Em Tetun e dedicado aos amigos Timorenses em Portugal

>> 20100414

Xanana Gusmão acusa Zacarias: Tu és culpado

Hoje, quarta-feira dia 14 de Abril, no Conselho de Ministros, o primeiro assunto foi o problema de Zacarias da Costa que assume o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Após semanas de especulação dos média, o Conselho de Ministros convidou os media para marcarem a sua presença na sessão do Conselho de Ministros lidando com o caso de Zacarias da Costa.

O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão caracterizou as mensagens sms do dia 27 de Março de Zacarias da Costa como ‘emocionais’ demonstrando ‘imaturidade’, sem respeitar os enormes problemas que o país enfrenta. E classificou o carácter das mensagens como ‘inadmissível’, ‘intolerável’ e ‘intimidatório’.

O Primeiro-Ministro Xanana alertou ainda para ter que parar com ‘governo paralelo’, referindo-se ao comportamento de Zacarias da Costa e Mário Carrascalão como promovendo um governo paralelo ao IV Governo Constitucional, afirmando que o Zacarias da Costa não pode andar lá fora ‘com outra bandeira’.

Hoje, na conclusão da discussão do problema de Zacarias da Costa, este pediu desculpas ao Primeiro-Ministro e ao Conselho de Ministros.

E os quatro jornais principais de Timor-Leste hoje declararam em primeira página que “os Directores da Imprensa Nacional (STL, TP, JND, TS) na reunião em Díli de ontem (13.04.2010) decidiram não dar mais cobertura às actividades do Ministro dos Negócios Estrangeiros Zacarias da Costa por não terem valor para os media nacionais e por causa das suas mentiras ao nosso povo.” (Jornal Nacional DIÁRIO, 14 de Abril de 2010).

Imagens de um dos vários jornais de Timor-Leste e ... um dos assuntos da semana

Clique nas imagens para ampliar

6 comentários:

Anónimo,  quarta-feira, 14 de abril de 2010 às 07:40:00 WEST  

As diferenças horárias são muito traiçoeiras ...

Leia-se a notícia "Timor-Leste: Deputados do PSD abandonaram Parlamento em protesto por ausência do MNE" em http://www.jornaldoalgarve.net/?p=338 publicada no dia 13.

Ora ... em Timor, no dia 13, que se saiba, apenas uma pessoa abandonou o Parlamento ...

Anónimo,  quinta-feira, 15 de abril de 2010 às 12:26:00 WEST  

Sim. Na Segunda-Feira, dia 12, saíram todos, tb ouvi dizer. No dia 13 apenas saiu a irmã de Zacarias.

Anónimo,  quinta-feira, 15 de abril de 2010 às 18:28:00 WEST  

Há explicação para isso, repare-se nestes acontecimentos:


Declarações Riak Leman *

Na sessão Plenária do Parlamento Nacional de Terça-feira, dia 12 de Abril, um dia depois da referida declaração do Deputado Riak Leman no Parlamento, este formalmente declarou que retira a sua declaração do dia anterior. Isto
porque ficou esclarecido sobre o problema após ter visto a conferência de
imprensa dada pelo Secretário de Estado do Conselho de Ministros Ágio Pereira, a respeito dos "sms" enviados por Zacarias da Costa.

No dia 14 de Abril, na televisão de Timor-Leste (TVTL) Riak Leman declarou que: "fomos nós do Partido que mandámos o Zacarias da Costa ir pedir desculpas ao Primeiro-Ministro".


*Declarações de Mário Carrascalão*

O rol dos acontecimentos prossegue e declarações veiculadas pela Angola Press, referem que Mário Carrascalão ficou descontente porque Zacarias da Costa lhes mentiu sobre os "sms" que afinal enviou mesmo.

Zacarias da Costa foi mal aconselhado...

Anónimo,  segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 03:19:00 WEST  

Nao sei se foi mal aconselhado mas o Zacarias da Costa eh ambicioso e vaidoso. Talvez a crenca de que num governo de coligacao todos precisam uns dos outros para manter o governo tenha lhe convencido que podia fazer conforme a sua vontade que um episodio como este jamais poderia ter acontecido.

O que realmente me espanta eh que depois destes anos todos o Zacarias ainda nao conhece Xanana Gusmao a ponto de acreditar que podia entrar num braco-de-ferro com ele, governo de coligacao ou nao, sem alguma consequencia para a sua pessoa...especialmente estando errado.

Anónimo,  segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 03:56:00 WEST  

Tinha por ele uma especial expectativa como um dos possíveis futuros líderes, gorada agora, mas vendo melhor as coisas, Zacarias da Costa, não pode estar de maneira nenhuma sozinho nesta palermice.

Não quero acreditar que ele tivesse esta brilhante ideia de se colocar contra Xanana Gusmão ainda por cima sem razão alguma, sem que tivesse algum género de apoio.

Já na saga de Maternus Bere, que reflectiu o desleixo de Zacarias da Costa em precaver-se do potencial problema ao deixar até à última hora, tentando usar a deterioração do caso para ir contra a sua adversária do Partido, a Ministra da Justiça Lúcia Lobato. Zacarias da Costa queria "sacrificar" Lúcia Lobato do Governo por causa do caso Maternus Bere, mas a sua tentativa gorou-se.

Este Ministro pode continuar em funções tendo feito o que fez?

Acho estranho, já é demais.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP