Atleta queniano vence a primeira Maratona histórica pela Paz em Díli

>> 20100622



Díli, 21 Jun (CPR) – Philimon Rotich, do Quénia, foi o vencedor do prémio de US$5,000 com uma histórica vitória na primeira Maratona de Díli. O atleta manteve um bom ritmo desde o início, tendo feito metade do percurso em 01:10 e alcançando a meta em 02:34:57.
“Adoraria voltar a competir no próximo ano,” revelou Rotich. “Achei o percurso bastante fácil e não tive grandes problemas. O maior desafio foi a temperatura. Estava muito calor”, afirmou.

“A competição esteve muito bem organizada e os timorenses que apoiaram os atletas ao longo do percurso foram fantásticos – a única coisa que desejo é que, no próximo ano, o vencedor seja um timorense,” acrescentou.

O queniano, embora com um avanço de 250 metros, foi seguido de perto por dois atletas timorenses: Augusto Ramos Soares e Zeferino Guterres Magalhães, que chegaram à meta apenas um minuto depois, com os tempos de 02:36 e 02:36:28, respectivamente.

Na prova feminina, Lucie Hardiman, de Darwin, Austrália, foi a vencedora, com um tempo total de 03:03:32, e expressou satisfação pela sua prestação na primeira parte do percurso, embora se queixasse do calor, como um grande desafio para manter o ritmo. À semelhança do vencedor da prova masculina, também Hardiman elogiou os organizadores: “Vou publicitar a maratona do próximo ano. Será ainda maior e melhor. Tenho competido em várias maratonas por todo o mundo e esta foi formidável.” Em segundo e terceiro lugares ficaram as timorenses Juventina Napoleão (aspirante, com 03:13:05) e a ex-campeã olímpica Aguida Amaral (03:22:26).

A UNPOL (Polícia da ONU) e a PNTL (forças policiais locais) garantiram que as ruas de Díli estivessem fechadas ao trânsito, tendo-se juntado a milhares de pessoas por toda a capital a apoiar os atletas. A meta foi animada por artistas locais que tocaram tambores e pelas multidões que se reuniram para assistir ao culminar do espectáculo. Ramos-Horta, foi o atleta mais aplaudido quando chegou à meta, rodeado de amigos, apoiantes e funcionários que se juntaram a ele na corrida dos 5 quilómetros pelos bairros centrais de Díli.

A primeira Maratona de Díli envolveu quatro eventos: uma maratona (42 quilómetros), uma meia maratona (21 quilómetros) e duas corridas desportivas, uma de 10 quilómetros e outra de 5 quilómetros. Nos quatro eventos participaram: 115 atletas na maratona, 193 na meia maratona, 287 na corrida dos 10 quilómetros e 675 na dos 5 quilómetros, perfazendo um total de 1270 atletas em representação de 28 países.


Fonte: Gabinete da PRDTL

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP