'Timor-Leste assume controle de imigração e fronteira'
>> 20101001
Polícia irá administrar também o escritório da Interpol em Díli; todos estes órgãos estavam sob comando da Missão da ONU no país.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
A Polícia Nacional do Timor-Leste recebeu, nesta terça-feira, o controle do Departamento de Imigração e de Patrulhamento da Fronteira num processo de transferência gradativa feito pelas Nações Unidas.
O país, de língua portuguesa no sudeste da Ásia, tornou-se independente em 2002 e tem contado com o apoio da ONU na administração de várias instituições
Cerimônia
Nesta segunda-feira, o escritório da Interpol em Díli, capital do Timor-Leste, também passou ao controle da polícia timorense.
Numa entrevista à Rádio ONU em Nova York, antes do evento, o vice-primeiro-ministro do Timor-Leste, José Luis Guterres, falou sobre as mudanças no país.
População
"A situação no país mudou imenso. Conseguimos estabilizar o país. Há paz e estabilidade. Conseguimos resolver o problema de 150 mil deslocados internos que estavam nas ruas de Díli. Estamos a preparar o orçamento para 2011, e antes disso, o primeiro-ministro Xanana Gusmão esteve a visitar todos os distritos do país a explicar e ouvir o que a população queria sobre o desenvolvimento estratégico nacional", afirmou.Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/185603.html
A polícia do Timor-Leste está reassumindo suas plenas funções, gradativamente, desde maio passado, quando começou o processo de estabelecer uma força policial profissional e de confiança no país.
Até o momento, cerca de 10 distritos já foram entregues. A polícia da ONU no Timor conta com oficiais de mais de 40 países
0 comentários:
Enviar um comentário