De um Blog que visitamos com frequência...
>> 20081029
O Eça
Consta que este é o teor da mensagem via telemóvel do Secretário-geral da Fretilin Mari Alkatiri enviada, em jeito de ameaça, ao Primeiro-ministro Xanana Gusmão.
A ser verdade esta informação então a "coisa" parece ser mais grave do que suspeitava!
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas: Marcha da Paz, Mari Alkatiri, Xanana Gusmão
Terça-feira, 28 de Outubro de 2008
Etiquetas: Marcha da Paz, Mari Alkatiri, Xanana Gusmão
Terça-feira, 28 de Outubro de 2008
Este blogue foi o primeiro a falar da projectada manifestação da Fretilin maputense a chamada e muito falada "Marcha da Paz" para Outubro. Soube deste facto, nas minhas férias de verão em Díli, através de amigos meus. Disseram que a mensagem dos organizadores da "marcha" não estava a passar na população habitualmente votante de Mari Alkatiri porque coincidiu com o início de pagamento de pensões à terceira idade, aos veteranos e às viúvas e órfãos de guerra.
Os destinatários da mensagem fizeram orelhas moucas à proposta da realização da manifestação contra a política do Governo de Xanana porque chegaram à conclusão que em cinco anos de governo fretiliniano Alkatiri nada fez por eles, apenas os desprezou, ridicularizando o seu passado de resistente - gozando com a terminologia "caixa" (estafeta que fazia a ligação entre os vários núcleos da Resistência nas montanhas e vilas), declamando "caixa, caixote, caixão" - e do seu aspecto físico - apelidando-os de porcos e sujos ao referir-se ao cabelo comprido que ostentavam "fuk naruk la fase".
Escrevi em 2/9 o seguinte: «A Fretilin de Alkatiri vai convocar uma Marcha da Paz em Outubro. Será um teste à popularidade e capacidade de mobilização da Fretilin. Na minha opinião, Alkatiri não irá conseguir mobilizar nem um milhar para esta manifestação. Fico à espera para ver a banda passar.»
E em 14/9 retomo o tema com o seguinte texto: «A programada Marcha da Paz fretiliniana para Outubro vai ser um fiasco. Ou pode não ser! Pelas informações a que tive acesso irão participar, por distrito, umas dezenas de manifestantes a desfilarem frente ao Palácio do Governo, cada distrito a sua vez, por vários dias seguidos.»
Parece que acertei na 'mouche' com esta postagem.
Desistiram de querer teimosamente juntar os sonhados 50 mil para marchar sobre Díli e derrubar o governo do Primeiro-ministro Xanana Gusmão. Contentam-se agora em recrutar umas dezenas por distrito para esta manifestação anti-Xanana.
Já se sabia que Mari Alkatiri não iria conseguir os milhares com que sempre sonhou para a sua "marcha" rumo à vitória, mas apenas umas centenas para a "marcha" da sua desgraça política, da sua queda política. Já todos viram que o "rei" Alkatiri "vai nu".
Só Mari e sua entourage continuam a insistir que é uma nova e melhor roupagem do mundo. Boa sorte, camarada!
0 comentários:
Enviar um comentário