Pqueno excerto significativo (pode sempre ler na íntegra)

>> 20080903

Xanana Gusmão, Primeiro Ministro de Timor-Leste

"Jim Middleton:
O que o faz dizer aos seus críticos, dentro de Timor-Leste, que sugerem que, no seu orçamento actual, estejam gastando ou desperdiçando demasiado, penso que foi o que eles sugeririam, nas Despesas Corrente e não tanto com deviam no Investimento de Capital - 15 por cento, penso, ao contrário de 85 por cento.
Xanana Gusmão:
Aí é que está a diferença - Investimento de Capital em quê?
Jim Middleton:
Bem, em Educação, Saúde, Escolas?
Xanana Gusmão:
Bom, nós estamos a investir mais de $US2 milhão em bolsas de estudo, em recursos humanos. Isto nunca tinha acontecido. Isto nunca tinha acontecido.

E todos os anos iremos gastar mais e mais para preparar a nossa geração jovem, durante 10 a 15 anos, para assumirem o país. Por isso, não é verdade o que afirmam."
...

Jim Middleton:
Vamos a um aspecto final que são, naturalmente, os eventos traumáticos no início do ano com a tentativa de assassinato de José Ramos-Horta, e penso, também, de si próprio. Acha que o país foi capaz, nos meses subsequentes, capaz de pôr isto inteiramente para trás? Pensa que, agora, a ferida está fechada, que a estabilidade voltou? Pensa que as coisas, agora, são tão simples como isto?
Xanana Gusmão:
Sim. Só por um factor. Começámos a entender que o estado só pode tornar-se frágil quando as instituições do estado não colaboram entre si. Mas, se eles estiverem juntos nas grandes questões de interesse nacional, o estado não será frágil. O estado pode consolidar-se ano após ano. E é com base neste único factor que posso afirmar que sim.
Jim Middleton:
Primeiro-Ministro, foi um prazer conversar consigo.
Xanana Gusmão:
Obrigado."
*****
Publicado em: 28/08/2008 - Recebido por e-mail. Australian Network NewsHour with Jim Middleton (tradução livre de Lenalorosae). HYPERLINK referido "http://australianetwork.com/newshour/stories/s2348452.htm"http://australianetwork.com/newshour/stories/s2348452.htm

*****
Para ler a entrevista na íntegra clique nas imagens pequeninas s.f.f.


17 comentários:

Anónimo,  quarta-feira, 3 de setembro de 2008 às 00:29:00 WEST  

Boa Xanana! Tomara eu ter um Primeiro Ministro assim!

Bom trabalho LenaLorosae. Espero que as pessoas leiam na íntegra!

Abraço, por Timor

Anónimo,  quarta-feira, 3 de setembro de 2008 às 08:29:00 WEST  

Se a Woodside pensa que vai ser asim tao simples roubar o povo Timorense daquilo que sempre deveria ser seu de direito, pense outra vez.

Xanana Gusmao nao lutou a vida intera por Timor so para depois deixar que outros tao facilmente usurpem os Timorenses dos seus direitos.

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 02:47:00 WEST  

Não percebi quase nada da entrevista... ou estou candado, ou é da tradução, ou o xanana já não diz coisa com coisa.
Abraço de Coimbra

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 03:22:00 WEST  

O anónimo anterior que me perdoe a ironia mas... se não percebeu quase nada da entrevista como poderá supôr que está cansado? Ou que talvez seja da tradução que a coisa não se entende? Ou, quiçá, xanana já não diz coisa com coisa?

É que para se discernir a situação em que o anónimo está metido (devido a insuficientes capacidades de entendimento... claras), a única coisa que posso dizer é: há bastante gente que não entende Xanana ... em especial doutos senhoras e senhores de Coimbra. Catedráticos de renome, oa das palmadinhas nas costas... Já que manda abraço de Coimbra, cabe-me mandar-lhe abraço para Coimbra.

p.s.: se precisar da entrevista em braille é só dizer... mas aconselha-se a leitura ao pequeno-almoço, para abrir o dia... boa sorte da próxima vez...

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 03:28:00 WEST  

Ahhhh.... agora sim, já consegui perceber mais um bocadinho. O homem não diz mesmo coisa com coisa, é natural, a idade não perdoa.
Abraços de Coimbra

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 06:47:00 WEST  

Ehehehehe... parece que com a idade quem piora não e ele, eheheh.

Essa é mesmo uma avaria de outra parra. Mais para o lado do sr. Xavier e veja a quem ele e só ele se associou... O que a excelência não consegue é assumir que mesmo com a idade que tem, Xanana dá cartas. Que chatice.

Abraço para Coimbra mas não para o anónimo anterior que continuo sem perceber que palermice lhe deu para dizer que não percebe Xanana!? Só pode ser mesmo alguma avaria grave. Faz lembrar o amigo do merceiro...

Andam todos muito agitados e então elas nem se fala.

Continua Xanana, há muita gente que te está a entender perfeitamente... aliás sempre te entendeu, o que não percebem é até onde vão certos personagens... é deixá-los deslizar...

Libertada a Pátria, liberta-se agora o Povo!

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 06:52:00 WEST  

Emendo merceiro por merceeiro... a idade não perdoa, neste caso a "idade das teclas".

