Depois de 35 anos, Carnaval retorna às ruas de Timor-Leste

>> 20090221


Após 35 anos, o Carnaval retornou às ruas de Díli, capital do Timor Leste, com a promessa de "animar a Ásia" e exportar alegria como cartaz turístico.Um desfile carnavalesco passou pela marginal de Díli, entre o Ministério das Relações Exteriores e o Palácio do Governo.

O desfile acabou diante do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, com uma banda brasileira vinda da Austrália tocando ao vivo em cima de um caminhão, com uma gravação da cantora Ivete Sangalo.

Foi um cortejo molhado pelas chuvas da monção timorense, mas o espírito, resumido na faixa que abria o desfile, era "viver a alegria e celebrar a liberdade".

Os festejos do Carnaval de Díli integram as comemorações do décimo aniversário do referendo pela independência do Timor Leste, realizado em Agosto de 1999.

"Vamos animar a Ásia", afirmou o vice-premiê, José Luís Guterres, enquanto esperava a chegada do cortejo no Palácio do Governo.

Em declarações à Agência Lusa, Guterres lembrou o "tempo de diversão" que era o Carnaval na época colonial portuguesa.

...

"Queremos reviver esses tempos e fazer com que o Timor não seja só lembrado pelos recentes conflitos, mas também pela alegria", acrescentou."Também queremos que se saiba na Ásia e no mundo que há uma tradição antiga, que não creio que exista muito na região. O objetivo é também que as pessoas da Ásia que não podem ir ao Brasil venham aqui o Timor Leste, a um mini-Carnaval ao estilo brasileiro", explicou ainda José Luís Guterres.

...

O ministro do Comércio, Turismo e Indústria, Gil Alves, foi quem teve a ideia de reintroduzir o Carnaval.

"No íntimo, é alegria e gozo. E o povo precisa disso" explicou o ministro, falando dos planos para desenvolver o Carnaval de Díli como cartaz turístico internacional.

Sem incidentes e com centenas de participantes, das escolas aos grupos de artes marciais, o Carnaval de Díli deu um ar brasileiro à capital timorense, com a mensagem resumida por José Luís Guterres: "Adeus ao conflito, olá alegria".

Artigo completo AQUI

5 comentários:

Anónimo,  domingo, 22 de fevereiro de 2009 às 03:07:00 WET  

Com tanto "bobo da festa", na oposicao, realmente e uma ideia genial.

Ze carola!

Anónimo,  segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009 às 09:00:00 WET  

Ai Jesus que vem ai mais uma invasao de brasileiradas!!! Esperemos que as culturas timorenses sobrevivam ao Carnaval abrasileirado!!

;-)

MG

(Desculpe, mas nao resisti!)

Anónimo,  terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 às 22:19:00 WET  

Seja bem vindo a timor leste o multi culturalismo.Parabens timorenses por saberem demonstrar ao mundo o vosso talento artistico e imaginario.A festa do carnaval e festa da cultura dos povos,por isso,forsa pra frente!

Margarida Azevedo terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 às 22:22:00 WET  

Parabéns timorenses, mais uma vez e sempre, esperamos.
Abraço solidário,
M.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP