Para combater a Pobreza e as Necessidades Especiais
>> 20090117
"Poor people are disproportionately disabled, and people with disabilities are disproportionately poor.” Robert Holzmann, Former Director of the World Bank's Social Protection Department.
"Este website faz propostas e dá sugestões sobre como incluir pessoas com deficiência nas estratégias nacionais de redução da pobreza (PRS).
O capítulo 1 “PRS para principiantes” dá um apanhado geral do processo PRS, com uma definição resumida do que é, do seu uso e das suas partes interessadas, bem como das abordagens de PRS e deficiência.
O capítulo 2 “Como iniciar um processo de PRS e deficiência” propõe vários passos para começar um processo com o objetivo de incluir problemas relativos à deficiência nos PRS nacionais.
O capítulo 3 “Pontos de entrada da sociedade civil no processo PRS” explica as três principais fases de um PRS (formulação, implementação e monitoramento e avaliação), e indica possíveis pontos de entrada para a participação da sociedade civil.
O capítulo 4 - “Estudos de Caso” – dá um resumo das experiências de quatro países (Honduras, Bangladesh, Serra Leoa, Tanzânia, Camboja e Vietname), mostrando como as organizações de deficientes e para pessoas deficientes se engajaram nos seus processos nacionais de PRS.
O capítulo 5 – “PRS e as partes interessadas” apresenta elementos importantes da abordagem PRS, da sua estrutura, desenvolvimento e conteúdo. Dá também uma visão geral dos grupos interessados, das suas estruturas organizacionais internas, dos seus vínculos mútuos e das relações entre eles. Este capítulo apresenta diferentes opiniões sobre a abordagem PRS e os seus vínculos com a questão da deficiência.
O capítulo 6 - “Deficiência” - apresenta, primeiramente, os diferentes modelos, abordagens e definições de incapacidade, deficiência, desvantagem, etc. Depois, identifica os setores-chave que, dentro do conceito de PRSP, são os mais relevantes para a deficiência: saúde, reabilitação, proteção social, educação, emprego e acessibilidade. Ao mesmo tempo, este capítulo visa estimular a integração da deficiência em todos os setores do PRSP. Nele, são dadas informações de fundo que servem de base para analisar a relação entre o PRSP e a questão da deficiência em cada país.
O capítulo 7 - “Gestão de Projetos e Processos” - traz informações gerais sobre negociações e gestão de projetos e processos, visando a facilitar o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia nacional unificada para os grupos interessados em deficiência em geral e, mais especificamente, a respeito do processo PRS. Introduz os conceitos de auto-avaliação organizacional e análise dos grupos interessados: essas ferramentas permitem avaliar os potenciais existentes das ODs e, adicionalmente, oferecem uma base para o trabalho em rede.
O capítulo 8 – “Lobby e advocacia: influir nas políticas” - apresenta diferentes formas de influir nas políticas, tais como militância, atividades de lobby e campanhas. Nele, propõem-se várias técnicas de comunicação e maneiras de contatar e persuadir representantes-chave no processo nacional de PRS.O capítulo 9 “Ferramentas para oficinas” contém possíveis agendas para oficinas e propõe ferramentas para facilitar os debates e o processo de planejamento. Oferece, ainda, mais informações sobre questões específicas."
O presente conteúdo/website contém a versão revista do manual que foi originalmente parte integrante do projecto “Documento de Estratégia para Redução da Pobreza e Deficiência”, iniciado por Judy Heumann, Disability Advisor of the World Bank, com o apoio de um fundo alemão (via GTZ/BMZ). Em 2005, este projecto foi implementado pela Christoffel-Blindenmission (CBM) e Handicap International em cooperação com outras organizações germânicas e tanzanianas ligadas a pessoas com deficiência e ainda com outros organismos ligados à área da deficiência. O projecto era constituído por duas partes: a produção de materiais sobre os Documentos de Estratégia para a Redução da Pobreza (PRSPs) e deficiência (a cargo da Handicap International) e, por outro lado, a implementação de um workshop sobre PRSP na Tanzânia (através da CBM).
- Página inicial
- Acessibilidade
- Contacto
- Mapa do Site
- Informação editorial
- Agradecimentos
- Glossário
- Como usar este website
- Download
- 1 PRS para iniciantes
- 2 Como iniciar um processo de PRS e deficiência
- 3 Pontos de entrada da sociedade civil no processo PRS
- 4 Estudo de casos
- 5 PRSP e as partes interessadas
- 6 Deficiência
- 7 Gestão de projetos e processos
- 8 Defesa de interesses e lobby: influindo nas políticas
- 9 Ferramentas de workshop
- Workshop agendas
- Oficina inicial sobre PRSP e deficiência – 6 módulos
- Oficina “Deficiência e PRS no Camboja”
- Oficina inicial sobre PRSP e deficiência – programa proposto Libéria
- Vietname: Oficina inicial “Dimensão inclusiva do PRSP”
- Vietname: Esquema da oficina: “Diferentes entendimentos de deficiência - Deficiência e políticas públicas: Estratégias de conscientização
- Vietname: Defesa de interesses e lobby
- Oficina sobre PRS e deficiência na Tanzânia
- Ferramentas - seção temática
- Workshop agendas
- Pesquisar
0 comentários:
Enviar um comentário