Governo lança portal electrónico oficial segundo a nova Política Nacional de Meios de Comunicação Social

>> 20100330


COMUNICADO  DE  IMPRENSA
Secretário de Estado do Conselho de Ministros e

Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste

Ágio Pereira



30 de Março de 2010

Díli, Timor-Leste



Com vista à modernização dos sistemas de comunicações do País e à melhoria da prestação de informações para a comunidade doméstica e internacional, o Governo de Xanana Gusmão irá lançar o novo portal electrónico do Governo na terça-feira, dia 30 de Março de 2010, em Díli.



O portal electrónico é produzido em três línguas – tétum e português, que são as duas línguas nacionais; e inglês, para ser de uso generalizado. O portal contará com uma equipa dedicada de profissionais timorenses da Secretaria de Estado do Conselho de Ministros, cujas funções inclui a gestão de todos os meios de comunicação social e informações do Governo.



O portal electrónico entrará em funcionamento na tarde de terça-feira, dia 30 de Março no seguinte endereço:






O portal incluirá as últimas notícias, uma secção de história, ligações a recursos importantes e a Ministérios, próximos eventos, apresentações multimédia e acesso aos comunicados de imprensa mais recentes do Governo.



O portal electrónico será um ponto de acesso fundamental para a exploração de Timor-Leste enquanto Nação, constituindo também um passo na abertura do País à rede global mais vasta através de utilizadores da internet. Será igualmente possível partilhar o tecido cultural único e a identidade nacional do País, bem como juntar as comunidades globais para promover Timor-Leste, o que será o aspecto mais importante.



O lançamento do portal electrónico faz parte de uma Política Nacional sobre Meios de Comunicação Social (PNMCS) abrangente, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 24 de Março de 2010 e que irá, entre outras coisas, promover um maior acesso a fontes públicas de informações, desenvolver mecanismos mais fortes de recolha e disseminação de informações no País, em especial nas áreas rurais, e criar oportunidades ao nível da formação em meios de comunicação social com o intuito de melhorar a quantidade e a qualidade dos profissionais nacionais nesta área.



O princípio fundamental que sustenta a PNMCS é a formalização e melhoria dos meios de comunicação social nacionais através de mecanismos legislativos para defesa da sua independência, em conformidade com a melhor prática a nível mundial.



A política contém um esquema de acreditação profissional que será gerido por órgãos independentes dos meios de comunicação social, de modo a aumentar a capacidade e a garantir que os direitos dos jornalistas são protegidos para assim possibilitar a existência de meios de comunicação social justos, imparciais e independentes.



O Secretário de Estado Ágio Pereira, o arquitecto por detrás da PNMCS, afirmou que “As instituições em Timor-Leste são jovens, tal como o são os meios de comunicação social. Desta forma precisamos investir nos meios de comunicação social e desenvolvê-los enquanto pilar independente do Estado, a fim de aumentarmos a transparência e a responsabilização e de garantirmos que a nossa Nação está a par das notícias e dos eventos actuais, sem nunca ser induzida em erro ou manipulada por meio de interferências. Esta política defende a dignidade da profissão e apoia a sua evolução no futuro. O impacto desta política no desenvolvimento nacional, tendo presente o potencial de criação de emprego neste importante sector assim como as reformas administrativas a serem implementadas segundo Leis relevantes a serem aprovadas no Parlamento Nacional, é imensurável.”

FIM



Para mais informações é favor contactar:


Ágio Pereira +670 723 0011


Correio electrónico:
agiopereira@cdm.gov.tl
ou
govtlmedia@gmail.com

Portal electrónico:
www.timor-leste.gov.tl

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP