Empresas chinesas interessadas no sector eléctrico de Timor-Leste

>> 20100318




Díli, Timor-Leste, 17 Mar - Empresas chinesas estão interessadas no sector eléctrico em Timor-Leste, tanto na produção como na distribuição, disse terça-feira em Díli o embaixador da China em Timor-Leste, Fu Yancong.

O embaixador desmentiu, contudo, intenções chinesas na exploração de gás natural e de petróleo do Mar de Timor.

"Até agora ainda não ouvi nenhuma empresa chinesa interessada em participar na exploração e transformação do petróleo e gás do Mar de Timor", afirmou o diplomata, revelando que a única ajuda a Timor-Leste nessa área foi a realização de estudos sobre as potencialidades da exploração em terra, oferecidos ao governo timorense.

Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, o embaixador admitiu que “há algumas empresas chinesas interessadas em participar em projectos de construção de infra-estruturas em Timor-Leste”, mas esclareceu que as áreas onde investem não são uma decisão governamental.

Fu Yacong adiantou que até à data a ajuda chinesa a Timor-Leste incluiu a construção dos edifícios da Presidência e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Outros projectos apoiados pela China são a construção de 100 apartamentos para alojamento de militares que já começou, o futuro edifício do Ministério de Defesa que está em fase de projecto e a construção de uma escola primária que vai começar em breve.

No domínio agrícola, a plantação de arroz é um dos projetos mais emblemáticos da cooperação chinesa, pela introdução de arroz híbrido, em substituição do que é tradicionalmente cultivado em Timor-leste, com o apoio técnico providenciado pelo governo chinês.

Em dois anos consecutivos, o híbrido chinês, cuja produção é várias vezes superior, tem conseguido boas colheitas em solo timorense e já foi assinado o acordo entre as duas partes para avançar para a segunda fase, estendendo o projeto e promovendo a divulgação do arroz híbrido junto dos agricultores.



0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP