Actualidades... 15 de Setembro de...

>> 20080915

Não nos esqueceremos e muito menos faremos com que não se relembrem... pior ainda para os que não sabem, a esses convirá sempre informá-los. Só faltava agora aturar "especialistas" que digam o que se deve ou não fazer. Para essa carreira já demos (eu nunca dei...).

Com base no Jornal de Notícias (edição impressa), efemérides do dia, relevo especial para Timor-Leste... sempre! Para a ONU! Para Kofi Annan e sem margens para dúvidas, para o comandante Kay Rala Xanana Gusmão! E a TODOS/AS que por esse mundo fora se levantaram antes para que a ONU também os ouvisse.


A simbologia desta imagem, a calma da mão de Kofi Annan, o olhar... o punho cerrado de Xanana e a humildade que a sua pose transmite... cada um vê como quer... Cá para mim, esta decisão da ONU, já no "longínquo" dia 15 de Setembro de 1999, foi provavelmente das decisões que mais me agradou ver ser tomada por essa organização. Parece-me que muita gente a queria assim também. Não a repetir, relembrando-a, seria simplesmente esquecer também o dia 30 de Agosto desse mesmo ano - O Dia! Dia que seguramente pesou e muito para esse desfecho, pois a dimensão daqueles que queriam a Independência foi arrasadora... a ONU "só pecou" por não ter tomado as rédeas da segurança antes mesmo do Referendo! Mas acordos oblige... o certo é que a intervenção em Timor-Leste com a INTERFET foi das mais positivas na História da própria Organização, mas nesta altura o dia ainda não tinha chegado... não tardaria, a 20. Lá iremos... que seca... ;)

9 comentários:

Moriae segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 13:52:00 WEST  

Muito bem, António José!!!
Dia 20, cá estaremos :)

Abraço para ti e para Timor!

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 18:59:00 WEST  

Abraço para Coimbra e não só... "as grandes obras de saneamento começaram... em grande". Apercebi-me hoje que há muito boa gente por estas paragens que pensa que pertenço aos serviços secretos... eehehehehehehe sorry, não posso deixar de rir... dá jeito, portam-se melhor, devem ficar inibidos...

Quanto a dia 20, cara moriae... não dê muita seca às senhoras... mas deixe lá, não tarda vai-se é falar (ou repetir), ainda antes dessa data, sobre o dia 19... Veja se descobre algo sobre a matéria, digno de se "repetir" para quem sabe. Houve para aí uns personagens que andaram a dizer que o homem das "abóboras" (lol) andou na passeata esquecendo-se do Povo... ainda não percebi se se referiam a Mari Alkatiri... esse além, de muito viajado, esqueceu-se do Povo Timorense embora ele acredite que "o Povo é dele"... do partido histórico que está a ajudar a enterrar.

Mas vem aí a Mudança... ele é que, além de não a ver fez ouvidos de mercador... em 2001, 2002, 2004 e 2006, 2007. É muito ano a brincar aos mercadores, já para não se falar da obsessão que tem por eleições de 6 em 6 meses caso não vença... como foi o caso. Já para não se falar dos anos de diáspora. Um desentendimento curioso que rumava a uma auto-destruição da Resistência mas como a Resistência era lá dentro não havia problema para o exterior, que se lixasse o interior. Até que em 1987 os comandos passaram para dentro, o que levou a uma única estratégia, aí também, de mudança e resultados práticos e teóricos nunca alcançados! Tiveram de ir a reboque mais tarde, claro... E resultou, coisa que não estava a acontecer antes, pelo contrário, os timorenses continuavam a ser torturados e mortos, muitos pelos seus próprios colegas de partido. Tá mal, teve mal, duvido que tenha emenda pelo que se anuncia.

Até uma próxima oportunidade...

nota: esta história de se andar com o teclado "português" debaixo do braço é do melhor. Este serve para me defender... ui ui

Anónimo,  terça-feira, 16 de setembro de 2008 às 15:04:00 WEST  

O senhor Alkatiri nao so fez ouvidos de mercador como andou a alimentar uma serie de teorias de conspiracao sem qualquer fundamento para denegrir a imagem de Xanana Gusmao.

Uma dessas teorias foi a de que Reinado tera sido enganado a deslocar-se a casa do PR com a falsa ideia de que ia ter um encontro com Ramos-Horta.

O relatorio interno da ONU que esta disponibilizado na internet diz no seu ponto 17 que o tiroteio comecou com o alvejamento do jipe da F-FDTL que vinha de Metinaro a caminho de Dili.

Ora o facto de Alfredo Reinado ter atacado o jipe da F-FDTL sem qualquer provocacao deixa imediatamente claro que ele nao estava la para nenhuma reuniao com o PR. Alem disso, e de acordo com o testemunho dos seus proprios homens, Reinado desarmou o guarda presidencial logo a chegada o que e' tambem inconsistente com as acoes de alguem que estava la para um encontro. Os proprios homens de Alfredo disseram ter fica alarmados com essa acao de Reinado.

Isto deita por terra toda a teoria de que Reinado caiu numa armadilha desenhada por Xanana para o matar.

Moriae terça-feira, 16 de setembro de 2008 às 15:10:00 WEST  

Caro anónimo (Setembro 16, 2008 3:04 PM),

será possível indicar-nos qual a hiperligação onde poderemos ler o referido relatório?

Grata,
M.

Anónimo,  terça-feira, 16 de setembro de 2008 às 15:21:00 WEST  

Já agora, ao anónimo de Setembro 16, 2008 3:04 PM... pedia o favor de, se possível, nos dizer algo sobre aquelas "famosas" fotografias que Mari diz que tem, da suposta viatura em que Xanana seguia aquando do ataque de 11 de Fevereiro.

Quem foi que as fotografou? Seria curioso saber. É que fica sempre o bichinho da dúvida...

Será que foi colocado alguém especificamente para o efeito? Se sim, qual era o objectivo? Fotografar o evento (logo alguém saberia que ele iria acontecer... quem?). Sabe-se que o I Governo Constitucional fazia escutas telefónicas... embora a TT tenha dito que não tem material para tal coisa... (sic)

No meio de tanta "intriga", esta dúvida é mais que razoável.

Anónimo,  quinta-feira, 18 de setembro de 2008 às 01:32:00 WEST  

Nao foi o Mari Alkatiri quem denegriu o Xaxana. Ele auto-destruiu-se.
Bi-Metan

Anónimo,  quinta-feira, 18 de setembro de 2008 às 01:39:00 WEST  

A ver vamos quem foi que se auto-desrtruiu e quem denegriu quem!...

Não é por muito quererem uma coisa que ela acaba por se tornar verdade...

Tri-Metan

Anónimo,  quinta-feira, 18 de setembro de 2008 às 01:55:00 WEST  

Bi-Susar... Bi-Metan... tanto Bi...

É isso mesmo, Kay Rala Xanana Gusmão auto-destruiu-se e agora? Como vão as coisas?

Acreditam mesmo nisso ou é uma extrema necessidade em o tentarem destruir? Mais por aí.

Não dá, já sabem que essa matéria é complicada.

Contextualizando a questão dos BI's e seus derivados:

BI. s. fam. Irmã mais velha; mana. Cf. Biin ou bin

METAN. S. PRETO; NEGRO; indivíduo de pele escura.

METAN. adj. Preto; negro; escuro; de pele escura. Os leste-timorenses chamam metan aos habitantes do oeste da ilha. Em época de revolta chamam "ema laran metan" aos revoltosos e "ema laran mutin" aos povos fiéis.

(in Dicionário de Tétum - Português de Luís Costa - edi. Colibri)

Bi-Motor

Moriae quinta-feira, 18 de setembro de 2008 às 02:03:00 WEST  

A mim, preocupam-me as crianças com deficiência. Seja ela de que ordem for ... Lembrei-me disso por causa do bi-motor.

Gostava que antes das escolas superiores de música e artes Timor-Leste ... nem é preciso dizer mais ...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP