Autarquia apoia reconstrução de escola primária em Timor Leste – Oliveira de Azeméis

>> 20100528


A primeira escola reconstruída com os fundos da campanha «Do sonho…à realidade», promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis, foi inaugurada no distrito de Aileu, em Timor-Leste.

Esta foi a primeira escola pré-primária a ser restaurada utilizando os fundos angariados pela campanha solidária lançada em 2004 mas está já nos objectivos da Fundação Alola, que gere a implementação dos projectos da Fundação Xanana Gusmão, a reconstrução de uma segunda escola.

«Começámos agora a trabalhar na segunda fase deste projecto que será a reabilitação de uma escola em Díli»», afirma Kirsty Gusmão, presidente da Fundação Alola.

Kirsty Gusmão, esposa do primeiro-ministro de Timor-Leste, foi uma das figuras presentes na inauguração do novo equipamento onde agradeceu o «carinho» e «o grande apoio» da autarquia na reabilitação da escola Seloi-Kraik.

A campanha nacional de solidariedade «Timor: Do sonho…à realidade» foi lançada em 2004 pela Câmara de Oliveira de Azeméis com o objectivo de angariar verbas destinadas a apoiar a comunidade escolar e a promover a língua portuguesa.

No âmbito do apoio a Timor-Leste e da campanha, que envolveu o apoio da comunidade empresarial, Xanana Gusmão, então presidente da República de Timor-Leste, visitou por duas vezes o concelho de Oliveira de Azeméis.

A ultima deslocação, em 2006, envolveu contactos com algumas empresas com as quais foram assinados protocolos de cooperação para apoio à educação de crianças e recuperação de uma escola, além da oferta de livros.

Em 2009, Kirsty Gusmão esteve em Oliveira de Azeméis onde se congratulou com o projecto de intercâmbio «Laços de Amizade» destinado a ajudar as crianças de uma escola timorense.

A educação é uma das áreas prioritárias de intervenção da Fundação Alola, instituição que desenvolve ainda acções nas áreas da saúde materno-infantil, desenvolvimento económico e apoio jurídico.

No distrito de Aileu existiam, em 2009, 64 escolas primárias com 975 alunos, nove escolas pré-secundárias com sete mil alunos e quatro secundárias com mais de 15 mil estudantes. Ao sector, onde trabalham mais de 400 professores primários, foi afectado um orçamento de 380 mil euros.

 
DAQUI

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP