Governo de Timor-Leste on-line

>> 20100330


A área da Comunicação merece uma atenção particular, que o Governo Timorense se propõe realizar e consolidar ao longo do presente mandato. A par de outras acções estruturais em curso, como o processo de descentralização do Estado ou a conversão da televisão do Estado em Empresa Pública extendendo o sinal de TV a todo o território Nacional, daremos também uma atenção especial aos novos meios tecnológicos como a internet, colocando o seu potencial ao serviço do processo de aproximação do Estado aos cidadãos e ao mundo.

No âmbito do processo de Reforma Administrativa, o IV Governo Constitucional reconhece ser de importância vital melhorar substancialmente a acessibilidade dos cidadãos à informação. Informar os cidadãos sobre os assuntos relacionados com a acção governativa é não apenas necessário para melhorar a qualidade da relação entre o Estado e os cidadãos, mas é também um passo importante para que Timor-Leste caminhe de forma segura no sentido da plena democracia, promovendo a consciência cívica e a participação activa das populações nas questões que dizem respeito a todos os Timorenses.

Uma componente importante deste trabalho passa pelo lançamento do novo Portal on-line do Governo, com conteúdos informativos e utilitários, actualizados regularmente e orientados para públicos-alvo especificos. Em primeiro lugar desejamos ir ao encontro dos cidadãos Timorenses, residentes em Timor-Leste e no estrangeiro, procurando encurtar a distância com todos os cidadãos. Em segundo lugar desejamos cativar o público estrangeiro, dar a conhecer o nosso país, as nossas paisagens, o nosso povo, a nossa cultura e ainda as condições que estamos a criar para promover as áreas do Investimento e Turismo e receber da melhor forma os investidores estrangeiros que desejem participar no desenvolvimento de Timor-Leste.


Fica o nosso convite.

Venha navegar connosco!

2 comentários:

Margarida Az terça-feira, 30 de março de 2010 às 21:53:00 WEST  

Governo de Xanana Gusmão lança portal electrónico em três línguas
- 30-Mar-2010 - 11:34


O Governo timorense lança hoje o seu portal electrónico em três línguas, tétum, português e inglês, com o objectivo de prestar mais informações ao público em geral sobre a Administração, divulgou hoje em comunicado o porta-voz do Executivo.


Ágio Pereira, que é também secretário de Estado do Conselho de Ministros, referiu que “o lançamento do portal electrónico faz parte de uma Política Nacional sobre Meios de Comunicação Social (PNMCS) abrangente, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 24 de Março de 2010 e que irá, entre outras coisas, promover um maior acesso a fontes públicas de informações”.

O portal irá também “desenvolver mecanismos mais fortes de recolha e disseminação de informações no país, em especial nas áreas rurais, e criar oportunidades ao nível da formação em meios de comunicação social com o intuito de melhorar a quantidade e a qualidade dos profissionais nacionais nesta área”.

“O princípio fundamental que sustenta a PNMCS é a formalização e melhoria dos meios de comunicação social nacionais através de mecanismos legislativos para defesa da sua independência, em conformidade com a melhor prática a nível mundial”, lê-se no documento.

“As instituições em Timor-Leste são jovens, tal como o são os meios de comunicação social. Desta forma precisamos investir nos meios de comunicação social e desenvolvê-los enquanto pilar independente do Estado, a fim de aumentarmos a transparência e a responsabilização e de garantirmos que a nossa Nação está a par das notícias e dos eventos atuais, sem nunca ser induzida em erro ou manipulada por meio de interferências”, acrescentou Ágio Pereira.

A nota informa ainda que “o portal electrónico será um ponto de acesso fundamental para a exploração de Timor-Leste enquanto Nação, constituindo também um passo na abertura do país à rede global mais vasta, através de utilizadores da Internet”.

O site governamental, além das informações e notícias sobre o Governo, terá links para saber como investir em Timor-Leste, formulários para pagamentos de impostos e uma ligação para a consulta do Jornal da República.

O portal electrónico está disponível no seguinte endereço: www.timor-leste.gov.tl.

Margarida Az terça-feira, 30 de março de 2010 às 21:54:00 WEST  

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=25948&catogory=Timor%20Lorosae

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP