Autarquia de Oliveira de Azeméis compromete-se a ajudar Timor Leste

>> 20090618

Fotos: Site da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

"Kirsty Gusmão, mulher do primeiro ministro de Timor Leste e embaixadora da Boa Vontade para a Educação, visitou duas escolas do concelho de Oliveira de Azeméis tendo recebido o compromisso renovado da autarquia em continuar aquele país, como aconteceu no passado com a campanha de solidariedade «Timor…Do sonho à realidade».

Depois de visitar a escola EB1 de Palmaz, Kirsty Gusmão assistiu na EB 2,3 Drº José Pereira Tavares, no Pinheiro da Bemposta, à apresentação do projecto de intercâmbio «Laços de Amizade», destinado a apoiar as crianças de uma escola de um dos 13 distritos que compõem administrativamente o território de Timor Leste.

A educação é uma das áreas prioritárias de intervenção da Fundação Alola, instituição a que preside ainda a mulher do primeiro-ministro timorense.

Kirsty Gusmão lembrou que 90% das infra-estruturas do país, incluindo as escolares, foram destruídas pelas milícias após o referendo de independência de Timor Leste em Agosto de 1999 pelo que o projecto de intercâmbio assume uma importância especial.

Ápio Assunção, presidente da autarquia, reconheceu a importância do intercâmbio ao revelar que «os mais jovens estão motivados e interessados em estabelecer laços de amizade».

«Isto é muito importante e leva-me a felicitar os alunos, os professores e todos os que colaboram com o projecto», afirmou o autarca, lembrando a relação afectiva de vários anos de Oliveira de Azeméis com Timor Leste que tem tido em Teófilo Fonseca o seu grande interlocutor.

A embaixadora da Boa Vontade para a Educação de Timor Leste reconheceu que o país «está a viver um período de estabilidade política e social» mas disse existir ainda um longo caminho a percorrer.

«Há resultados positivos da colaboração dos portugueses mas continuamos a precisar da vossa amizade e do vosso apoio», disse Kirsty Gusmão, revelando esperança num «novo impulso no relacionamento entre os dois países».

«Quero garantir o nosso apoio e a nossa solidariedade e desejar, no âmbito da Fundação Alola, os maiores sucessos porque isso significa também que as mulheres e as crianças de Timor-Leste estão mais protegidos», afirmou o presidente da autarquia, respondendo ao apelo.

A deslocação de Kirsty Gusmão a Oliveira de Azeméis insere-se na visita oficial que está a fazer a Portugal com o objectivo de promover o trabalho da Fundação que dirige.

A Fundação Alola desenvolve acções nas áreas da saúde materno-infantil, educação, desenvolvimento económico e apoio jurídico." (Site da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis)

1 comentários:

Anónimo,  quarta-feira, 24 de junho de 2009 às 01:12:00 WEST  

Kirsty Sword é uma mulher de armas: nascida na Austrália, dedica desde 1992 a sua vida a minorar o sofrimento dos timorenses. Primeiro como espia em Jacarta a favor da Resistência Timorense, depois como professora de inglês dos líderes do movimento independentista timorense e, mais recentemente, como fundadora e mentora da Fundação Alola, que luta pela melhoria das condições de vida das mulheres e crianças timorenses.

Kirsty ajudou a mudar a História de um povo e a trazer ao mundo a primeira nação independente do séc. XXI. É também conhecida pelo seu nome de casada, Kirsty Sword-Gusmão, a Primeira Dama de Timor Leste, esposa do presidente Kay Rala Xanana Gusmão e mãe dos seus três filhos.

http://joaon.weblogs.us/2006/08/05/nome-de-codigo-ruby-blade/

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP