Universidade do Minho e Timor-Leste estabelecem parcerias de cooperação
>> 20100416
Universidade do Minho e Timor-Leste estabelecem parcerias de cooperação
in Diário do Minho
por Rita Cunha / 15 Abril 2010
in Diário do Minho
por Rita Cunha / 15 Abril 2010
No âmbito das áreas do ensino e da investigação
Um dos projectos abordado foi a colaboração da UM na elaboração dos curricula de todo o ensino básico, secundário e pré-universitário de Timor-Leste.
«Tendo nós a lei de base da educação aprovada desde 2008, estamos hoje a implementar o ensino obrigatório de nove anos de escolaridade», explicou, a propósito, João Câncio Freitas, ambicionando uma maior cooperação também no ensino a partir da licenciatura, do mestrado e do doutoramento.
Outros projectos abarcam a formação e capacitação da Universidade Nacional, havendo estudantes de Timor-Leste que têm a oportunidade de estudar na do Minho. Esta cooperação estende-se ainda à área da investigação científica, o que, para o ministro da Educação, beneficiará não só o seu povo mas também a própria Ciência.
O reitor da UM, António Cunha, sublinhou a importância deste projecto na definição dos curricula do ensino de Timor-Leste, bem como as boas relações existentes entre as instituições, uma vez que «a presença de alunos timorenses em Portugal e na UM é já significativa ao nível dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento».
O responsável considerou ainda «interessante» a vontade da Universidade Nacional de Timor-Leste se querer afirmar na área da investigação através da criação de centros.
«Certamente que iremos participar nesse processo em colaboração com outras universidades portuguesas», garantiu António Cunha, frisando que a perspectiva é «animadora» por tudo aquilo que já foi feito e pelas relações que existem entre os docentes dos dois estabelecimentos de ensino superior.
Responsáveis estreitaram as relações já existentes entre as universidades.
0 comentários:
Enviar um comentário