Em defesa dos valores e direitos das crianças

>> 20100602



Dia Mundial da Criança
Crianças timorenses comemoram o DIA em Coimbra

Em defesa dos valores e direitos das crianças

Coimbra, 30 de Maio de 2010

As crianças timorenses em Coimbra tiveram, hoje (30/05) em palco Centro Cultural Dom Dinis, um momento muito especial. A assinatura do programa apresentado por Yolanda Ximenes Pereira deu início a cerimónia com uma mensagem de felicitação, “FELIZ DIA MUNDIAL DA CRIANÇA”, a todas as crianças do mundo e timorenses em especial.

Esta é uma iniciativa organizada pelas mães timorenses residentes em Coimbra e conta com o apoio dos pais e a adesão dos membros e associados da associação dos Académicos Timorenses de Coimbra (ATC). O projecto teve vários apoios, entre os quais, dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), CIMPOR, DANCAKE e Adega Souselas. Na ocasião, a Co-corganizadora, Diniza Leong, fez questão de retribuir com agradecimentos em público pelo apoio e um agradecimento muito especial à Senhora Ministra da Justiça, Lúcia Lobato.

A cerimónia que foi organizada colectivamente pelas mães contou ainda com a presença da Sra. Rosa Marques (a representar os SASUC), o Vice-presidente dos ATC, Oswaldo Ximenes, e seus membros da Direcção Geral. Para além, estiveram presentes os honrados recém licenciados, Dra. Lourença Guterres, Dr. Joaquim Fernandes, Dra. Melisa Caldas e Dr. Egidio Carion.

Foi um dia proporcionado de modo muito especial para as crianças timorenses. A protocol do evento, Yolanda Pereira, iniciou a primeira intervenção do festival introduzindo o tema escrito em língua Tetum “LORON ABAN HAHU HO LABARIK SIRA NIA DIREITO BA EDUKASAUN”.

Elizita da Costa, organizadora do evento, proferiu o discurso inicial, centrando-se nas várias problemáticas que condicionam a vida das crianças, sobretudo o risco de perder os seus direitos básicos a educação de “ir a escola, ler, escrever…”, e a “protecção especial por parte da família, da comunidade e do Estado…”. Por isso, a organizadora se afirmou “oportuno” por ter conseguido associar a esta simples iniciativa, com um modesto apelo a todos a “renovar as responsabilidades”, em defesa dos valores e direitos das crianças.

A ideia partilhada por Saide Amade Lileza, representante dos pais, a qual referiu “era necessário valorizar ainda mais esta lúdica iniciativa para nossas crianças”. A mesma foi referida por Diniza Leong, em nome das mães, que diz “as crianças têm o direito de serem felizes”.

O tempo dos ilustres convidados. A associação dos ATC, representada pelo Vice-presidente, Oswaldo Ximenes, num breve apontamento, sublinhou a «importância da iniciativa e felicitando, em nome dos ATC, os meninos e meninas pela celebração do Dia Mundial da Criança». Quanto a representante dos SASUC, Sra. Rosa Marques fez uma brevíssima intervenção desejando que “seja bem-vindo ao Centro Cultural Dom Dinis e que tenha um bom dia”.

Chegou, finalmente, a hora do espectáculo destinado a crianças. Foi, então, promovendo multiactividades que têm como objectivo de ir ao encontro com a cultura luso-timorense e outros conteúdos de carácter educativo e de criatividade. Primeiro, os meninos, patrioticamente, cantaram em grupo-coral o Hino Nacional de Timor Leste, PÁTRIA. E de seguida, foi a interpretação de poesia em grupo representada por Júnior, Nina, Figo, Lena, Long e Michel. Logo a seguir, a apresentação da música e danças em temas diferentes. Uma dança tradicional timorense intitulada “Suru-boek” e outro tema infantil português “a Panda vai à escola”.

Ainda na sessão da criatividade, as crianças, foram simplesmente extraordinárias, mostraram os seus trabalhos de desenhos individuais ao público presente. Mas antes, elas tiveram que assistir uma aula especial sobre a história “A Origem da Ilha de Timor” interpretada por Sr. António da Cruz Ximenes.

Finda a cerimónia, a Yolanda Pereira deu encerrada o programa a agradecer a todos pela presença, antes de cortar o BOLO DO DIA enfeitado por Miguel Nuak e Sra. Maria Auxiliadora Domingues Paiva.

No final houve lembranças para todos, um pequeno gesto apenas para assinalar a presença destas magníficas crianças neste Dia! É de salientar que a celebração foi positiva do ponto de vista da organização. Quanto as crianças, surpreendentemente, foram fantásticas e terminaram devidamente satisfeitas, depois de uma tarde extradivertida. As mães, como é obvio, orgulhosas! E os pais…, claro, siapa dulu donk Bapaknya! *AFAF

ATConline

Notícias: NCS/ATConline Edição do texto: Redação Publicação do artigo: 30-5-2010

3 comentários:

Anónimo,  quarta-feira, 2 de junho de 2010 às 17:56:00 WEST  

Obrigado Margarida, elas merecem mais do que isso! AFAF

Margarida Azevedo quinta-feira, 3 de junho de 2010 às 12:28:00 WEST  

Vamos continuar a lutar para que todas as crianças, sem excepção, tenham o usufruto dos seus direitos! Não é uma tarefa fácil e vai ser morosa mas com pessoas como vocês, há mais um raio de esperança!

Aqui, em Timor, estou algo preocupada com a educação das crianças ... Oxalá as coisas mudem.
As mentalidades não ajudam, porque há muitos receios e medos entre as famílias mais carenciadas.
Não desistiremos! E por enquanto, resistir é vencer.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP