Mari Alkatiri em Portugal - Sic Notícias [Vídeo]

>> 20080610

"O mundo tem os olhos em Timor"


«O ex-primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, preside o maior partido da oposição e senta-se no Parlamento no lugar de deputado. Actualmente em Portugal, vindo de Angola e em vias de partir para os EUA, o secretário-geral da Fretilin anda pelo estrangeiro a reunir apoios. Alkatiri considera que falta pouco para o Governo de Xanana Gusmão chegar ao fim.

Mari Alkatiri tenta reunir apoios para voltar a governar»

Fonte: SIC (Publicação: 09-06-2008 22:54 | Última actualização: 09-06-2008 23:11)

Comentário:

4 comentários:

Anónimo,  quinta-feira, 12 de junho de 2008 às 02:44:00 WEST  

"Pescado" no TLN:

« “Fomos quase sempre elogiados...” diz Alkatiri.

Elogiados em quê? Elogiados teriam que ser.
Agora o Banco Mundial, a ONU e o FMI/IMF não iriam elogiar Alkatiri?
Se dissessem que algo estava mal, tal significaria automaticamente que a missão da ONU, o Banco Mundial e o FMI, e todas as agências internacionais, eram uns incompetentes em Timor.

Já viram a fachada?
O que Alkatiri não quer dizer é que a ONU e as agências internacionais sempre o avisaram que iria haver problemas de lei e ordem e segurança do Estado, caso ele continuasse com o seu estilo arrogante, caso ele continuasse a comandar a Polícia e a interferir nas Forças da Defesa, a politizá-las constantemente.

Quantas vezes a ONU o avisou deste perigo de má governação!...
Mas Alkatiri, arrogante como sempre, ignorou sempre estes avisos.

Porquê? – Porque só Alkatiri sabe, ninguém mais pode saber!

Leiam bem os relatórios do Banco Mundial sobre a governação de Alkatiri, mas leiam com muita atenção.

Após umas páginas ‘gabando’ Alkatiri, começa a enumerar tudo o que deve ser feito para poder se poder ter um bom Governo.
E tudo o que devia ser feito, foi exactamente tudo o que Alkatiri não quis fazer.

Por isso se deu a crise de 2006.

Alkatiri, sempre focalizado na sua luta pelo poder dentro do partido, contra tudo e contra todos, contra Rogério Lobato, contra Abel Larisina, contra José Luís Guterres, usando a táctica de dividir para reinar.

Por outro lado, Alkatiri tudo fez para enriquecer os seus familiares com o dinheiro do Estado.

Esta é a boa governação de Alkatiri, da qual todos quase sempre o elogiaram.
Elogiaram Alkatiri porque enriqueceu a família e a sua clique de camaradas que o obedecem cegamente?!

Por isso, na recente reunião em casa do Alkatiri, este virou-se para os camaradas e disse: eu sempre vos defendi, fiz tudo por vós, e agora, nenhum de vós me defende. Esta declaração de Alkatiri, em sua casa, à frente dos próprios camaradas, fala por si só. Diz tudo.

Está abandonado e já ninguém o defende.
Por isso, foi procurar “apoios” em Lisboa, Luanda e Maputo.

Porque, em Timor, ninguém mais lhe dá importância… »

Anónimo,  quinta-feira, 12 de junho de 2008 às 13:30:00 WEST  

Sendo como ele e' tambem nao podia dar em outra coisa. E quanto mais tempo a Fretilin (leia-se Alkatiri) estiver fora do poder mais eles o vao abandonando em maiores numeros porque Alkatiri ja nao estara em posicao de os 'defender' (os interesses esta claro).

Moriae quinta-feira, 12 de junho de 2008 às 22:54:00 WEST  

A simplicidade de Xanana é a melhor resposta para as pessoas inteligentes e dignas.

Alkatiri é sinónimo de inúmeras manobras, ou estarei enganada? - e os seus seguidores ainda pioram as coisas ...

O tempo, o tempo é valioso em circunstâncias deste género. Certo é, pelo menos para mim, que não devem ser permitidas manobras 'estranhas' (termo leve, bem sei ...)

Timor-Leste, deste coração, toda a solidariedade.

M.

Anónimo,  sábado, 14 de junho de 2008 às 18:30:00 WEST  

O mais engraçado é que há pessoas que têm uma leitura da Constituição pela metade.

O sr. Alkatiri não sabe ler a Constituição. Não lhe convém lê-la. Convém sim ter colocado na opinião pública "a sua opinião". Chama ao Mundo algo que está muito atento a Timor-Leste... com os olhos lá postos como se O Mundo fosse a Fretilin e a Fretilin O Mundo... cheira a mais do mesmo. Pois está, o Mundo está com os olhos postos em Timor-Leste pelos "grandes acontecimentos" dos quais o sr. Alkatiri em absoluto desconhece a origem. 2006 ~ Fevereiro 2008...

Diz ter "provas" da má governação de Xanana Gusmão... mas não apresenta queixa nos Tribunais competentes? Tem provas e vem mostrá-las a quem? Com que objectivo? Que Portugal, Angola, Eua, Moçambique e outras nações interfiram em favor do sr. Alkatiri que não conseguiu juntar a força (democrática) suficiente para governar? A Fretilin ganhou o quê? As eleições? Não, não ganhou. Foi sim o partido mais votado. Quanto ao resto teve a resposta à altura.

Como se viu, sendo a Fretilin o partido mais votado, e que de facto e de jure, está na oposição... se entendem de outro modo não percebo onde está isso defendido e escrito mas siga... tudo fará para deitar abaixo Xanana. Já o tentou, felizmente não o conseguiu. Sabe que não o conseguirá. Não quero pensar no pior...

O sr. Alkatiri tem um problema. A recolha de apoios que costuma fazer não é para o Povo timorense, mas sim para o seu partido. É por isso que tem vindo a perder a influência que nunca teve em termos históricos em Timor-Leste. É mais conhecido em Moçambique, Angola, Malásia, Austrália e China... desejo-lhe a maior das boas-viagens... quanto mais politizar mais evidente se tornará a queda...

Como muito bem disse o sr. Alkatiri: faltam apenas uns pormenores... vá lá faça a sua próxima jogada que se faz tarde. Se querem desestabilizar Timor-Leste não deixe para mais tarde. As gerações não podem viver neste contínuo estado de violência psicológica e muito menos física.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP