Nicolau Lobato
>> 20090831
"Jacarta, 31 Ago (Lusa) - Os restos mortais de Nicolau Lobato, herói da luta pela independência de Timor-Leste "foram enterrados em Timor", disse hoje à Lusa Francisco Lopes da Cruz, que à data da morte do guerrilheiro era vice-governador do território.Residente em Jacarta, Lopes da Cruz foi contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, e recordou que em 1978, quando Nicolau Lobato foi morto em combate, "estava a exercer a função de vice-governador em Timor. Pelo menos a notícia que chegou ate mim é que (Nicolau Lobato) foi enterrado, com todas as cerimónias militares".
Lopes da Cruz foi partidário da integração de Timor na Indonésia e trabalhou com os últimos cinco Presidentes indonésios, de quem foi sempre conselheiro e, a partir da presidência de Megawati Sukarnoputri, embaixador na Grécia, onde esteve entre 2000 e 2003, e depois, já com o actual chefe de Estado, Susilo Bambang Yudhoyono, embaixador em Portugal, entre 2005 e 2008." (LUSA)
Primeiro Comandante-em-Chefe das Falintil.
Foi morto em combate, a 31 de Dezembro de 1978
Resistir é Vencer!
2 comentários:
Sera que o FLC sabe tambem quem e que realmente limpou o sebo aos jornalistas australianos?
Ai, a gente ja sabe que ouve fanfarra com fogo pesado e tambem com todas as honras militares.
Ze da Labia
Todo este debate sobre o paradeiro dos restos mortais de Nicolau Lobato e outros herois da luta envolvendo a parte indonesia so esta a ser possivel por causa da politica do actual governo em relacao a Indonesia.
Ha quem nao consiga compreender esta politica mas e' a unica que nos vai permitir resolver algumas questoes de importancia nacional a curto prazo.
Quanto a justica para os crimes cometidos durante a invasao, e' bom lembrar que nao existem limitacoes de tempo para julgar crimes de guerra/contra a humanidade.
Independentemente das actuais politicas e acordos entre os dois paises, essa questao pode ser revisitada no futuro e penso que isso sera bem mais facil junto a uma Indonesia com uma democracia solida do que a Indonesia actual.
Enviar um comentário