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 07:28:00 WEST  

Xavier do Amaral sim, é idoso, ninguém disse que não era... mas, há uma grande diferença que deve ser notada: ele não é primeiro ministro. Aqui é que está o busilis da questão!
Mais não vou dizer, apesar de ter observado muito descontentamento da última vez que estive em Timor. Mas quem é que se interessa por isso? Mais não digo, começa a ser perigoso emitir opinião.
Um abraço de Coimbra (para todos)

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 07:28:00 WEST  

Xavier do Amaral sim, é idoso, ninguém disse que não era... mas, há uma grande diferença que deve ser notada: ele não é primeiro ministro. Aqui é que está o busilis da questão!
Mais não vou dizer, apesar de ter observado muito descontentamento da última vez que estive em Timor. Mas quem é que se interessa por isso? Mais não digo, começa a ser perigoso emitir opinião.
Um abraço de Coimbra (para todos)

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 07:30:00 WEST  

Peço desculpa por ter enviado a mesma mensagem duas vezes. Foi sem querer.

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 07:31:00 WEST  

Exatamente anonimo das 6:46.

Ha pessoas que ou por falta de capacidades ou por nao querer, nao entendem Xanana.

Para esses basta rever o percurso de Xanana no comando da luta armada de libertacao nacional que concerteza compreenderao tudo e quem Xanana e'.

Xanana nao e' nenhum Rogerio Lobato ou Mari Alkatiri.

Kay Rala so ha um, Xanana e mais nenhum!

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 09:24:00 WEST  

Ehhhh pá! Vim ter a um blog de culto de personalidades, ou melhor adoração de Xanana. Ehhhhh acho que isto não é muito saudável. Limita as mentes, cuidado... mentes abertas aprendem mais!!!

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 10:12:00 WEST  

Será que o Umalulik nos pode dizer quem é esta peça?

É que deve ter uma mente muito aberta... pelo que diz. Qual terá sido a escola da peça? Era giro saber. E se começar aquele tremelique entre Amadora e Faro... está tudo dito...

Busilis atrás de busilis, convém lembrar que Mari foi PM saído duma Assembleia Constituinte. Por diversas vezes assisti a declarações de Ramos Horta e mesmo de Xanana, no exterior e nunca da boca deles ouvi palavras como as que Mari atira da boca para fora em relação aos seus rivais - Horta e Xanana... já nem falo de Carrascalão pois quando Mari deixou que elementos afectos à Fretilin gritassem "Morte a Mário Carrascalão" à saída de uma conferência, e em que estavam presentes os altos 2dignatários" do partido e nenhum, ninguém mexem uma palha para serenar as coisas... quanto a isso, mente aberta é que é preciso. Por acaso foi esse um dos pormenores que vos lixou...

O busilis está de facto em Mari e não no cargo de PM.

A minha mente tornou-se seriamente limitada, sabe porque? Exactamente pelo comportamento de Mari Alkatiri ao longo da sua governação e, usurpando-se por via de uma mudança sem eleições de AC para PN, ter criado as condições para silenciar Xanana... não pegou. Levaram por tabela. Sabe-se que Xanana nunca se cala.

Culto da personalidade foi o que vergonhosamente aconteceu no Congresso de Maio de 2006! Sabe de que partido? E saberá quantos braços se levantaram? Já agora falaram sobre a situação real da altura e na altura? Não! Nadinha... imagino a sua mente de tão aberta lhe escapou algo. É só um palpite.

Deixe-se de tentar tratar da saúde dos outros, talvez seja melhor tratar da sua pois nunca vi, aí sim, tamanho culto de personalidade como aquele de onde vem...

Xanana é outra histórica... não tem comparação alguma. Vai desgastar-se politicamente, é evidente que isso acontece a qualquer político que seja PM... mas há um pormenor relevante. Xanana venceu Mari sem ser tomado como totalitário (o inverso dos sonhos de Mari...) e Lu Olo levou uma valente "tareia" de Horta na segunda volta... embora na primeira Lasama já aparecia a grande velocidade... não sei não, em 2012, ou para o ano se quiserem... parece-me que a Queda vai ser maior. E aí lhe digo, é proporcional a mentes fechadas, que é o que aconteceu com aqueles que quiseram transformar a Fretilin no veículo dos interesses pessoais, meu caro.

Não é assim? Tá bem, deixe andar que mais tarde falamos...

E andam agora com mentes abertas???... eheheh essa agora é nova mesmo... mas são os mesmos...

Anónimo,  quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 16:42:00 WEST  

O culto da personalidade acontece no partido onde se dizia se Mari sair vai haver guerra, se Mari sair vai correr sangue, so Mari sabe governar, etc.

Quanto a Xanana nao e' questao de ele ser objecto de adoracao mas sim o de se saber que ele e' um dos muito pouquissimos que ja deu provas nos longos dos anos de resistencia de querer mesmo so o bem do povo e da nacao.

Mari? Foi o que se viu.

Anónimo,  sexta-feira, 5 de setembro de 2008 às 00:14:00 WEST  

Quero responder ao anónimo das 10:12

"... melhor tratar da sua pois nunca vi, aí sim, tamanho culto de personalidade como aquele de onde vem..."

Oh meu senhor, você sabe lá de onde é que eu venho!

Fique lá com a sua pérfida adoração a Xanana que isso a mim não me interessa.

Passe bem (boa saúde) eh eh eh

Anónimo,  sexta-feira, 5 de setembro de 2008 às 05:22:00 WEST  

Anabela 12.14,

desengane-se. Sabemos de onde vem, como se chama e o que diz.

Anónimo,  sexta-feira, 5 de setembro de 2008 às 15:35:00 WEST  

Aı sım?...

Sabemos bem de onde vem, e como se chama, dona Anabela?!

İsso cheira a ameaça mas nos por aquı nao temos nada a temer...

Talvez a dona Anabela venha de Lore ou Dılı, quem sabe...?

Agradecem-se comentarıos construtıvos, para todos fıcarmos a ganhar!

saudaçoes
(e agora dıga la que tambem sabe bem de onde eu venho... LOL

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP