"Kirsty Gusmão comenta artigo sobre reforma no ensino básico"

>> 20110810

Ao abrigo do Direito de Resposta previsto na Lei de Imprensa publicamos na íntegra o comentário de Kirsty Sword Gusmão, Fundação Alola, referente ao artigo intitulado «Timor-Leste: Reforma no ensino básico pretende abolir língua portuguesa»
É de lamentar o facto do autor deste artigo não ter estudado bem a matéria. A «Política da Educação Multilingue Baseada na Língua Materna” pretende ajudar o estado timorense a alcançar os seguintes objectivos, em conformidade com as normas e a boas práticas internacionais:

1 - Objectivos da aprendizagem através da facilitação de maior acesso às matérias curriculares, incluindo cognitivamente a busca de informação e capacidades abstractas. Todos os alunos poderão ser multilingues (falando fluentemente todas as línguas visadas) e multiliterados (aptos a ler e escrever todas as línguas visadas) a fim de maximizar os benefícios cognitivos e comunicativos.

2 - Objectivos Linguísticos através do ensino da literacia inicial na primeira língua dos aprendizes, provendo bases de competências que prontamente possam ser transferidas para as línguas adicionais (Tétum, Português etc.)

3 - Objectivos sociais e económicos através da optimização da conexão casa-escola, criando maior coesão da família, maior taxa de participação nas escolas, melhorias nas taxas de sucesso em todas as escolas, e realização mais equitativa em toda a linha divisória de género, regional, rural e da classe social.

Pode-se ler o texto completo da Política e o seu Plano de Implementação aqui:

http://www.scribd.com/collections/3046404/Education-Policy-Law-and-Research
(c) PNN Portuguese News Network

Fonte: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=27471

2 comentários:

Anónimo,  quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 10:07:00 WEST  

Porque será que o link ao JornalDigital dá erro 404?

Convém alguma atenção perante "plataformas" como esse digital jornal bem como à PNN e seus satélites. Não passam de extensões de manobra do grupúsculo de Maputo.

É curioso constatar que a PNN tem de algum modo estado em "cooperação" com a Sapo.TL quase desde o seu início, no sentido de manobrarem a ponto de conseguirem inserção de notícias no Sapo.TL. O objectivo é levarem a água ao moínho de uma facção da oposição timorense.

Algum cuidado e sentido de denúncia é necessário. O circo vai intensificar-se.

Margarida Azevedo quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 12:11:00 WEST  

Caro anónimo,

o erro é de facto estranho ... se se fizer uma pesquisa no google com o título da notícia, vai-se lá dar e o endereço é que se apresentou no post ...


De resto, cá estaremos para tentar que o circo não alastre!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP