Pequeno aparte ...

>> 20080730

Introdução:

De vez em quando, a 'malta' vai ler os blogues onde se fala sobre Timor-Leste. Assim foi e descobrimos umas afirmações muito interessantes ...
Recuso-me a transcrever os 'ditos' - até porque são extensos - mas ... colocamos imagens, em tamanho pequenino dos comentários dos anónimos Loromatan Leno, 30 de Julho de 2008 22:57 e Loromatan Leno 2, 30 de Julho de 2008 23:15 .
Nota:
Esta informação não foi por nós comprovada, limitamo-nos a informar sobre algo que se diz pela blogosfera lusa.
Fonte:
Metodologia (já não se aplica [nota do dia 3 de Agosto]):
Basta clicar em cada imagem (são 7) para ampliar (ou então visitem a fonte original).
Imagens: Print Screen de antigas 'fotografias do ecrã' (Print Screen) de comentários no blogue Timor Lorosae Nação na seguinte hiperligação: http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2008/07/o-que-ramos-horta-no-disse-dizendo.html que mostrámos por aqui.
*****
ADENDA (2 de Agosto, 20:52)
Se alguém se sentir incomodado com este post, faça o favor de nos contactar. Estamos longe de pretender difamar quem quer que seja.

Nota: Já fomos contactados por pessoas que se mostraram ofendidas ... daí termos retirado os seus nomes deste post. Quanto às imagens e hiperligações, lamento mas ... no blogue TIMOR LOROSAE NAÇÃO e durante meses foi possível lerem-se insultos, acusações etc a Xanana e outras pessoas ... Fomos poucos os que levantaram a voz contra esse tipo de atitude ... Foi chocante ler tanta acusação e nos moldes em que era feita!!!
Considero que discordar e discutir é salutar mas denegrir ... Enfim ...
Por estas razões, não vejo qualquer problema em preservar, para memória futura, parte do que lá se leu por pior que soe. Se as pessoas se preocuparem em desmentir, estão à vontade para o fazer em comentário publicamente ou onde quiserem.
Quanto a factos, nós (eu pelo menos) sabemos lá se é verdade ou não ... Eu preferiria que fosse mentira ...

ADENDA (3 de Agosto, 9:21)



Imagens: 'fotografias do ecrã' (Print Screen) de comentários no blogue Timor Lorosae Nação na seguinte hiperligação: http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2008/07/o-que-ramos-horta-no-disse-dizendo.html alteradas por nós para não mostrar nomes de pessoas que se sentiram incomodadas. Há também um ponto de interrogação a mais ...
ADENDA 4 (3 de Agosto, 22:57):
Nota: Aquilo que aqui se publicou está em outros locais ... como e.g. o post Será este o comentário que obrigou o fecho de Timor Lorosae Nação? do blog O Eça.

20 comentários:

Anónimo,  quinta-feira, 31 de julho de 2008 às 00:50:00 WEST  

Pois e'. Eu lembro perfeitamente como se fosse ontem de ver o Veladas e os seus camaradas em 2005 por altura das demonstracoes da Igreja muito atarefados a redigir os artigos venenosos contra a Igreja e membros do clero que depois eram publicados nesse jornal deles.

Mas de entre todos os jornais em Timor esse era o que menos saida tinha. Nem os vendedores de jornais o queriam por causa disso. Nao lhes fazia render o tempo que gastavam a tentar vende-lo.

O jornal era todo governo da Fretilin e haviam edicoes que chegavam ao ridiculo de ter fotos do Mari Alkatiri em quase todas as paginas a acompanhar os artigos que escreviam louvando os alegados feitos do homem.

Anónimo,  quinta-feira, 31 de julho de 2008 às 17:32:00 WEST  

Os 'fabricantes de blogues' pró-Fretilin fecharam o blogue Timor Losae Nação. Fiquei surpreendido deste fecho repentino.

Penso eu que o comentarista que identificou aqueles que assumem nomes como margarida & companhia lda deve ter acertado na mouche.

E assim os meus caros apoiantes de Mari Alkatiri levantaram a tenda e fugiram.

O Timor Online está neste momento ofline!

Deve estar a faltar alguma coisa com esta gente.

Anónimo,  sábado, 2 de agosto de 2008 às 22:20:00 WEST  

Agora até defendem quem preconizou o abate do XG um mês depois do ataque contra o Horta! Incrível!!!!!!!!

Anónimo,  sábado, 2 de agosto de 2008 às 23:23:00 WEST  

Fizeram bem em "retirar" os 'Nomes' das etiquetas do Post.

Assim, já ninguem se pode queixar...

O que lá está, nesse post, é pura e simplesmente, um 'facsimile' do que apareceu num outro Blog que, aliás, até é conotado com a Fretilin Maputo...

Mesmo que eles tenham recuado e retirado os comentários, fica aqui o registo.
Para a historia duma Crise que, um dia, não deixará de ser feita...

Parabéns pela vossa coragem!

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 00:03:00 WEST  

Sou apologista de que se devem levar as coisas às últimas consequências. Já chega de porcaria.

Espero que alguém se queixe pode ser que assim se tomem medidas para de uma vez por todas se desmascarar esse blog e outros que fizeram parte da conspiração política para a desestabilização de Timor-Leste. Lá nisso e em termos de opinião pública, sobretudo portuguesa, esses dois blogs são coniventes.

Basta lê-los.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 01:04:00 WEST  

Parabens este lindo blog "UMA LULIK" Vou sempre visitar-vos, pois sao pessoas de bem e tudo fazem para que Timor caminhe no percursso de Paz, Desenvolvimento e Democracia.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 10:01:00 WEST  

Será que li bem? Será que não publicam palavrões medonhos como "parvalhões" mas publicam incentivos de abate ao XG? Vocês são de facto criaturas muito estranhas.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 12:06:00 WEST  

E se alguém fizesse a vocês o que vocês fizeram a outros, gostariam?

Isto é se alguém pegasse nesse comentário (do anónimo de Agosto 01, 2008 4:26 AM) que preconiza o abate do XG e o imputassem a vocês, tal como vocês imputaram ao TLN (um comentário de um anónimo) presumo que não se importariam.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 12:25:00 WEST  

Anónimo das 10:01 AM:

Estará a delirar quando se refere a publicarmos "incentivos de abate ao XG?"? Francamente ... não nos confunda ...

Aliás, nem percebo de onde vem essa ideia.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 12:30:00 WEST  

Anónimo das 12:06 PM

dificilmente nos fariam uma coisa dessas no entanto das duas uma, ou me ria às gargalhadas ou pedia explicações ao blogue 'fonte' (têm acesso aos IP's de quem lá colocou aquilo etc).

Assim, temos isto aqui e qdo algum dos intervenientes se sente mal diz e nós agimos do melhor modo.
A verdade é que queremos saber quem são os covardes que estão por trás do TLN e do personagem Margarida porque nos fartamos de ler insultos a X. e outros.

E porque é que o TLN não iliba estas pessoas? Mas agora as pessoas desse blogue deixaram passar os comentários no seu espaço e depois descartam-se??? Não lhes ficava mal alguma ombridade ... mas já se viu que é coisa que não abunda pelo TLN.


Essa do preconizar o abate deve ser engano seu ... não sei do que fala.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 12:39:00 WEST  

Nao retiraram os nomes todos, ainda ficaram la dois, no fundo da pagina...

Ja agora, deveriam tirar todos, por uma questao de coerencia...

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 12:41:00 WEST  

Qual página?
Agradecida ...

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 13:49:00 WEST  

Agora invoca analfabetismo funcional, diz que não percebe onde está o incentivo ao abate do XG. Percebe-se que de facto não abunda a inteligência. Inteligência e honestidades são mesmo inexistentes nestas estranhas criaturas.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 13:53:00 WEST  

Só quero dizer uma coisa ou várias e até diria muitas mais. É só quererem...

Gostava antes de mais de lembrar às pessoas que conheci por alturas do Setembro negro de 1999 (portugueses) e consequências adjacentes, tangentes e intrínsecas... e que claramente andam por aqui faz bastante tempo, notando-se agora com uma maior evidência devido ao terem sido lançadas anonimamente na net acusações graves e que me chocam, espero que me percebam. Se não percebem também está bem, tudo se confirma.

Quem me conheceu, sabe como sou. Não mudo de casaca; não duvidei nunca que Xanana Gusmão estava cheio de razão para ter usado a estratégia que usou nos finais dos anos 80... a estratégia durante a sua prisão e a estratégia que segue como chefe de governo agora em funções! Dito isto, papaias. Se os que tem à volta são isto e aquilo, os que estão à volta não são ele, são outras pessoas apenas.

Quem se dignou durante estes dois últimos anos a condenar a patranha que estava em marcha contra Xanana Gusmão?

Poucos... nenhum do TimorOnline... nenhum do Timorlorosaenacao, certo? Para não se falar em mais satélites...

Pelo contrário, estes blogs, sobejamente conhecidos, tudo fizeram e fazem para tentarem enterrar Xanana, há dúvidas quanto a isto? Quem as tem que leia esses blogs e cruze com a pouca informação que contradiz a máquina de propaganda da Fretilin em que se tornaram esses dois blogs. Aos que ainda se colocam dúvidas na cabeça, convém então rever a sua capacidade de análise do que neles se escreve - o histórico existe.

Quanto ao que ouvi da boca de pessoas que conheço pessoalmente (dos nomes referidos, 3 conheço ou melhor conhecia... pois até nem conheço como devia... mas ainda bem, assim fico de cabeça mais livre!) que Xanana estaria por detrás das manobras... por favor gente, deixem-se de histórias. As manobras vão avançando e vendo-se cada vez mais claro do que se trata e de onde vêm... não atirem água para fora do vosso capote, já não dá.

Onde estiveram essas pessoas que agora se dizem ver preocupadas? Não me cabe a mim fazer julgamentos. Apenas vou lendo o que se escreve e não dá para ficar indiferente. É aberrante. Aquilo que escrevo, defendo-o em qualquer posição ou onde seja chamado.

Não vi nem encontro nenhuma posição dessas mesmas pessoas escrita ou tomada... NADA - ZERO! Ora perante os recentes arrufos, uns dizem que já a coisa soa a difamação. Mas que andaram a fazer durante este tempo?

Desculpem lá, calaram os posicionamentos que tendiam a pressionar um certo sector em Timor-Leste, certo? O silêncio sendo de ouro não significa imparcialidade, certo?

Aquilo que se viu foi bem o contrário. Assistiu-se inclusivé, em grupos de apoio a Timor, "ao tenha respeitinho por Mari Alkatiri"... ENTÃO E O RESPEITINHO POR XANANA GUSMÃO? Esse já não contava? E essas palavras eram ditas por quem?

Mas pensam que lá porque têm poder conseguem fazer com que os outros se calem? A minha luta nunca foi por cores políticas, em relação a Timor-Leste ou ao que quer que seja, lamento que aqueles que pensam levar-me com paninhos quentes levem a água ao seu moínho. Meus caros, com vocês estou é desiludido, é tudo.

Nunca recebi o mais pequeno mail desde que uma série de gente séria foi trabalhar para Timor-Leste. Não tinha de receber. Pelos vistos ainda bem que não recebi. Mas porque seria?

Não vai ser agora que mudarei de opinião, muito pelo contrário, tudo isto cheira muito mal.

Quanto ao pormenor referido por uma pessoa de ainda restarem dois nomes?! Só uma dica... anafadamente há uma pesquisa sistemática na net de um dos nomes que foi citado anonimamente e o nome "************** malai Azul"... porquê? Tem a sua piada.

Basta ir aos arquivos dos diferentes meios (se falharem na pesquisa, peçam infos a quem de direito... se ainda assim falhar alguma coisa... peçam aos serviços secretos!) está tudo lá, para quem se interessa por Timor. Mas ainda há sempre a possibilidade dos PDF's meticulosamente guardados.

Espero sinceramente que resolvam esta questão. Sabem perfeitamente os IP's e o rastreamento é elevado, força.

Eu desejo ansiosamente que as autoridades competentes levem isto às últimas consequências. É vergonhoso o que se passou e está a passar.

Disso podem vocês ter a certeza que tenho a certeza de que assim é - VERGONHOSO!

Compreendo perfeitamente a pressão que está a ser exercida sobre os diversos autores do Umalulik. Os nomes deviam sim ser retirados mas os nomes daqueles que o manifestam clara e inequivocamente. Aproveitem e peçam aos senhores operacionais e senhoras para fazerem de igual modo nos seus dois blogs de "eleição"... não dá pois não? A gente sabe.

Só assim haverá "reconciliação". Da minha parte considero a gravidade do que anonimamente apareceu no TLN acusando pessoas, tão grave quanto aquilo que o próprio Timorlorosaenacao diz de muita gente; do que o Timoronline fez igualmente e de outros locais que o que têm feito é propaganda... pelo que esses também deviam colocar a mão na consciência e agirem em consonância. Ou acham que só uns terão de ceder?

Estiveram anos a agredir... meus caros. Já pensaram nisso?

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 14:09:00 WEST  

Ao comentário de Agosto 03, 2008 12:39 PM

Por uma questão de coerência?

Não cegue cara amiga, foi sempre isso que pretenderam... cegar. Como se sabe.

Gostaria que isto fosse levado às últimas consequências e certamente saberá que as consequências trarão mais luz ao processo. Não receie isso.

Ou que dirá daqui a algum tempo? Que afinal... pois... também... somos todos coerentes com a incoerência?

Eu não pertenço a esse estar. Timor-Leste e o seu povo sofre com as jogadas desta gente... sabe disso perfeitamente.

Não se preocuparam com aquilo que estava a ser montado contra Xanana Gusmão, o único que fez frente a estes cavernosos e ainda não lhe deram sequer o benefício da dúvida, por favorzinho, tenha dó.

Olhe o texto de 22 de Junho de 2006... já lá estavam as referências aos operacionais do mundo virtual e tudo aquilo que ele escreve pode ser lido por quem queira, certo?

Concluindo: não confio nestas pessoas!

Como será livre de pensar e dizer o que bem entender qualquer outra pessoa sobre mim.

Lamento que as coisas tenham chegado ao ponto que chegaram mas se virem bem, de quem será a culpa?

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 17:12:00 WEST  

Andam a censurar comentários e têm o topete de criticar os outros? Hipócritas. E reparem chamar-vos hipócritas não é nenhum insulto é a descrição fiel de vocês. Hipócritas.

Anónimo,  domingo, 3 de agosto de 2008 às 22:47:00 WEST  

"Alkatiri às compras em Lisboa!
Ontem, o ex-PM timorense, Mari Alkatiri, esteve a passear por algumas lojas da maior superfície comercial coberta de Lisboa na companhia da embaixadora Pascoela Barreto entre outros."

http://sebasgut.blogspot.com/2008/08/alkatiri-s-compras-em-lisboa.html

Anónimo,  terça-feira, 5 de agosto de 2008 às 02:44:00 WEST  

E uma tal Margarida Castro, alguém já ouviu falar??? Bem situada ... sem levantar ondas nem pro de nada nem nada mas na mesma ... levando a sua areia, água ....

É giro ... mas tem fim. Não é como o 'universo'.

Força, Uma Lulik

Anónimo,  terça-feira, 5 de agosto de 2008 às 22:34:00 WEST  

"Cara Maria,

democraticamente, decidiu-se não retirar o referido post. Os nomes, saíram do contexto que ofendeu e neste momento - por causa deste seu mail, até nem estão no post.
Imagens e hiperligações mantemos ...
Maria, porque não responde no Timor Lorosae Nação ou na nossa caixa de comentários? Contra a sua palavra dificilmente alguém se insurgirá ... E se como nós considera injustas muitas das acusações feitas a tantas pessoas no TLN então estará a contribuir para uma blogosfera mais 'limpa' e menos ofensiva.

cumprimentos,
UL (Uma Lulik)"

Anónimo,  terça-feira, 2 de setembro de 2008 às 23:39:00 WEST  

http://pt.globalvoicesonline.org/2008/01/28/timor-leste-sobre-a-morte-de-suharto/#comment-1963

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP