Benfica subiu à montanha para homenagear Xanana
>> 20100517
O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, subiu hoje, domingo, a montanha onde o povo timorense resistiu heroicamente ao ocupante, para dar um abraço a Xanana Gusmão, "um adepto muito especial".
Em Maubisse, onde fazia uma reunião com a população para ouvir as preocupações locais e explicar o seu Plano Integrado de Desenvolvimento, o primeiro-ministro interrompeu e desceu da tribuna ao avistar Luís Filipe Vieira.
"Benfica, Benfica", clamou com a voz rouca ao microfone, arrancando uma salva de palmas aos muitos timorenses que estavam ali para o ouvir.
Xanana Gusmão apreciou o esforço da comitiva benfiquista em ir ao seu encontro e apresentou aos presentes Luís Filipe Vieira e Nuno Gomes. Depois passou o microfone ao presidente do Benfica.
"É uma emoção muito grande estar aqui ao pé deste Grande Homem e peço desculpa por interromper a vossa reunião, mas vindo a Timor tinha de estar perto de si", disse Luís Filipe Vieira.
O líder do clube "encarnado" falou ainda de uma histórica fotografia de Xanana com um símbolo do clube: "Recordo perfeitamente da célebre fotografia sua com o boné do Benfica, mas agora vai ficar com um boné do Benfica campeão. E porque é um campeão também trago-lhe o cachecol do Benfica campeão e já a camisola para a próxima época, com o nome de Xanana Gusmão".
Num gesto de simpatia e retribuição, o primeiro-ministro fez questão de autografar as cópias da "célebre fotografia com o boné do Benfica" que a comitiva trazia, prosseguindo com o discurso político à população.
Aos jornalistas, Xanana Gusmão disse que a vitória do Benfica no campeonato português de futebol lhe dá a esperança de os timorenses "também serem campeões em tudo o que fizerem".
Enquanto esperavam para ver o líder carismático timorense, as autoridades tradicionais de Maubisse ensaiavam as suas danças preparando a sua saída do recinto.
A representação benfiquista regressou a Díli, fazendo uma pausa na GNR, e, apesar do apertado programa, ainda conseguiu jogar uma partida de matraquilhos.
Luís Filipe Vieira e Nuno Gomes falaram da subida à montanha, mas sobretudo daquele encontro com Xanana Gusmão. "Tinha de ser eu a entregar-lhe aquele boné de campeão", comentou no final Luís Filipe Vieira.
Notícia e foto Daqui
E ainda, :
Foto: "A Bola"
A BOLA homenageou Xanana e Ramos Horta
Por José Manuel Delgado, em Timor-LesteDomingo foi dia de fazer justiça. De manhã, em Maubisse, Xanana Gusmão recebeu o emblema de ouro do nosso jornal. À noite, em Díli, foi Ramos Horta a merecer igual distinção.
Notícia completa
1 comentários:
"Xanana Gusmão e Ramos Horta são duas grandes figuras da história contemporânea, personagens incontornáveis da independência de Timor-Leste, ícones da luta pela liberdade que Portugal aprendeu a admirar."
Sem duvida!!
Mas neste momento deve haver quem se sinta ignorado.
:-)
Mas como eh isto possivel se alguns blogues por ai tem vindo a envidar grandes esforcos para nos fazer crer que a grande maioria dos portugueses veem Xanana como traidor?
Fomos todos enganados! Hahahaha.
Enviar um comentário