7ª Cimeira da CPLP - Portugal assume presidência de dois anos
>> 20080724
A língua portuguesa como tema central
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito Estados que integram a CPLP reúnem-se hoje em Lisboa para preparar a cimeira de sexta-feira, que tem como tema a afirmação da Língua Portuguesa na cena internacional.
A promoção do português
Em relação à presidência portuguesa, Luís Amado, numa entrevista à Agência Lusa, indicou que vai incidir no objectivo "essencial" da organização, a promoção do Português, algo que, disse, "foi descurado" nos 12 anos de vida da comunidade.
"O que Portugal pretende é dar um novo impulso e uma maior dinâmica para atingir os objectivos importantes que estão traçados para os próximos dois anos", sublinhou Amado, lembrando que, para tal, foi criado um Fundo para a Promoção e Valorização da Língua Portuguesa, com um montante de 30 milhões de euros e aberto a contribuições de outros países.
Na cimeira, estarão presentes seis chefes de Estado - Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Pedro Pires (Cabo Verde), João Bernardo "Nino" Vieira (Guiné-Bissau), Aníbal Cavaco Silva (Portugal), Fradique de Menezes (São Tomé e Príncipe) e José Ramos-Horta (Timor-Leste) - e os primeiros-ministros de Angola (Fernando Dias dos Santos Piedade "Nandó") e de Moçambique (Luísa Diogo).
0 comentários:
Enviar um comentário