Partido FRENTI-MUDANÇA constituído e pronto para as eleições de 2012

>> 20110721


Foto: Arquivo UMALULIK


A FRENTI-MUDANÇA irá competir com o partido FRETILIN nas eleições em 2012



Dili – O Partido Frente Reconstrução Nacional Timor-Leste–Mudança (FRENTI-MUDANÇA), foi oficialmente notificado, pelo Tribunal de Recurso (TR), como partido politico para concorrer às eleições gerais em 2012, como força política. Segundo as notícias do Jornal Nacional Diário (JND), na sua edição de Terça-Feira (19/07), ”a decisão final do Tribunal de Recurso institui a FRENTI-MUDANÇA como partido, para competir nas eleições gerais em 2012 (JND,19/07/2011, pag. 1 e 15)”.


Por outro lado, o Secretario-Geral do Partido Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), Mari Alkatiri, afirmou, no último congresso Distrital de Dili, do partido: “A Fretilin irá garantir a vitória esmagadora com uma maioria de 60% nas eleições gerais em 2012 (in Timor Post, 19/07/2011, pág.19) ”.


A esta afirmação, responde o fundador do Partido Frenti-Mudança, Vicente Maubocy, dizendo que “O Partido FRENTI-MUDANÇA irá competir com o partido FRETILIN, da liderança de Mari Alkatiri, nas eleições de 2012”.



Continua Vicente Maubocy: “O dr. Mari Alkatiri fez afirmações que são apenas um discurso político para desviar as atenções dos problemas internos e satisfazer-se psicologicamente. Na verdade, ele (Mari Alkatiri) apresenta dados ao efectuar uma análise sobre a sua previsão de alcançar uma vitória de 60% nas legisltaivas em 2012”, questiona o Fundador do Partido FRENTI-MUDANÇA.


“Como é que o Partido FRETILIN, liderado por Mari Alkatiri poderá ser vencedor e recuperar os votos perdidos dos que não votaram na FRETILIN nas eleições legislativas de 2007? Ainda por cima, com a existencia legal da FRENTI-MUDANÇA, sendo esta uma alternativa credivel e um espaço político para os eleitores da FRETILIN, que não se identifcam com o rumo do partido e a liderança de Mari Alkatiri, eles irão votar na FRENTI-MUDANÇA”.


No congresso do Partido FRETILIN em Maio de 2006, existiam duas listas que foram concorrentes à liderança do partido. Uma lista liderada pela dupla Lu´olo/Mari Alkatiri e outra lista, liderada por José Luis Guterres, que se candidatou ao cargo de Secretario-Geral e grupos da Fretilin Mudança (GFM), com destacados membros, como Vitor Costa, Vicente Maubocy, Jorge Teme, Cesar Moreira e entre outros. Naquela altura, a mesa do congresso, liderado por Estanislau da Silva, não deu à lista alternativa oportunidade de intervenção no congresso. O GFM desistiu do combate político contra a facção de Lu´olo/Mari Alkatiri. Também surgiram rumores de que haveria grupos armados infiltrados no congresso para intimidar os opositores à liderança de Mari Alkatiri. Nas eleições de 2007, o GFM suportou a candidatura do José Ramos Horta para as Presidenciais e alinhou com o CNRT, de Xanana, nas eleições legsilativas. O GFM, depois de efectuar uma longa consulta aos militantes e simpatizantes, finalmente constitui-se como um força política que irá concorrer às eleições gerais de 2012.






0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP