Plano Estratégico de Desenvolvimento foi lançado pelo Primeiro-Ministro

>> 20110715



Secretário de Estado do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
Ágio Pereira
14 de Julho de 2011
Díli, Timor-Leste
Plano Estratégico de Desenvolvimento foi lançado pelo Primeiro-Ministro


 
O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste para o período de 2011 a 2030 foi lançado por Sua Excelência o Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão durante a Reunião de Timor-Leste com os Parceiros de Desenvolvimento, a qual teve lugar no Centro de Convenções de Díli.

O Primeiro-Ministro descreveu o plano, endossado recentemente pelo Parlamento Nacional, como um documento que estabelece uma visão para as próximas duas décadas e que marca o início de uma fase nova e arrojada de desenvolvimento. O Primeiro-Ministro referiu que o plano “foi liderado pelo nosso povo, pertence ao nosso povo e reflecte as aspirações do nosso povo.”

Xanana Gusmão explicou que o objectivo principal do PED é “garantir melhores condições de vida a toda a população timorense dentro de um período de tempo viável e palpável.”

O PED incide em três indústrias chave: Agricultura, Turismo e Petróleo, com um plano para melhorar a produtividade agrícola de modo a atingir a meta de segurança alimentar até 2020, estratégias para aproveitar a beleza natural, a história rica e o património cultural de Timor-Leste, e vias para maximizar a participação local e benefícios partilhados resultantes do crescimento do sector petrolífero. O plano estabelece igualmente novas orientações políticas para apoiar o desenvolvimento do sector privado e construir a indústria financeira em Timor-Leste.


O Plano Estratégico de Desenvolvimento pode ser descarregado através do Portal Electrónico do Governo.

A RTLPD incluiu discussões em mesa redonda sobre os três sectores de crescimento visados: Agricultura, Petróleo e Turismo, bem como sobre três sectores chave de apoio: Infra-estruturas, sector Social (incluindo Educação e Saúde) e sector da Banca, Finanças e Investimento. Os parceiros de desenvolvimento indicaram onde podem oferecer assistência alinhada com o PED. Luís Constantino declarou na mesa redonda sobre o Petróleo que “O PED apresenta um plano ousado e o Banco Mundial apoia os seus objectivos na totalidade.”

O Primeiro-Ministro concluiu o seu discurso no lançamento referindo que “Estamos cientes de que este é um plano ambicioso e que os desafios inerentes à sua implementação são enormes. Todavia, sendo nós os líderes desta Nação e tendo um conhecimento aprofundado das necessidades e anseios do nosso Povo, sabemos que este plano é viável e oportuno.”

A RTLPD concluiu com o endosso do Pacto de Desenvolvimento de Díli, um conjunto de compromissos em nome do Governo e dos parceiros de desenvolvimento da Nação, com vista a garantir a transição para um novo paradigma de colaboração em prol do desenvolvimento. Este Pacto de Desenvolvimento de Díli faz uso dos acordos globais sobre parcerias de desenvolvimento e aplicaos ao nível do País em Timor-Leste.

FIM



Portal electrónico: www.timor-leste.gov.tl


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP