E quem vai visitar as “Bonecas de Ataúro”???

>> 20090204

Imagem daqui

Empreendedorismo social Leste-timorense

"No próximo dia 6 de Fevereiro, (pelas 12:00) a Embaixada da República Democrática de Timor-Leste, representada pelo Encarregado de Negócios, Antonito de Araújo e pelo responsável da Divisão de Cultura, José Amaral, estará presente na Feira Concepta, na Exponor, do Porto para a exposição de estreia sobre as “Bonecas de Ataúro”.

Recorda-se que as Bonecas de Ataúro contam com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Timor-Leste, foram premiadas pela UNICEF e constituem o primeiro produto certificado de Timor-Leste enquanto País independente.

As Bonecas de Ataúro têm origem no grupo com o mesmo nome que está alojado na ilha de Ataúro, em Timor-Leste e trata-se de uma iniciativa de empreendedorismo social, que levou um grupo de mulheres a criar uma oficina de artesanato, onde são desenvolvidas peças originais e criativas. As artesãs trabalham em pano e bordados, criando não só bonecas, mas bolsas e toalhas. Entre vários outros produtos contam-se com trabalhos elaborados com materiais ecológicos como é exemplo a concepção de Biojóias. Segundo a preocupação do grupo, passa pela adopção de métodos que permitam melhorar os seus processos de trabalho e aprendizagem para a inovação e geração de maior riqueza para a comunidade onde estão inseridas.

As Bonecas de Ataúro são tecidas por mulheres e destinada às crianças formando uma teia de pontos e abraços que se estende de Ataúro a todos os distritos e além-mar, do horizonte timorense.

O presente grupo conta com o apoio do padre Luís Fornasier, Piera Zurcher e um grupo reduzido de mulheres num pequeno espaço da Missão Católica de Ataúro. A construção da Oficina-Museu das Bonecas de Ataúro foi em parceria com o Centro Cultural Português do Instituto Camões."

Fonte: Embaixada da República Democrática de Timor-Leste via «PRAVDA.Ru».


2 comentários:

Anónimo,  quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 às 11:27:00 WET  

(Carta do boneco do farol as manas de Atauro, presentemente no Porto,na situacao de licenca graciosa, depois de um arduo de trabalho)

Queridas manas!

Tenho o coracao despedacado, pois suas maganas, foram-se embora,para Portugal sem me darem cavaco.Ate me chegou ao conhecimento que estao a comer "tripas a moda do Porto" e, eu aqui no farol, todo alagado ate ao mexilao, a comer "batar dan" e "modo fila" com peixe seco da vossa vila.
E eu que sempre fui um defensor acerrimo das manas, e as protegi quando era o boneco-mor ca do burgo.Espero que a Santa Barbara
vos ensurdeca com a ajuda da claque portista, pois eu sendo adepto do Sporting Clube de Timor,partiria o coco a rir.
Quero-vos dizer que comprei 200mil bufalos, para virem a Dili, no fim do mes, para juntos, neste ano do bufalo, possamos erguer os cornos,
democraticamente, ao contrario do que se pasa no Campo Pequeno, numa garraiada, com muito expectativa e um bocado demorada, pois os bufalos tiveram de ter os cornos encerados. Convidei o PRM, o Rosa, Barbedo, Verissimo e Motta para fazerem parte do grupo de forcados
do Matadouro.Se virem o Pinocrates
dem-lhe um apertao nas bochechas a esse malandrao.Digam-lhe que os bonecos de Timor esperam a sua visita.
E esta carta ja vai longa, tenho de ir fechar o portao da garagem, cantar o foho ramelau em unissomo e limpar um bom tintol do monte da
Francisca, enviado pelo Verissmio,por especial favor do
Antonio Verdadeiro.

PS:(Quanto voltarem acertaremos contas suas desmioladas)

Um rolo de la de beijos

Boneco do Farol

(Ze da Labia, tradutor)

Stuck @ Zero terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 às 03:43:00 WET  

Uau Ze da Labia, estás mesmo inspirado! :D

Peço desculpa, em nome das Bonecas no feminimo, por não te termos dado cavaco... Foi tudo muito repentino!

Mas fico contente que tenhas adoptado esta causa: há que manter o burburinho, porque as Bonecas são MESMO de valor inegável no panorama actual de um Timor que se reconstrói.

Abraço

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP