Coreia do Sul assina acordo para importar gás de Timor-Leste
>> 20081014
A Coreia do Sul assinou hoje com Timor-Leste um memorando de entendimento para importar gás natural do mar de Timor a partir de 2013.
O memorando foi assinado no Palácio do Governo, em Díli, pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e pelo ministro da Economia sul-coreano, Lee Youn-ho.
Trata-se do primeiro acordo energético assinado pelo Estado timorense com um país estrangeiro desde a independência, em 2002, e destina-se a garantir a importação pela Coreia do Sul de gás natural do campo "Greater Sunrise".
O acordo contempla também a possibilidade de um consórcio liderado pela empresa pública Korea Gas Corp (KOGAS) pesquisar outros campos de gás natural em Timor-Leste, segundo uma declaração do ministro Lee Youn-ho.
Pelo acordo, a Coreia do Sul fica com acesso prioritário à importação de gás natural do "Greater Sunrise", cujas reservas equivalem a sete anos do consumo energético naquele país.
A assinatura do memorando insere-se no esforço do Governo timorense para viabilizar a opção de trazer para Timor-Leste o futuro gasoduto do "Greater Sunrise", de acordo com o secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires.
A localização do gasoduto, na costa sul timorense ou junto a Darwin, ainda não está decidida e tem sido motivo de discussão e contactos com a Austrália e, também, de polémica entre autoridades e empresas dos dois países.
Os detalhes do acordo assinado hoje, incluindo a quantidade de gás natural a ser exportado anualmente para a Coreia do Sul, ainda estão por definir.
O "Greater Sunrise" situa-se na Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto, partilhada por Timor-Leste e a Austrália.
A Coreia do Sul é o maior importador mundial de gás natural.
4 comentários:
Mais um ponto a favor do gasoduto para Timor.
Parabens ao governo da AMP!
É preciso é calma ...
É necessária calma e muita força, perseverança, paciência. Não é brincadeira. Coragem.
M.
Devagar devagarinho se vai ao longe. Sendo na verdade Timor o dono de toda a riqueza petrolifera do Mar de Timor, seria mais que justo que pelo menos o gasoduto fosse levado para suas terras.
Enquanto ha vida ha esperanca.
Resistir e' vencer!
Enviar um comentário