Povo de Timor-Leste saíu à rua para festejar vitória portuguesa no Mundial

>> 20100621

in Notícias Sapo aqui

Povo de Timor-Leste saíu à rua para festejar vitória portuguesa no Mundial

21 de Junho de 2010, 16:32

Díli, 21 jun (Lusa) -- Foram sete vezes que a multidão festejou hoje no jardim do Palácio do governo de Timor-Leste, onde um ecrã gigante transmitia o Portugal--Coreia do Norte, mas a festa maior foi depois, nas ruas de Díli.

"Viva Portugal, viva Portugal", ouvia-se gritar no final do jogo, acenando com bandeiras vermelhas e verdes, na noite em que o povo saiu à rua para festejar o "vendaval de golos" da seleção portuguesa.

Esse povo, que a mais de vinte mil quilómetros fala mais tétum do que português, ficou hoje mais orgulhoso do passado comum com Portugal e não quis saber das horas tardias, passeando por Díli em caravanas de camionetas apinhadas de gente, de carros, de motorizada, buzinando, ou em grupos a pé cantando "vitória".

Os timorenses acreditaram na seleção portuguesa, apesar de terem sofrido na alma o empate com a Costa do Marfim.

Manuel Cáceres da Costa, um timorense "fã" de Portugal, no início da partida, lamentou o empate anterior, mas vaticinou a vitória de hoje.

"No primeiro jogo houve um empate e agora toda a população espera que Portugal vença este jogo para poder prosseguir. Tínhamos o desejo de que Portugal ganhasse o primeiro jogo, mas como a bola é redonda o resultado saiu um empate e acontece no futebol. Hoje é um dia determinante que vai ser de regozijo para todos os timorenses. Estou convicto de que vão apostar toda a sua competência e ganhar o jogo", afirmou.

Apesar do empate frente à Costa do Marfim, voltou na noite de hoje ao jardim do palácio do governo, tal como muitos timorenses, com a bandeira de um país que já foi o seu, para ver jogar e aplaudir Cristiano Ronaldo e companhia.

"Timor-Leste tem um laço emocional e histórico com Portugal, pelo que é óbvio que a maioria dos timorenses apoia a seleção portuguesa neste Mundial", comentou.

"Portugal, Portugal, Portugal" e "força Portugal" foram frases a muitas vozes durante os 90 minutos, como se o vento levasse o incentivo até ao relvado, na África do Sul.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa / Fim

MSO, aqui




Entretanto, repescando uma notícia do Record aqui, do passado dia 17 de Junho, leia-se:



20 jovens timorenses assistidos no hospital de Díli
EXCESSO DE ÁLCOOL E ACIDENTES NA NOITE DO PORTUGAL-COSTA DO MARFIM

Duas dezenas de jovens deram entrada no banco de urgência do Hospital Guido Valadares, em Díli, em resultado de excesso de álcool e de acidentes, na noite do jogo Portugal-Costa do Marfim, na terça feira. Fonte hospitalar relacionou o elevado número de entradas na urgência, durante e após o jogo de futebol, com o desafio do Mundial'2010. Milhares de jovens timorenses juntaram-se em frente ao Palácio do Governo, no dia 15, para assistir à transmissão televisiva do jogo entre Portugal e a Costa do Marfim. Às 21.30 locais, cerca de hora e meia antes do jogo, já o trânsito era intenso nas estradas de acesso ao Palácio, em Díli, com a chegada ruidosa de caravanas, de motos e de camionetas de caixa aberta, apinhadas de gente. "O jogo entre Portugal e Costa do Marfim, transmitido em direto (23 horas locais) levou muitos jovens a saírem de casa e a darem a volta a Díli, em caravana, e 21 pessoas entraram na urgência nessa noite, por ter bebido demais e por acidentes de motorizada, na maioria quedas, sob o efeito do álcool", disse Lolita Maria, da triagem hospitalar, citada pela imprensa local. Data: Quinta-Feira, 17 Junho de 2010 - 10:20

Vai ser bonito dia 25/06...

6 comentários:

Margarida Azevedo segunda-feira, 21 de junho de 2010 às 19:54:00 WEST  

Passarei a ligar a futebol qdo TL tiver a sua equipa nestes jogos. Até lá ... a coisa passa mais ou menos ao lado : )

E passa mais pelo lado de cá ; )

Anónimo,  terça-feira, 22 de junho de 2010 às 13:43:00 WEST  

Depois não te queixes que não percebes alguma coisa. Então és adepta de "alta competição" apenas?

Só ligar quando TL estiver num Mundial?!

A questão era apenas sentir o que se passava no mundo com a inusitada mas ainda bem que aconteceu, vitória de PT.

Margarida Azevedo terça-feira, 22 de junho de 2010 às 14:40:00 WEST  

Perdeste uma boa oportunidade de estares calado ... Fica bem.

Margarida Azevedo terça-feira, 22 de junho de 2010 às 14:46:00 WEST  

E sabes que mais, realmente expressei-me mal. Gostaria de ver uma equipa de Timor-Leste em qquer lado, não alinho nos clubes vencedores por desporto como muito bem sabes.
Com amigos assim ...

Anónimo,  quarta-feira, 23 de junho de 2010 às 00:25:00 WEST  

http://www.facebook.com/video/video.php?v=126985487340400#!/video/video.php?v=126985487340400&ref=mf

depois do jogo com a Korea del Norte... nem a rtp conseguiu mostrar umas imagens

Anónimo,  sexta-feira, 9 de julho de 2010 às 22:29:00 WEST  

Só gostava de saber o que anda por lá a fazer o Francisco Piedade...
Uns copos, uns mergulhos nas piscinas, garinas a acompanhar e tá feito!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP