Indonésia entrega a Xanana Gusmão M-16 e bens pessoais que tinha quando foi detido em 1992

>> 20110822





Díli, 19 ago (Lusa) - O ministro da Defesa da Indonésia, Purnomo Yusgiantoro, entregou hoje, em Díli, a Xanana Gusmão a arma M-16 que o atual primeiro-priministro de Timor-Leste usou durante a luta contra a ocupação indonésia (1975-1999).

Além da arma, as autoridades indonésias entregaram também a Xanana Gusmão todo o material que tinha em sua posse quando foi detido pelas forças da Indonésia em Díli, em 1992, quando comandava as Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (FALINTIL).

As bandeiras de Portugal, da ONU, das FALINTIL, uma farda e dinheiro faziam parte de uma série de objetos entregues pelo Governo de Jacarta a Xanana Gusmão, numa cerimónia realizada em Díli, para assinalar o reforço da cooperação entre os dois países.

Em declarações aos jornalistas e visivelmente emocionado, o primeiro-ministro timorense afirmou que o gesto do "ministro da Defesa da Indonésia não é só simbólico como também expressa o incremento" das relações bilaterais.

"Podemos ver a magnitude do gesto com a entrega do material que pertence às FALINTIL. É uma lição para todos os países que actualmente lutam entre si, estão em guerra e se matam uns aos outros", afirmou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro timorense, a "Indonésia e Timor-Leste querem mostrar que a guerra não resolve nada e que depois da guerra se tem de viver como seres humanos, como vizinhos e como países".


http://noticias.sapo.tl/portugues/lusa/artigo/12945604.html

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP