas hoje com a história de Joana, abrimos os olhos que isto aconteceu porque um outro fator. Este fator foi que a nossa sensibilidade à agonia de uma outra pessoa, faltou de uma outra pessoa! Talvez se o apelido Joana não fosse “Alves de Atauro” parece que o seu destino teria sido diferente. Talvez se o pai de Joana conduzisse um Pajero ou Prado para trazê-la, teria recebido melhor tratamento. Que ironia extrema que a condição CARECE o que MAIORIA Povo Timor enfrenta, saiu outra vez marca para obter tratamento que foi diferente de uma instituição de estado.

Em Agosto há 10 anos mais, a maioria do povo timorense creem que Timor-Leste auto-determinação Timor Leste sera outra vez melhor do que junto com Indonésia. No tempo de resistência, tivemos um inimigo COMUM, que fez que juntassemos mãos contra este inimigo. No tempo de ukun rasik an, perdemos o inimigo comum que fazer nos juntos como força nacional. Como uma consequência desta situação, cada um das muitas entidades na nação de Timor-Leste quiseram conseguir obter seu próprios interesse. Muitos grupos que começaram reclamar a sua “contribuição” e exige ao estado para “cuidar” deles. Esta doença de exigir ao estado para “cuidar” também continua de acontecer, e transmitiu-se especialmente aos Membros de Parlamento 2002-2007 que desejam as leis que foram especificamente para servir os seus próprios interesses pessoais! Os novos Membros de Parlamento RECUSARÃO de fazer mudança algum a muitas destas leis, porque eles mesmos também beneficiariam desta leis, se já não estiveram em Parlamento. Estas várias coisas acontecem num Timor-Leste que é pobre! Está num Timor-Leste que 70-80 % do Povo vive com menos de 2 Dolares por dia! Está num Timor-Leste em que metade do Povo Timor sofre MALNUTRIÇÃO!

Esta situação acontece também no tempo que pessoas importantes seguir vida no “mundo dividido” de mundo maioria povo Timor. Algumas pessoas importantes distribuiram projeitos aos seus próprios esposos, com riqueza mal adquirida em apenas um ou dois meses puderam comprar carros de luxo ao que apenas os artistas de Hollywood aspiram. Outras pessoas importantes distribuem posições funcionárias permanentes e projeitos para as mulheres que gostam, uma outra pessoa importante trouxe dinheiro ao povo e construiu um novo sistema que é outra vez um sistema de contabilidade, da “cabeça ao pé”.

Cada pessoa importante está a promoter-se ao povo: alguns prometem tratores, alguns prometem estradas, alguns outros prometem trabalho. Andam sozinhos. Talvez como orquestra de Jazz, há pessoas importantes que seguiram “improvisação” sozinhas. Em Jazz “improvisação” cria bela música, mas contrário, em governância, esta “improvisação” mostra e demonstra muitos problema.

Todas destas coisas acontecem porque eles “comprendem” o outro! Parlamento não pode fala muito também porque eles mesmos “perguntaram muito demais”; Salários grandes, carros de luxo, computadores portateis, etc. Esperam aumentar tan com casa, assistentes privados, e passeam voos para outros países usando o dinheiro do povo. Embora em Timor-Leste haja centenas de milhares de “Joana Alves”, esta realidade não prevenerá a gente em poder gozar o seu tempo! Esperam falar por telefone durante uma discussão plenária (algumas vezes adormeceram), a bater com os pés e sacudir os punhos! Até tempo, vão passear usando o Pajero PRETO e recebem o salário.

É uma extrema ironia. Quantos destas coisas aconteceram actualmente em tempo povo Timor ainda esperam para celebrarem dia Referendum pela décima vez.

A Comissão Organizadora que chefia de Ministro ESTATAL recusa gastar para fazer celebração como no tempo quando Indonésia governou Timor! Temos “Gerak-Jalan” (marcha), nós em PASKIBRA (porte da bandeira pelo exército), e também em Pameran (Exibição). Todas coisa parecem copia por apenas (copia-cola) de experiência da Indonésia que o Sr. Ministro conseguiu e fez naquele tempo. Ministro de Turismo Comércio e Indústria também recusa perde com nia atividade “Pameran”, por poder acção nia foto entre o Presidente e Primeiro Ministro, como outra vez Pameran neste grande “realização”. Pagou caro artistas da Indonésia, nossa celebração Referendum já não é acerca da vida da nação Timor-Leste que em 10anos mak esforçou-se para combater POBREZA, combater ESTÚPIDEZ e combater DOENÇA, mas esta celebração seria apenas como uma festa frequentemente que querem apenas os beberrões!

Porque isto foi em Maio, quando celebra-se o dia Restauração da Independência, embora PASKIBRA porte a Bandeira Nacional, Comissão Organizadora fazer a festa para eles em INAP Comoro, que pessoas grandes participem como os beberrões e dancem usando o dinheiro do Povo!!! Esta nação não sabe castigar nem celebrar os que fazem erros.

Um Timor-Leste como isto não é Timor-Leste que imaginamos há 10 anos. Hoje muita gente que há dez anos está a gritar: “Maubere Beik Ten, Mate Beik Ten!” (Maubere Estúpido, Morte Estúpida!) mak de termina outra vez vida do Maubere na parte defeza, segurança, dezenvolvimento económico, comércio, turismo e outro setores estratégicos. Que ensinemo-nos acerca de patriotismo! Que ensinemo-nos como amar esta nação, amar este povo. Que grande ironia!

*) Militante RENETIL

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP