Timor - Sistema de irrigação de Bebui

>> 20100511





O Primeiro-Ministro, na passada sexta-feira, deslocou-se a Watulari para ver a construção do sistema de irrigação de Bebui, que canaliza água ao arrozal no suco de Uaitame e de Afalokai, sub-distrito de Watulari, distrito de Viqueque.

A população do suco de Matahoi, Waitame e Afailokai apresentou o seu protesto pelo facto de não cultivarem arroz, desde há dois anos, que resulta do não acabamento da reabilitação do sistema de irrigação.

Perante isto, o Primeiro-Ministro foi constatar in loco o referido projecto, percorrendo a irrigação desde o suco de Uaitame até ao suco de Afalokai. No mesmo dia, os representantes do povo no Parlamento Nacional (Comissão D e G) fizeram uma fiscalização ao projecto e concluíram que projecto não tinha qualidade.

Uma vez que o prazo de conclusão já havia sido ultrapassado, o Primeiro-Ministro e o Secretário de Estado da Agricultura e Arboricultura concederam, ao empresário da obra, mais um mês de tolerância para a conclusão do projecto, a partir do dia 1 de Maio até o dia 9 de Junho, altura em que regressará ao local para reabrir a irrigação e para que os agricultores possam voltar a trabalhar nas suas várzeas.

Durante esta visita, Kay Rala Xanana Gusmão, fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado da Agricultura e Arboricultura, Marcos da Cruz, pelo Secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, e pela comunidade dos sucos de Uaitame e de Afalokai.

Portal do Governo

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP