Kirsty Sword Gusmão, vai estar na Universidade de Aveiro esta terça-feira, 16 de Junho

>> 20090615


"A presidente da Fundação Alola e esposa do primeiro-ministro timorense, Kirsty Sword Gusmão, vai estar na Universidade de Aveiro esta terça-feira, 16 de Junho, a partir das 19h00, para um encontro com os membros da academia que integram grupos de trabalho e missões em Timor-Leste. No dia seguinte, Kirsty Gusmão, também presidente da Comissão Nacional da Unesco de Timor, visita os Departamentos da UA e reúne-se com os estudantes.

A Universidade de Aveiro tem estreitado, ao longo dos últimos anos, os laços de cooperação com Timor-Leste, em particular com a Universidade Nacional daquele país. São frequentes as missões e os grupos de trabalho criados por docentes das duas instituições que visam intercambiar a colaboração científica e pedagógica.


Ao abrigo dos protocolos assinados entre as duas instituições, o Departamento de Biologia da UA, em colaboração com outras entidades nacionais, desenvolveu um estudo em torno da diversidade genética do povo de Timor-Leste, e firmou, em 2003, um acordo com vista à execução do projecto «Contribuição para a gestão dos recursos florísticos de Timor-Leste». O projecto previa o levantamento da vegetação de Timor, a implementação de um Herbário e o estudo de potencialidades medicinais, alimentares e agroflorestais das plantas colhidas.


A UA participa ainda, através do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), na biblioteca virtual «Memória de África» que, para além de facilitar o acesso aos seus utilizadores a uma base de referências da memória dos conhecimentos em arquivos, centros de documentação, bibliotecas e ficheiros de instituições, individuais e organizações relacionadas com a temática do desenvolvimento e cooperação com Timor e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), disponibiliza ainda um conjunto de obras digitalizadas raras, ou únicas, de consulta página a página.


A colaboração com o povo Maubere estende-se também ao domínio dos direitos humanos. No ano passado, a CIVITAS Aveiro – associação para a defesa e promoção dos direitos dos cidadãos, sedeada no Campus da UA, entregou a D. Ximenes Belo o galardão de «Cidadão do Ano», pelos valores de cidadania que tem cultivado e pela referência que constitui de respeito pelos direitos humanos. A cerimónia realizou-se no âmbito do Fórum da Cidadania Activa, iniciativa promovida anual por aquela associação.


Recorde-se que esta não é a primeira visita que a família Gusmão faz à Universidade de Aveiro. Em 2006, o então Presidente da República de Timor-Leste, Xanana Gusmão, visitou a Escola Superior Aveiro-Norte, uma das escolas politécnicas da UA, no âmbito de uma missão organizada em cooperação com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e com a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, onde o estadista teve oportunidade de contactar com o mundo universitário, empresarial e associativo e assinou um conjunto de protocolos de cooperação.


Programa para a visita da Dr.ª Kirsty Gusmão à UA:

Dia 16 de Junho

19h00 - Recepção e boas vindas (Reitoria da Universidade de Aveiro)
19h15 – Reunião com Reitora da Universidade de Aveiro, Prof. Helena Nazaré e Vice-Reitora, Prof. Isabel Martins
20h30 – Jantar no Restaurante Universitário
21h30 – Encontro com membros da UA, da Fundação das Universidades Portuguesas e cooperantes que integraram grupos de trabalho e missões com Timor-Leste

Dia 17 de Junho

09h00 – Reunião com Prof. Júlio Pedrosa e Prof. Renato Araújo (Reitoria da Universidade de Aveiro)
10h00 – Visita ao Departamento de Ciências da Educação, Didáctica e Tecnologia Educativa
13h00 – Recepção e almoço na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis: Reunião com empresários, autarcas, escolas e autoridades locais
15h30 - Escola B2/3 Dr. José Pereira
20h00 - Buffet no Restaurante do Crasto
21h30 – Visionamento do filme «Onde Nasce o Sol», seguido de tertúlia com os estudantes, na sede da Associação Académica da UA."

Fonte: @ua online | Universidade de Aveiro

3 comentários:

Anónimo,  terça-feira, 16 de junho de 2009 às 11:50:00 WEST  

http://www.oln.pt/noticias.asp?id=19211&secc=1

Anónimo,  quarta-feira, 17 de junho de 2009 às 19:42:00 WEST  

Foi cancelada a sessão de visionamento do filme «Onde Nasce o Sol», seguido de tertúlia com os estudantes, na sede da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Margarida Az quarta-feira, 17 de junho de 2009 às 19:47:00 WEST  

Caro anónimo,

consegue dar-nos mais informação?
Grata,
m.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP