Copiar... Copiar... O que vale a pena!

>> 20081006


Pedindo desculpa pela repetição de "copianço", aqui fica um post do Blog EÇA, de que muito gostámos e achamos que vale a pena ser lido e relido.

Até porque, se calhar, o comentário em causa já foi "liminarmente apagado" no Blog (nosso inimigo de estimação) onde foi originalmente inserido...

O que seria realmente um desperdício!

Aqui fica:


O Eça

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

Opinião: Os conspiradores de serviço?


Nos meus habituais passeios matinais por outros blogues, antes de começar a 'cavar batatas' na serra algarvia do Sotavento, encontrei um comentário interessante (que não resisto em transcrevê-lo aqui neste meu humilde blogue para partilhar convosco) no blogue Timor Lorosae Nação, na caixa de comentário da postagem «Xanana vem a Portugal? Que seja muito bem-vindo!», da autoria de Teodora Caetano, comentando a prosa da referida autora sobre a próxima visita do Primeiro-Ministro timorense Xanana Gusmão.


Eis então o comentário:

Anónimo disse...

Pois nem mais... o pessoal do TLN está com o rabo a arder. Adorava estar presente nas diferentes situações da próxima visita de Xanana para ver olhos nos olhos se há a coragem (haverá seguramente pois não vão querer perder a oportunidade), dizia, adorava ver as carinhas de alguns que invariavelmente se irão colar nesta visita.

Tenham mas é vergonha na cara... não são apenas jornalistas, são também doutos professores, doutores da praça... apaguem como é costume.

Sobre Xanana!
Bem-vindo Kay Rala Xanana Gusmão!

Se há aqueles que utilizaram a máquina da mentira e que por todos os meios já tudo tentaram, inclusivé, matarem-te... outros há que tudo farão para estar a teu lado!

A vergonhosa postura deste blog desde a sua nascença, motivada pelo "problema" surgido com o TimorOnline, em que fechado a comentários pois assumido blog Fretiliniano, teria de abrir outra plataforma de manipulação e em que durante estes dois últimos anos tudo fizeram para incutirem naqueles que os liam, a ideia de que Xanana, Horta, Lasama, Lugu, Carrascalão, os bispos, os padres, as freiras, a fauna, a flora, etc ... etc... (tudo aquilo que nao fosse da cor-política do maestro Mari) seriam os maus da fita.

Muita coisa aconteceu ao longo deste tempo. Cabe a quem lê destrinçar afinal o que andam uma série de pessoas a fazer por Timor-Leste??

O que andam a fazer aqueles que antes tanto queriam ajudar Timor-Leste e que afinal acabaram por ser os conspiradores de toda esta manipulação.

Antes dos atentados, este blog discutiu a "possibilidade" da "impossibilidade de governação" por parte de figuras de topo do Estado Timorense! Este e outros blogs da mesma traça e intuito, fizeram desde sempre o pleno de ataque a Xanana Gusmão, como se o sr. Mari fosse a Santa Virgem... "não foi nada comigo, não sei de nada..."

A última vez que Xanana veio a Portugal, foi em Fevereiro de 2006.

Em Fevereiro de 2006 já tinha aparecido a tal história da "carta dos peticionários"... a que o pessoal do grupo do sr. Mari não ligou patavina. Muito pelo contrário, até andou a jogar com o assunto. Certo?

Não se esqueçam que Taur Matan Ruak, nesta altura, ainda não tinha dito a Xanana qual tinha sido o maior erro da Fretilin... erro que aliás disse (TMR) a Roque Rodrigues, segundo o próprio TMR.

Xanana antes de vir para Portugal, pede para resolverem a situação dos peticionários, já antes o havia feito mas... aquela mania do ego nalguns é lixada. Como os peticionários tinham supostamente enviado a petição para o PR... etc e tal... ganhando tempo e baralhando talvez... Mari não resolve nada... pode pensar-se que queria que a situação "explodisse", como aliás aconteceu.

E eis que com Xanana em Portugal, Taur Matan Ruak é atirado para o PN e faz aquela bela história de "despedir" 40% da F-FDTL. Uma coisa nunca vista, uma tonteria total... UM ACTO DO QUAL NÃO EXISTE DOCUMENTAÇÃO, NADA OFICIAL (na linha do "não sei de nada, não é nada comigo...")... tenham vergonha na cara! Mari sabe e sabia que não havendo "rasto" escrito a coisa não lhe cairia em cima.

Portanto se de golpe se fala, que maior golpe haverá que fazer o que foi feito, em pleno Parlamento Nacional, ao mais alto nível? Na realidade o que se vivia em relação às problemáticas das forças, exigia obviamente soluções por parte do governo de Alkatiri, o que nunca fez.

Se podiam fazê-lo? Sim, tanto que o fizeram... despedindo as forças com o Comandante Supremo das mesmas fora do país! É grande obra sr. Mari. Quereria que a coisa descambasse logo ali? Ou foi para testar? Não sei. O que sei é que o mestre Alkatiri fugiu com o rabo à seringa e aproveitou a ausência de Xanana para executar o plano - esse sim - O Golpe!

Aconteceu que afinal a popularidade do sr. Mari estava já nessa altura pela hora da debandada.

Voltando.
Ora, estava Xanana fora do país. Quando volta o bate-pé mantém-se. As questões da discriminação nas F-FDTL obviamente por resolver, os peticionários já não o eram, eram sim já personas non gratas pelo Estado Maior e pelo Estado Timorense. Quem esteve à frente destas questões? Aquele que diz sempre que não é nada com ele - OBVIAMENTE!

Xanana, como sempre o foi, igual a si próprio diz num discurso de data comemorativa das F-FDTL, que não é justo o que foi feito ... aos peticionários. E desculpem lá, mas é alguma mentira?

É que além de não o ser, na minha perspectiva, é um erro de todo o tamanho como aliás se confirmou a seguir. E Mari sabia perfeitamente o que iria acontecer a seguir.

Motivos para activar "as suas forças ocultas" com a mãozinha forte de um seu peão, Rogério Lobato e de uma "arma psicológica de nome Roque Rodrigues" e estava em marcha o ramalhete. Esqueceu-se Mari que Timor-Leste não é a Fretilin, nem Rogério Lobato, nem Roque Rodrigues, nem Mari ele mesmo... e a prova cabal disso foram as legislativas de 2007.
Teve 29%... não conseguiu juntar forças para levar de maioria os objectivos de governação, os outros foram dar uma volta. E foram porque certamente não lhes agradou o destino que o partido tomou. Só se podem culpar os próprios.

Agora há um valente problema. Xanana vai vir a Portugal e ainda bem que o faz. Sabe-se que há pessoas formatadas para denegrirem Xanana, melhor prova não há que este mesmo blog.

Quantos são? Meus senhores e minhas senhoras, como certamente poderão admitir, vocês são uma minoria. Têm com vocês uma série de jornalistas, de onde se destaca (um-ex) Adelino Gomes, desde a primeira hora desta manipulação na net, ao serviço de Mari; um Jorge Heitor que anda entre o parece e o deixa cá ver se consigo saber...; um Orlando Castro que sinceramente era melhor ser Veríssimo...; uma Felícia Cabrita que valha-nos cruzes canhoto... afinal como é que é? as vítimas da Casa Pia, quando é que vão ser condenadas?; um Motta; duas Mottas; uns e umas pontas-de-lança espetadas em Timor-Leste e que "conspiram", ai conspiram sim senhora... não há já dúvida alguma... até a uns belíssimos catedráticos, que anónimos, como dizia um deles "gente anónima", da luta de Timor Lorosae, que faziam uma luta nos corredores do poder e em tudo onde fosse possível... isto na altura dos 24 anos de luta... encontram-se agora cavernosamente noutra luta.

Quero ver se as carinhas larocas têm a coragem de aparecer. Claro que o farão.
Não vá o comboio passar mais uma vez.

O deputado Manuel Tillman, em declarações recentes, admirava-se por não ver agora aqueles e aquelas que "anonimamente" (sic) lutavam também pela libertação de Timor-Leste, nos eventos timorenses que se vão realizando - neste caso era um evento em Coimbra.

Ele admirava-se perante os presentes. Pois eu também me admiro mas a explicação pode ser muito simples. A esses lutadores já não lhes interessa ajudar. O patamar já está noutro sítio.

Mas de facto a ausência de "antigos combatentes da causa timorense" (se é que se pode abandonar alguma vez a causa... impossível!) é sintomática dos jogos políticos.

Em Coimbra nem UM ou UMA DAQUELAS PESSOAS QUE ANONIMAMENTE (ver PUREZA, José M. - algures perto de si na net) apareceu ao humilde evento para comemorar mais um ano da Restauração da Independência... São os tempos que correm. Certamente não receberam convite em papel couché.

Noutra visita, José Luís Guterres, também ele, reparou nesse "efeito"... onde estão aqueles que nos anos 90... pois, de facto é realmente uma boa pergunta. Devem estar, para aí, anonimamente... como bem se percebe pelos satélites em acção... ;)

Para terminar o "lençol"...Xanana Gusmão vai ter a recepção que merece... e ele merece e muito!

VIVA XANANA!RESISTIR É VENCER!
E tu sempre venceste... e eles não aprendem mesmo...
nota: mais um comentário para ser apagado... como já é habitual com esta gente... bom proveito... olha o passarinho... olha o pdf...

1 de Outubro de 2008 23:51


Anónimo disse...

Emendo, pois enganei-me no mês: FEVEREIRO por MARÇO de 2006... foi o mês em que Xanana visitou Portugal. Março marçagão, manhã de inverno... tarde de Verão... Desculpem lá
2 de Outubro de 2008 0:04

9 comentários:

Anónimo,  terça-feira, 7 de outubro de 2008 às 18:48:00 WEST  

Havia um outro comentário relativo ao mesmo post do TLN que falava em como Roque Rodrigues, a mulher e outros da sua entourage faziam assédio cerrado a Xanana numa das suas visitas a Lisboa, não permitindo sequer os verdadeiros apoiantes de Xanana aproximarem-se dele (do Xanana).

Até se referiu ao episódio debaixo da pala de Sisa Vieira, na Expo, em como RR, a mulher e companhia não arredavam pé junto da pessoa de quem, neste momento, tudo fazem para lhe denegrir a imagem junto dos portugueses e de outros cidadãos lusófonos.

Infelizmente, este comentário foi igualmente apagado pelos censores do TLN.

Anónimo,  terça-feira, 7 de outubro de 2008 às 18:58:00 WEST  

Quem é o/a provocador/a que se saiu com o comentário anterior?

Se disser quem é prometo que lhe forneço o dito comentário apagado do TLN...

Anónimo,  terça-feira, 7 de outubro de 2008 às 19:25:00 WEST  

Queres mesmo saber ou a pergunta era mais do tipo da retórica?

Anónimo,  terça-feira, 7 de outubro de 2008 às 20:35:00 WEST  

Moriae, não percebi a retórica mas já agora, como o/a primeiro anónimo não disse nada, deixo-lhe aqui não aquele comentário também "censurado" mas um outro igualmente apagado exactamente do mesmo post desse tal blog (e vai com o ID para mais tarde recordarmos) e sendo assim já vão 3 apagados (mas foram mais) só naquele post:

id="c2612769076252424157">
"Anónimo disse...

À anónima de 2 de Outubro de 2008 0:39... só uma coisinha...

É assim, se aqueles que vos lêem vos lêem desde o princípio, então tá
tudo bem. Sabem claramente o que vocês disseram ao longo do tempo;
sabem a forma de vocês pensam e para onde vão. Portanto, se houver
alguma idoneidade que não existe, visto que erradicaram muitos dos
comentários que não eram obviamente do agrado dos mentores do blog, e
que inclusivé os incriminavam nalguns casos, deveriam manter as
opiniões que vos são adversas, caso contrário os mentirosos acabam por
ser vocês (TLN e seus operacionais... muito poucos). A prova disso é
que muitos dos comentários apagados não continham asneiras, palavrões
ou faltas de educação a A, B ou C.

O lema é que quando a coisa não toca o que se quer, censura-se. Pois tudo bem, continuem.

Se o blog apagar... a gente relembra, mais tarde, quando for oportuno que
pelos vistos neste e noutros momentos os operacionais deste blog, não
acham oportuno aparecerem opiniões diferenciadas.

Até se pode fazer uma grande performance artística, com projecções na rua e tudo... até que tinha a sua piada, talvez fosse terapêutico.

Atenção, cara anonyme de 2 de Outubro de 2008 0:39, se vomecê diz que, e cito:
"... Xanana é um escroque golpista." você lá deve saber porque o está a
dizer. Espero que consiga defender isso como deve ser... lol

Os senhores professores já não enganam ninguém. Vão mas é contar quantas
ocorrências existem que delapidam o nome, por exemplo, de Xanana
Gusmão, e veja-se de onde eles vêm. É sintomático o resultado. É que a
net tem uma coisa que vai parar aos caches e com paciência os
personagens ficam com a cabeça enterrada na areia e os pezinhos à mostra...

E depois anda esta gente com palmadinhas nas costas?
Hipócritas... até pareço a moriae mas não sou como muito bem se pode
inferir dos IP's... né oh Noronha? Ajuda aí o pessoal...

Tou farto desta gente... tou farto de vocês (deve ser recíproco) tenho
vergonha em ter partilhado sentimentos e acções com pessoas que andaram
em anos idos na ajuda a Timor-Leste e que aquilo que agora fazem é
aproveitar os mecanismos e encherem-se... porque aqueles que lhes deram dividendos não estão agora aos comandos...

Eu espero bem que Xanana venha a Portugal e diga aos portugueses o que anda a fazer e o que andou a fazer o ex-primeiro ministro Alkatiri... Xanana não tem nada de parecido com o outro ser, anos-luz apesar das circunstâncias de vida...

Alkatiri já por aí andou a dizer cobras e lagartos do ilegal e
inconstitucional IV Governo Constitucional e nunca disse a ninguém o
que andou a fazer, aliás só soube dizer: NÃO É NADA COMIGO... NÃO SEI
DE NADA.. blá-blá-blá... aguentem-se que a palavra de Xanana é bem mais
importante que a vossa. A de Mari então é o que se vai ver... roupa suja? Não obriguem o outro homem a ser ainda mais esotérico que o foi com o texto de 22 de Junho de 2006... porque o que faz falta é mesmo que as coisas se clarifiquem. Espero que esta vinda contribua
para isso. Mas já por aqui se sentem aqueles que estão aflitos.

Viva Xanana!
Viva AMP!

Viva Fretilin........................................................ Mudança!
(lol)

2 de Outubro de 2008 2:08"

Quanto ao comentário a falar daqueles que pareciam cola desde as primeiras horas... fica para depois.

Anónimo,  terça-feira, 7 de outubro de 2008 às 20:41:00 WEST  

E ... já agora ... podemos fazer apostas? (Acho que )sei quem essas colas são ... Mas, prefiro esperar por esse 'depois'.

M.

Anónimo,  quarta-feira, 8 de outubro de 2008 às 23:45:00 WEST  

Obrigado, Anónimo das 8:35, 8/10, por nos proporcionar este belíssimo comentário apagado do post do TLN.

Aguardo com uma certa impaciência o comentário que fala dos 'colas' ao Xanana numa das suas visitas a Portugal, o comentário sobre 'a pala de Siza Vieira'. Mas cada coisa a seu tempo.

Sou o primeiro anónimo.

Anónimo,  quinta-feira, 9 de outubro de 2008 às 05:47:00 WEST  

Como as coisas nao estavam a dar bem para a maquina de propaganda da Fretilin (blog TLN) eles nao tiveram outra hipotese senao fechar todas as caixas de comentarios.

E' que foram comentarios como esse do anonimo das 8:35 PM e outros que por fim convenceram os senhores operacionais do TLN que toda a propaganda possivel e imaginaria deles jamais teria fruto se continuassem a permitir comentarios que os refutassem convincentemente e de maneira civilizada.

Eles estavam a ter muito trabalho a inventar mentiras e a lancar calunias so para depois verem esse trabalho todo a ir pelos tubos abaixo. Assim nao lhes restou outra opcao senao cortar essa liberdade de expressao com a desculpa que o blog estava a ser exovalhado com comentarios insultuosos de 'Xananistas'.

Na verdade a grande maioria dos insultos e calunias era contra Xanana, Horta e outros nao-fretilinos e patentes nas prosas dos proprios contribuidores do blog e comentaristas pro-fretilin.

A essa falta de educacao e civilidade a 'Fabrica de Blogs' fechava os olhos e ate promovia.

Nao se pode negar que TLN sempre foi do inicio um satelite de propaganda da Fretilin apesar de terem-se esforcado em dar ares de nao o ser.
Espero que esse blog perda o interesse dos leitores agora que ja nao permitem opinioes contrarias as dos seus operacionais.

Eu pessoalmente so la ia por causa da discussao aberta, agora nao tenho razao para la ir. Ir la so para engolir a propaganda sem direito a resposta e' que nao mesmo.

Anónimo,  sábado, 11 de outubro de 2008 às 12:36:00 WEST  

Concordo com a sua opiniao. Os ventos da propaganda da Fretilin Maputo estao cada vez mais fracos. O Mari nao sabe como descalsar as botas e as suas declaracoes sao cada vez mais contraditorias.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP