Relatório da ONU destaca crescente presença feminina na política timorense

>> 20080919

"A crescente presença feminina na política timorense é destacada pelas Nações Unidas num relatório hoje divulgado que sublinha que as mulheres ocupam 30 por cento dos lugares no parlamento e lideram três dos nove ministérios.

"Hoje, as mulheres em Timor-Leste estão representadas em número significativo e ao mais alto nível nas tomadas de decisão políticas e cada vez mais a nível local: são perto de 30 por cento dos deputados, detêm três ministérios-chave - Justiça, Finanças e Solidariedade Social - e um número significativo de assentos nos conselhos municipais", refere o relatório da ONU sobre o progresso das mulheres no mundo.

O relatório lembra que 47 por cento dos votantes nas eleições legislativas timorenses de 2007 foram mulheres e que 20 dos 65 membros do parlamento que saíram desse escrutínio são do sexo feminino.

A representação numérica é ainda reforçada por "um forte empenhamento público na igualdade de género", refere o relatório, que aponta a existência de diversos organismos e entidades dedicados aos direitos das mulheres.

Uma comissão parlamentar dedicada à Igualdade de Género, Redução da Pobreza e Desenvolvimento Rural e Regional, uma secretária de Estado da Promoção da Igualdade e uma comissão para a Igualdade de Género dependentes do gabinete do primeiro-ministro são destacadas pela ONU. (...)" (Lisboa, 18 Set- Lusa)

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP