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>> 20090813
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NATUREZA E COMPETÊNCIA
Fonte: Direcção Nacional dos Direitos Humanos e de Cidadania
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NATUREZA E COMPETÊNCIA
Natureza
A Direcção Nacional dos Direitos de Cidadania (DNDHC) é o serviço responsável pela aplicação e cumprimento dos Direitos Humanos, pela divulgação e implementação da legislação produzida no Ministério da Justiça e pelo esclarecimento público dos direitos e deveres dos cidadãos .
Competência
Compete à DNDHC :
- Promover políticas de divulgação dos Direitos Humanos e dos direitos e deveres cívicos dos cidadãos;
- Fazer respeitar os Tratados Internacionais que em matéria de Direitos Humanos tenham sido ratificados pela República Democrática de Timor-Leste;
- Coordenar a implementação do Plano de Acção Nacional para os Direitos Humanos;
- Promover, em coordenação com a Direcção Nacional de Assessoria Jurídica e Legislação, as actividades necessárias à implementação dos diplomas legislativos produzidos pelo Ministério da Justiça;
- Colaborar com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, da área da Justiça e do Direito.
ESTRUTURA ORGÂNICA
1 – A DNDC é composta pelos seguintes Departamentos:
- O Departamento de Administração;
- O Departamento de Tratados dos Direitos Humanos;
- O Departamento de Relações Públicas, e Divulgação;
Departamento de Administração
1 – O Departamento de Administração é o serviço responsável pela administração do expediente e pela gestão dos recursos humanos, financeiros, logísticos e informáticos da DNDHC.
2 – Compete ao Departamento de Administração:
2 – Compete ao Departamento de Administração:
- Organizar todo o expediente de secretaria, assegurando a sua recepção, registo e classificação;
- Preparar, em coordenação com a Direcção Nacional de Administração e Finanças a proposta de orçamento e o plano de acção anual e acompanhar a sua execução, propondo as necessárias alterações;
- Preparar os planos de gestão financeira, logística e de pessoal;
- Preparar as requisições de fundos das dotações orçamentais;
- Gerir os recursos e meios financeiros de que dispõe, assegurando os procedimentos administrativos necessários;
- Receber verbas e emitir recibos sobre as taxas ou emolumentos cobrados pelos serviços públicos, prestados no âmbito das suas competências;
- Recolher, organizar e manter actualizada a informação relativa aos recursos humanos;
- Supervisionar as actividades administrativas relativas ao pessoal afecto à Direcção Nacional e proceder ao registo de assiduidade e antiguidade do pessoal;
- Organizar e instruir os processos referentes à situação profissional do pessoal, e assegurar os necessários procedimentos administrativos coordenação com a Direcção Nacional de Administração e Finanças
- Realizar e assegurar o arquivo, em suporte informático, de toda a documentação;
- Zelar, em estreita colaboração com a Direcção Nacional de Administração e Finanças, pelo funcionamento do sistema e equipamentos informáticos;
- Assegurar a distribuição dos recursos e equipamentos no âmbito da DNDHC;
- Assegurar a vigilância, segurança, limpeza e arrumação das respectivas instalações;
- Exercer as demais competências que lhe sejam atribuídas por lei ou delegadas pelo Director Nacional.
Departamento de Tratados dos Direitos Humanos
1 – O Departamento do Assunto dos Direitos Humanos é o serviço responsável pelo desenvolvimento e implementação política dos Direitos Humanos em todos sectores.
2 – Compete ao Departamento do Assunto dos Direitos Humanos :
2 – Compete ao Departamento do Assunto dos Direitos Humanos :
- Recolha informações sobre o Tratados Internacional da matéria dos Direitos Humanos, de que o estado da República Democrática de Timor-Leste ratifica;
- Desenvolver e manter ligações com todas as instituições sobre a implementação do Plano de Acção Nacional dos Direitos Humanos ;
- Realizar e prestar apoio política da educação sobre os direitos de cidadania, dos direitos humanos, dos direitos da mulher e de criança;
- Monitorizar à implementação política dos direitos humanos no sector da justiça em cooperação com todas as instituições;
- Representar actividades da Direcção ao Ministério da Justiça sobre implementação, formação, seminários e divulgação relativamente ao assunto dos direitos de cidadania, igualdade de gênero tanto como direitos humanos.
- Participar e coordenar com o Departamento da Política Legislativa da DNAJL, segundo elaborar projectos legislativos directamente relacionadas, a implementar os direitos de cidadania, igualdade de gênero e de direitos humanos incluíndo direitos de criança.
- Apresentar pereceres, sobre matérias em relação a questão da implementação dos direitos de cidadania, igualdade de gênero e de direitos humanos;
- Exercer as demais competências que lhe sejam atribuídas por lei ou delegadas pelo Director Nacional.
Departamento de Relações Públicas, Documentação e Divulgação
1 – O Departamento de Relações Públicas, Documentação e Divulgação é o serviço responsável pela documentação, arquivo e divulgação de todos os materiais brochuras, panfletos, documentação e filmagem necessárias à divulgação e exposição de leis:
2 – Compete ao Departamento de Relações Públicas, Documentação e Divulgação:
2 – Compete ao Departamento de Relações Públicas, Documentação e Divulgação:
- Preparar o plano anual das actividades de divulgação de leis;
- Preparar todos os materiais necessários ao cumprimento do programa de divulgação de leis
- Elaborar a documentação relacionada com as actividades das Direcções e do Ministério para a respectiva publicação;
- Documentar e arquivar todas as actividades de divulgação de leis executadas;
- Organizar colectâneas de leis, em coordenação com o Departamento de Documentação Jurídica, Estatística e Informação da DNAJL;
- Reproduzir textos, formulários e impressos utilizados no Ministério da Justiça;
- Elaborar e apresentar relatório sobre a realização de cada divulgação;
- Proceder à divulgação de leis referentes aos direitos de cidadania, igualdade de género e direitos humanos, através dos meios de comunicação social e encontros comunitários;
- Apoiar a organização de seminários, simpósios, congressos ou outras actividades afins;
- Prestar informação às diversas Direcções no âmbito do Ministério da Justiça sobre actividades da DNDHC, quando solicitado;
- Estabelecer uma estreita cooperação com todas as instituições que se revelem importantes aos serviços da DNDHC , nomeadamente os meios de comunicação social;
- Elaborar a publicação do Boletim do Ministério da Justiça;
- Organizar e manter a documentação audiovisual no âmbito do Ministério da Justiça;
- Exercer as demais competências que lhe sejam atribuídas por lei ou delegadas pelo Director Nacional.
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