Governo liderado por Xanana Gusmão completa 1º ano de mandato

>> 20080808



O IV Governo Constitucional de Timor-Leste, resultante da aliança AMP, assinala hoje o seu 1º aniversário!

Este Governo não teve um primeiro ano fácil.

Para além de ter de lidar com duas questões bem difíceis - 100.000 deslocados internos e o "caso dos peticionários", o próprio Chefe do Governo, Xanana Gusmão e o PR Ramos-Horta, foram alvo de atentados, cujas consequências, felizmente, foram ultrapassadas com sucesso.

Este Governo foi capaz de dar resposta às várias e difíceis situações que teve de enfrentar, e a situação político social melhorou significatibvamente.

A população de Timor, apesar de ainda enfrentar grandes dificuldades económicas e sociais, sente-se mais segura e com esperança no futuro.

Foi neste primeiro ano de governação que se lançaram as bases para reforma administrativa, que se impunha e se lançaram as bases necessárias para o arranque de grandes projectos, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento económico.

Foi um ano para "arrumar a casa", como se usa dizer.

O problema dos IDP e o dos peticionários estão na fase final da sua resolução.Os Veteranos e as Vítimas da Luta, viram, finalmente, o seu sacrifício e entrega publicamente reconhecidos e recompensados, com a justa atribuição de subsídios e "indemnizações".

As instituições de Defesa (F-FDTL) e de Policiamento (PNTL) "reconciliaram-se" e trabalham de forma unida e concertada para a manutenção da estabilidade social. Exemplo claro dessa unidade foi o sucesso da "Operação Halibur" criada para a captura dos responsáveis pelos atentados de 11 de Fevereiro.

As ruas da capital estão mais limpas e seguras, as pessoas mais confiantes!

Mas, o Governo da AMP tem ainda muito trabalho pela frente, e certamente não irá baixar os braços perante os enormes desafios que o futuro lhe reserva.


Feliz Aniversário e um 2º Ano de mandato repleto de sucessos!

5 comentários:

Anónimo,  domingo, 10 de agosto de 2008 às 14:54:00 WEST  

Parabens e muito sucesso ao IV Governo Constitucional da AMP.

Moriae domingo, 10 de agosto de 2008 às 17:13:00 WEST  

Feliz aniversário!!!

E cito Fernando Lasama : "“Não há meios para eleições antecipadas e a situação está na boa direcção. O povo sabe que as eleições gerais serão para 2012”."

O contexto é uma 'notícia' onde aparecem as palavrinhas raivosas do Santo Malkatiri. Cambada de mafiosos ...

Viva Timor-Leste!!! Viva Xanana e os Timorenses e já agora toda a gente de bem...

Abraço, Lena!

Moriae domingo, 10 de agosto de 2008 às 17:16:00 WEST  

Esqueci-me de fornecer a ‘fonte’... Ei-la:
"Instabilidade e corrupção marcam aniversário do Governo" ( http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=54&ContentId=256193)

Lindo título .... nada faccioso .... Estes jornalistas kldshlkdhfd ....

Anónimo,  segunda-feira, 11 de agosto de 2008 às 02:36:00 WEST  

Querem sensasionalizar as coisas quando a realidade no terreno e' uma de continuada paz e serenidade, os problemas os campos de deslocados vao fechando uns atras dos outros, o povo vai ganhando cada vez mais confianca no governo e nas instituicoes de seguranca, ...

Mas compreende-se que para alguns seja contraproducente para os seus interesses, sejam quais forem, de reconhecer essa realidade optando por tentar pintar uma cenario bem mais negro e longe da realidade timorense.

Nao faz mal. Os caes ladram e a caravana passa.

Moriae segunda-feira, 11 de agosto de 2008 às 03:57:00 WEST  

Sem dúvida!!!
E só me resta desejar um excelente dia em Timor!

Abraço da amiga M.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP