Pavilhão de Timor-Leste. Foto
daqui "Xangai, China, 13 jul (Lusa) – O Presidente de Timor-Leste considera que a participação do país na Expo 2010, em Xangai, na China, é um momento histórico, salientando o facto de ser a sua primeira presença como Estado independente numa exposição.
À Agência Lusa, José Ramos-Horta lembrou, contudo, a presença de Timor-Leste – como território não autónomo – na Expo 98, em Lisboa, realçando “o apoio do Estado português, da sociedade civil portuguesa”, que tornou a participação um “grande sucesso”.
“Hoje, estamos aqui, pavilhão de Timor, de país independente, noutra fase da vida de Timor-Leste”, reconheceu o chefe de Estado - o primeiro de língua portuguesa a marcar presença na exposição universal, classificando a participação do país como um “bom investimento para publicitar a História, a cultura, a atual realidade, o futuro de Timor-Leste dentro do tema desta Expo 2010”.
Ramos-Horta revelou ainda satisfação pelo número de visitas que o pavilhão onde se encontra o espaço timorense está a ter.
“Temos aparentemente 30 mil visitantes por dia no nosso pavilhão, o que significa perto de um milhão por mês, o que significa cinco, seis milhões [durante a Expo 2010]”, realçou.
Com o lema “Esteja connosco, esteja com a natureza”, Timor-Leste – que hoje assinala o seu dia na Expo 2010 - é a segunda nação mais recente presente no certame, depois de Montenegro.
O país é um dos sete Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que participam na exposição.(...)" (
Lusa/Fim)
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA EM http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=11292309
Read more...