Propaganda óbvia

>> 20081223

... e muito bem colocada, os meus parabéns à Lusa que é mestre em espalhar os seus panfletos, leia-se, textos...

Ora, a que me refiro? É simples ... a uma notícia que tem o seguinte título: "Timor-Leste: Situação de "anarquia" pode reeditar distúrbios - ONU"
«A situação de "anarquia" em que se encontra Timor-Leste pode desembocar na reedição dos distúrbios que dividiram o país em dois em 2006, causando mortos e desalojados, segundo informação confidencial da ONU publicada hoje por um jornal australiano." (...)» (Lusa/DN)
Interrogo-me sobre quem será a tal fonte "confidencial da ONU" ... Uma coisa é certa, esta notícia pode estar disseminada por todo o lado mas para mim, vale o que vale isto é, nada!
*****
Bom, enquanto dei outra 'vista de olhos' pela Net, descobri que afinal parece haver mesmo um relatório (para ler a notícia, clique na imagem s.f.f.).
"EAST Timor risks a repeat of the anarchy that gripped the country in 2006, as it has a dysfunctional police force, a chaotic justice system, a divided political leadership grappling with "dismal" social problems and an economy facing a "precipitous fall" in oil revenue." (...)" (East Timor 'at risk of anarchy' says UN report)
Curiosamente, a situação tornou-se mais clara ...

A sugestão que deixo é a seguinte:
  • experimente comparar a tradução da Lusa ao texto original;
  • se tiver disponibilidade, deixe o seu parecer em comentário!
Grata!

5 comentários:

Anónimo,  terça-feira, 23 de dezembro de 2008 às 23:03:00 WET  

A traducao da Lusa e de alguem que nao percebe patavina de Ingles e muito menos Portugues.
O Shakespeare nao se importara, mas o olho cego de Camoes, passara a ver.

Um Abraco

Le Mau Dick

Anónimo,  quarta-feira, 24 de dezembro de 2008 às 01:34:00 WET  

O mais grave ainda e' o eco que estao a dar a estas noticias que nao servem outros interesses senao os interesses daqueles que nao querem que o gasoduto do Greater Sunrise va para Timor e que ja descobriram que questoes financeiras e tecnicas a parte, uma suposta situacao de eminente anarquia e instabilidade politica em Timor e' um um dos muito pouquissimos argumentos que agora lhes resta para tentar inviabilizar a proposta timorense e levar o gasoduto para Darwin Australia.

Engracado tambem que estas noticias esta a sair praticamente nas vesperas da apresentacao do plano que o governo timorense devera apresentar nos primeiros meses de 2009.

Margarida quarta-feira, 24 de dezembro de 2008 às 01:38:00 WET  

Sem mais ...
estas pessoas têm uma máquina propagandista muito forte. Até ao dia em que mais vozes se levantem. Sem suplantar ninguém... apenas para falar sobre os assuntos, realidade e abolir o velho sistema 'instrutivo' do género exemplificado.

:)

Anónimo,  quarta-feira, 24 de dezembro de 2008 às 21:48:00 WET  

A crise de 2006 foi pródiga nessas manobras. Continuam, pois o que lhes interessa é que uma série de gente, em especial jornalistas, "entrem" no ram-ram que sempre tentaram incutir. Foi assim que uma desFelícia aterrou em Timor, foi assim que um PRM a antecedeu, foi assim que um António Sampaio lá esteve e será certamente assim que uns outros quantos vão continuar...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP