Ontem em Timor-Leste, hoje por cá!
>> 20090520
Imagem: BBC NEWS
"Díli – Timor-Leste celebra hoje sete anos de independência sem a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates. Timor-Leste é o primeiro Estado independente do século XXI.
As celebrações dos sete anos da declaração da independência de Timor-Leste têm lugar hoje, sem a presença daquele que era o convidado de honra das cerimónias de comemoração, José Sócrates.
As cerimónias solenes decorreram ao início da manhã, após o içar da bandeira, em frente ao Palácio do Governo. Portugal faz-se representar pelo secretário de Estado da Cooperação João Gomes Cravinho.
Nas ruas esfilaram as forças das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), seguidas dos moradores dos bairros de Díli e de Manatuto, bem como dos estudantes das escolas dos 13 distritos do país. As celebrações continuaram com espectáculos ao ar livre e artistas nacionais.
«Curvo-me perante os mártires, heróis, vítimas, ex-prisioneiros e as suas famílias», declarou o presidente timorense José Ramos Horta no topo da tribuna, perante o Governo, Parlamento, corpo diplomático e altos representantes de organizações internacionais que enchiam as bancadas, rodeados pela multidão. Presentemente, Timor-Leste é um «Estado democrático, onde há liberdade, justiça e uma economia orientada para o desenvolvimento», acrescentou.
No seu discurso presidencial, José Ramos Horta, deu a entender que o país poderá deixar de necessitar da presença das forças da ONU em 2012 quando chamou a atenção para as Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste e para a Polícia Nacional de Timor-Leste, que «devem ser o garante da lei e da ordem».
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português está em Díli para assegurar a realização da cimeira quadripartida entre Portugal, Timor-Leste, Indonésia e Austrália, que não se realizou nestes dias por não estarem presentes todos os países intervenientes. A diplomacia de Jacarta anunciou a sua indisponibilidade para participar no encontro pelo que Timor-Leste sugeriu que a cimeira se realizasse entre 20 e 30 de Agosto.
O Dia da Independência tem uma importância acrescida uma vez que se celebra também este ano o décimo aniversário do referendo de 30 de Agosto de 1999, onde a maioria dos timorenses escolheu rejeitar a opção de autonomia dentro da Indonésia." (PNN Portuguese News Network | Jornal Digital|
1 comentários:
Mais aqui:
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/mundo/20090520+Timor+Leste+celebra+independencia.htm
Enviar um comentário