Timor Telecom: Entre Religião, Bíblia e Profeta Falso

>> 20090501

Por: Abel Pires da Silva
Tradução do tétum por: Ken Westmoreland

A propósito da questão de Timor Telecom, a sociedade em Timor-Leste está dividida em dois grupos grandes: um que continua crer firmamente que a presença de Timor Telecom tem sido verdadeiramente boa, e um outro grupo que acha que a presença de Timor Telecom é apenas para fazer esta companhia rica, e teve um impacto mínimo no apoiar o processo de desenvolvimento nacional em Timor-Leste. Que Timor Telecom nia presença andas para servir a maioria de povo de Timor-Leste que serão pobre e vivem as vida subsistência para assim pode amelhorar as suas vidas.

O argumento de este primeiro grupo conseguiu apoio forte de alguns partidos que são agora na oposição em Parlamento. Parece porque sabem que Timor Telecom é o “produto” do Governo anterior. Muitos argumentos deles são acerca de defender Timor Telecom. Que a presença e serviço de Timor Telecom funcionou bem, e que sistema monopólio que agora opera actualmente não grande problema para esta nação. Alguns accionistas que estão na verdade na companhia não têm nenhuma influência Timor Telecom também tenta esforçar-se para mostrar duvidas dentro do Governo AMP para que não possa fazer nenhumas mudanças contra os interesses de Timor Telecom.

Para eles, Timor Telecom já foi assim como uma religião, porque este nunca pode para muda. Nesta religião, a sua Bíblia é o Contrato entre Governo e Timor Telecom. Porque este contrato foi como Bíblia, então por eles, nunca pode fazer nenhuma mundança a esta Bíblia. Parece porque esta “Bíblia” foi assinado pelo seu “profeta”. Infelizmente porque realidade demonstrou certamente que Timor Telecom é muito caro e não há qualidade de serviço também, sabemos que “profeta” que assinou a “Bíblia” este afinal “profeta falso”. “Religião”, “Bíblia” e “Profeta” oferecem, contra necessidade de Povo Timor-Leste. Naturalmente, até o dia quando tiver que fazer mudança.

Ao outro lado, muita gente cree que a presença Timor Telecom não diu nenhum apoio ao povo de Timor Leste nas suas vidas diárias. Para a operação do Governo ou qualquer organização em Timor Leste, o custo de telecomunicação tornou-se caro como um “fardo” grande que é tudo na verdade quer para determinar, mas não pode fazer nada porque não há outra opção.

No ano passado, o Banco Mundial junto com Governo Timor-Leste hasai resultado de pesquisa que 50% do povo Timor-Leste vivem com menos de 1dollar cada dia (apenas 80 cêntimo por um dia). São contrário a esta realidade de POBREZA, os preços de Timor Telecom: fala apenas dois ou três minutos, este custo foi como com vida diária para 50% do povo de Timor-Leste. Timor Telecom é também muito “SÁVIO” para “FILTRAR” o dinheiro dos seus clientes. Fala telefone “tique-taque” apenas, o custo já foi como falou-se por “um minuto”. Porque a rede Timor Telecom não nunca funcionou bem, os clientes falam rápidamente ao outro, eles também TÊM QUE ligar ao outro muitas vezes. Isto fornece ainda maior lucro para Timor Telecom. Que bom para eles!

Esta realidade faz que preocupemo-nos, porque sabemos que com os preços que são muito caros e mínima qualidade de serviço, a maioria de povo em Timor-Leste é sem acesso à telecomunicações. Acabamos de falar acerca de telecomunicações, ainda não falamos acerca do uso da Internet. As facilidades de Internet no mundo moderno agora tornam-se numa parte integrado na vida diária, mas porque preço da Internet de Timor Telecom continua de ser ainda mais caro, o povo Timor-Leste são muito alienados deste serviço.

Da sondagem que ARCOM (Autoridade Reguladora de Comunicação) conduziu no ano passado mirou que 73% de respondentes quis ter competição, e 17% quisque seja o Governo que decide o que fazer. Houve apenas 3% que achou que não precisa de admitir um novo operador. O resultado desta sondagem foi claramente evidência que a maioria do povo em Timor Leste quis que o mercado de telecomunicações seja aberto a competição, assim que o povo puder ter opção de usar um outro operador se eles não satisfizissem nada com o operador.

Por causa disto, o Governo AMP tem a oportunidade de fazer mundança ao bem do povo e estado de Timor-Leste. A presença Timor Telecom tornou-se uma questão sensível que quando Governo AMP pode resolve, será assim como monumento successo importante de AMP e sei conta de geração a geração na história Timor-Leste.

Recentemente o Primeiro Ministro Xanana Gusmão acaba de mostrar um grande esforço um gesto pelo desenvolvimento nacional para liderar diretamente a equipa Planeamento Estratégico por dentro de três meses. Todos os ministérios também têm que apresentar um plano de desenvolvimento que é INTEGRADO. E estes vários planos de desenvolvimento serão apresentados ao Povo no medio visual. Eu acho que esta ação é extremamente boa para Timor-Leste, mas nesta oportunidade, eu quero apenas presentar à Sua Exel. O Primeiro Ministro que introduzirá mudança na area de telecomunicações (que cobre telecomunicações, informática e o serviço postal) terá um impacto ainda maior para garante successo neste plano desenvolvimento integrado. Porque o sector telecomunicação garantirá a máxima PARTICIPAÇÃO do povo de Timor-Leste em desenvolvimento nacional e no tempo assim como garante operação que eficaz e efetiva da parte do Governo.

Baseiado na descrição em cima, eu concordo muito com as medidas que a sua equipa de força tarefa está a seguir. Não há outra opção: deixa de praticar monopólio! Deixa de praticar monopólio, porque é contra interese desenvolvimento nacional e liu-liu contra Constituição da RDTL.

Timor-Telecom NÃO É Religião, que NÃO PODE trocar alto e baixo!! O contrato entre o Governo e Timor Telecom NÃO É a Bíblia que de “profeta!! As componentes da inteira nação têm que pôr o interesse do povo e desenvolvimento nacional, mais alto de tudo.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP