"Timor é bom mercado para a Madeira"
>> 20091215
Timor-Leste é um potencial mercado para os investidores madeirenses. A mensagem é da embaixadora Natália Carrascalão.
A ex-deputada do PSD acredita que é possível reforçar ainda mais as relações de amizade e institucionais entre Portugal e o seu País e dá como exemplo as ligações linguísticas.
Natália Carrascalão esteve, ontem, na Madeira, numa visita particular que considerou ser uma forma de agradecimento a todos quantos cooperaram com o seu País. Depois da Madeira, a timorense quer conhecer os Açores.
No Funchal, a embaixadora extraordinária plenipotenciária da República Democrática de Timor-Leste em Portugal mostrou-se bastante satisfeita com a reedição do livro 'Gentio de Timor', da autoria de Armando Pinto Correia, um capitão natural do Estreito de Câmara de Lobos que foi administrador do distrito de Baucau, entre 1928 a 1934. "Trata-se de um livro muito importante para a cultura de Timor", referiu a diplomata.
De acordo com Natália Carrascalão existem pelo menos três timorenses com residência fixa na Madeira, um deles teve a oportunidade de se encontrar com a embaixadora durante esta visita à Região.
Visivelmente bem-disposta, a diplomata enalteceu a hospitalidade dos madeirenses e lembrou que o mercado timorense é uma boa oportunidade para os investidores locais.
"Há condições para os investidores da Madeira investirem num país com mão-de-obra bastante competitiva, onde está tudo por fazer", afirmou Natália Carrascalão, desafiando os madeirenses a se candidatarem aos concursos públicos internacionais.
Para além das obras públicas, o património linguístico é outra das grandes apostas de Timor-Leste que adoptou o português como língua mãe. O país vai continuar a recrutar professores e os portugueses, diz Natália Carrascalão, serão bem recebidos.
Apesar de particular, a deslocação de Natália Carrascalão não excluiu as autoridades regionais. Durante a tarde, a embaixadora foi uma das várias recebida pelo presidente da Assembleia Regional. Ontem, Miguel Mendonça recebeu também o director do SIS.(Patrícia Gaspar | 15-12-2009 | DNOTICIAS.PT)
0 comentários:
Enviar um comentário