"Independência de Timor é dos mais notáveis feitos da História contemporânea" | Durão Barroso
>> 20090827
Lusa| Expresso - Referendo/10 anos: "Independência de Timor é dos mais notáveis feitos da História contemporânea" - Durão Barroso
Díli, 27 Ago (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, classificou hoje a consulta popular realizada há 10 anos em Timor-Leste, que ditou a independência, como "um dos mais notáveis feitos políticos da História contemporânea".
"O referendo ficará como um dos mais notáveis e inesperados feitos políticos da História contemporânea recente", considera Durão Barroso, em carta entregue hoje ao Presidente da República de Timor-Leste, Ramos-Horta, pelas comemorações dos 10 anos sobre a consulta popular que determinou a independência do país.
Na carta, entregue em audiência concedida pelo Presidente da República a Sónia Neto, do Gabinete de Conselheiros de Política Europeia da Comissão, Durão Barroso felicita o Chefe de Estado, "não só pelo que foi alcançado, mas também pelo que simboliza para a Nação timorense".
O presidente da Comissão Europeia manifesta ao povo timorense a sua "profunda admiração pela coragem e resistência", afirmando que, "por mérito próprio, os timorenses tornaram-se donos do seu destino".
"Os timorenses deram ao mundo uma lição inesquecível de heroísmo, exercendo o seu direito à auto-determinação, rejeitando de forma decisiva o caminho da violência em favor da paz, da democracia e dos direitos humanos, e enveredando generosamente pela via da reconciliação", elogia.
Na carta entregue a Ramos-Horta, Durão Barroso reafirma a sua "inteira confiança de que a liderança timorense e a dedicação para com o seu povo está à altura do desafio e unirá os que se revêem nos valores da democracia e dos direitos humanos".
O presidente da Comissão Europeia confia que essa comunhão de valores se traduzirá numa resposta firme e convincente de desenvolvimento, de luta contra a pobreza, segurança interna, esforço de reconciliação e consolidação das instituições democráticas e representativas".
"É com grande satisfação que, na retrospectiva dos últimos 10 anos, me considero testemunha privilegiada dos progressos do país, graças aos esforços intensos dos timorenses e dos seus dirigentes e à mobilização da comunidade internacional", declara Durão Barroso.
Sublinhando que a União Europeia foi sempre um parceiro atento na mobilização da assistência humanitária, mas também na cooperação para o desenvolvimento, Barroso conclui que a abertura, em 2008, de uma delegação em Díli, é disso um eloquente exemplo".
"Deste feito emerge uma mensagem de confiança renovada num futuro de prosperidade, resultante numa parceria cada vez mais estreita entre a Comissão Europeia e Timor-Leste"." (MSO | Lusa/Fim)
2 comentários:
"Independência de Timor é dos mais notáveis feitos da História contemporânea" - Durão Barroso
Nem mais!
Timor ainda e' uma nacao bastante jovem e ainda tem um longo percurso a percorrer antes de atingir o seu potencial.
Timor agora esta no bom caminho do desenvolvimento e acredito que daqui a mais umas decadas transforma-se-a naquele paraiso com que os timorenses sempre sonharam mas so agora puderam comecar a construir com liberdade.
Se não acreditarmos nisso acreditaremos em quê?
Força Timor-Leste!
Enviar um comentário