Uma Aventura na Praia
>> 20100503
Apresento-vos o herói desta estória, Bernardo, um cão timorense:
- «Sim, chamo-me Bernardo e tenho quase 4 meses (dia 15 faço meses!).»
«Estou na praia.»
«Refastelado.»
«Trouxe a minha dona e ... a ti!»
«Refastelado.»
«Trouxe a minha dona e ... a ti!»
«A praia, o mar ... Hummm ... vou ... não vou ...»
«Ao ir para casa passei por uma praia do Algarve. Do Algarve??? Não, muito melhor! De Timor-Leste :-) -Sim, só aqui encontro as minhas amigas árvores que se dão, como eu, na água do mar! (Para beber, prefiro água doce, claro!).»
*****
Bernardo é um cão feliz. Em contrapartida, não se observam muitos cães como este em Timor. Há cães, obviamente, mas, na sua maioria, são magros, adoentados e vítimas de maus tratos - provavelmente inflingidos entre eles ... e por um osso! É certo que havendo fome entre o Homem, o cão poderá ser tomado como intruso sem direito a festas.
Diz-se que a carne de cão é adocicada mas felizmente, não comprovo. E sendo estes animais tão escanzelados, só mesmo para quem goste de ossos.
Não é frio o tom destas palavras! Tomara encontrar animais felizes ao lado de donos e companheiros humanos bem nutridos.
Timor está no caminho do desenvolvimento mas este, apresenta-se, ainda, incipiente no que diz respeito à alimentação, higiene/cuidados básicos e infra-estruturas relacionadas com a água, a electricidade e ... as estradas.
A juventude deste país e um passado recente cheio de marcas visíveis, mistura-se com as belas paisagens e com um estilo de vida, de alguns, na sua maioria ocidentais, admirável. Timor-Leste é um país de contrastes, nem sempre tão belos como as imagens que nos oferece.
Até logo!
3 comentários:
Que todos os "Bernardos" e respectivos donos possam proliferar e viver felizes num Timor Leste mais desenvolvido.
Uma festinha para ele.
Beijinho para ti, Margarida!:-))
Obrigada, Margarida! Bjinhos para ti!
Pois eh, verdade!
Enviar um comentário