Ver o filme Balibo

>> 20090605



Esta manhã, tive o privilégio de ver uma prevista do filme Balibo, de Robert Connolly. Para alguem que tem lido acerca da história de Timor Leste, e que acabou de visitar o país, para ver a dramatização destes acontecimentos foi uma experiência inesquecível.



A história é acerca da morte dos cinco jornalistas de televisão australiana na cidade de Balibo, perta da fronteira indonésia, às mãos do militar indonésio e os seus colaboradores timorenses, e Roger East, que veio para Timor Leste para investigar as suas mortes, antes de morrer si mesmo às mãos dos indonésios, o dia depois da invasão.

O actor Oscar Isaac foi muito bom no papel de José Ramos Horta - foi o único não- timorense que fez o papel de um timorense - todos os outros papeis foram feitos pelso timorenses mesmos. Embora nenhuns deles não fossem actores profissionais, Anthony LaPaglia, no papel de Roger East, ficou muito impressionado. Disse que tenho treinado por muito anos para fingir fazer o que fizeram naturalmente!

A combinação da paisagem, da música, e da língua (dialógo em tétum) foi maravilhosa. Ainda não sei quando o filme for lançado fora da Austrália, onde será lançado ao fim de Augusto, mas esqero que não se espere muito tempo.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP