Expo Xangai 2010 | Recursos naturais exibidos por Timor-Leste chamam atenção
>> 20100622
Xangai, China - Os recursos naturais, o mar e o café são aquilo que mais desperta a atenção dos chineses que visitam o pavilhão de Timor-Leste na Expo 2010, em Xangai, a primeira exposição mundial em que o país asiático participa como nação independente.
Liquidoe, 13 de Maio de 2010 | Planta do café (sempre em andamento) *
"É a segunda nação mais recente presente na Expo 2010, depois de Montenegro", destacou Glória de Castro, a directora do pavilhão, em que três filmes projectam imagens sobre o país, do nascer ao pôr do sol.
Com o lema "Esteja connosco, esteja com a natureza", Timor-Leste participa pela primeira vez como nação independente numa exposição universal, depois de ter participado na Expo 98, em Lisboa, como região autónoma.
Areia Branca, Junho de 2010 | Mar e recursos : ) *
"Apesar das dificuldades que temos tido desde a independência, Timor-Leste tem tido um desenvolvimento acelerado, daí ser muito importante estar num certame como este", realçou, em declarações à agência Lusa.
"Os chineses que falam connosco mostram que aquilo que os alerta mais é o mar, o café e outros recursos naturais que mostramos nos filmes", destacou Glória de Castro.
"Dizem que o trabalho a desenvolver na ilha é muito importante nos próximos 10 a 15 anos e que pode haver muitas oportunidades se estiverem interessados", acrescentou.
A captação de investimentos é um tópico que vai estar na agenda da comitiva oficial liderada por José Ramos Horta, presidente de Timor-Leste, que vai participar no dia do país no recinto da Expo 2010, a 13 de Julho.
"Estão a ser preparadas reuniões com possíveis investidores por forma a dar a conhecer as potencialidades de Timor-Leste", realçou Glória de Castro.
Para o mesmo dia está agendada a actuação de grupos de canto e dança timorenses na Expo 2010.
Laga, 26 de Abril de 2010 | Mulheres timorenses, música e cor *
Timor-Leste é um dos sete países de língua portuguesa que participam na Expo 2010.
Portugal, Brasil e Angola têm pavilhões próprios nas áreas dos respectivos continentes; Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau têm stands dentro do pavilhão africano, que reúne diversas nações do continente. Timor-Leste apresenta-se com um pavilhão na zona da Ásia.
A Expo 2010 decorre de 01 de Maio a 31 de Outubro numa área de 528 hectares (dez vezes a Expo 98, em Lisboa).
É a maior exposição universal de sempre, com a participação de cerca de 240 países e organizações internacionais.(Angola Press | 22-06-2010 15:47)
* Fotografias: Marg. Az
1 comentários:
chin chin Expo-Xangai.
chin chin, pavilhões de Portugal e de Timor-Leste! :-)
Enviar um comentário