Presidente da República declara “Ataúro Livre de Analfabetismo”

>> 20091223



C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A


O Presidente da República declarou “Ataúro – Livre de Analfabetismo” perante milhares de Timorenses que assistiram à cerimónia realizada terça-feira neste sub-distrito de Díli, por ocasião do Dia do Educador.

O Dr. Ramos-Horta foi recebido em apoteose para entrega de diplomas a adultos graduados no programa trimestral ministrado pelos professores Cubanos responsáveis pela Campanha de Alfabetização em Timor-Leste.

“Parabéns aos diplomados” – declarou o Chefe de Estado perante centenas de pessoas que assistiram à cerimónia na Escola Primária Pública-1 Mru-Meta, em que marcaram presença o Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, e vários membros do Governo, o Vice-Presidente do Parlamento Nacional e Deputados, representantes do Corpo Diplomático, o Comandante-Geral da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e autarcas.

“A Nação agradece à equipa Timorense e Cubana”, adiantou o Dr. Ramos-Horta, que enalteceu “o esforço e o sacrifício” dos 36 elementos da Brigada de professores assessores da Campanha de Alfabetização a trabalhar com o apoio do Ministério da Educação de Timor-Leste para a formação de colegas locais.

“A alfabetização é uma causa nacional (…), uma obrigação moral do Estado, que deve providenciar todos os recursos possíveis para dar uma oportunidade aos adultos que não a tiveram”, afirmou o Prémio Nobel da Paz, acrescentando: “Espero que antes de 2012 Timor-Leste – como a Venezuela, a Bolívia ou a Nicarágua – também possa anunciar o fim do analfabetismo no país”.

O Dr. Ramos-Horta insistiu no importante papel complementar dos jornais, rádio e televisão para a alfabetização.

O Prémio Nobel da Paz lembrou: “Ataúro é um modelo de solidariedade desde o tempo dos Portugueses e durante a ocupação da Indonésia, nunca enveredou pela violência, nem mesmo durante a crise de 2006”.

O Dr. Ramos-Horta recebeu grandes aplausos ao revelar ter mantido conversações com o seu homólogo Indonésio, o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, para que Ataúro venha a ser uma “”ilha de comércio livre”.
Ao concluir, o Chefe de Estado pediu – em língua espanhola - para ser transmitido “el más profundo reconocimiento del Pueblo de Timor-Leste, por tanta solidaridad recibida, al Presidente Raúl Castro y al querido Comandante Fidel Castro”.

O Ministro da Educação, João Câncio de Freitas, frisou que Ataúro “é a primeira área livre de analfabetismo no País” e valorizou esta “mudança profunda na vida das pessoas, com grandes benefícios para toda a população”.

“Em Ataúro a campanha abrangeu 2.005 educandos e esperamos poder anunciar também a erradicação do analfabetismo em Oecussi, em 2010”, disse o Ministro da Educação, recordando estar adstrita para este fim uma verba de 4,5 milhões de dólares norte-americanos aprovada pelo Parlamento Nacional.

“O objectivo é erradicar o analfabetismo em Timor-Leste até 2012, com o apoio da Brigada Cubana, das igrejas Católica e Protestante, e das organizações não-governamentais (ONG) no terreno”, concluiu.

O Embaixador de Cuba em Timor-Leste, Ramón Hernández Vázquez, salientou o papel dos professores assessores da Campanha de Alfabetização colocados nos 13 distritos de Timor-Leste e agradeceu a plena colaboração dos líderes tradicionais, chefes de aldeia e de suco (conjuntos de aldeias) para o sucesso do programa “SIM EU POSSO (LOS, HÁU MOS BELE)”.

O êxito do método Cubano é tal, porque realmente ensina a ler e a escrever em apenas 12 semanas, que está implantado em 29 países, indicou.

Com um saldo de 43.000 alfabetizados até à data, o diplomata Cubano terminou com o desejo de que em 2010 esteja erradicada a iliteracia em metade da população Timorense ainda analfabeta.

CPR.23.DEZ-09

2 comentários:

Nuno Arroba quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 às 22:12:00 WET  

Gostava de saber a opinião dos professores portugueses e também de ouvir ou ver resultados destes números e factos miracoliantes.

12 semanas??? Tá bem ...

Anónimo,  quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 às 19:43:00 WET  

Parabéns pelo feito!
Alfredo
Br

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP