"Timor-Leste, interesses internacionais e actores locais"

>> 20080121

Notas Técnicas
«Título: Timor-Leste - Interesses internacionais e actores locais
Volume I: Da invasão australo-holandesa à decisão australo-indonésia de anexar, 1941-1974
Autor: A. Barbedo de Magalhães © 2007, A. Barbedo de Magalhães e Edições Afrontamento
Edição: Edições Afrontamento/ Rua Costa Cabral, 859/ 4200-225 Porto


Capa:
«Rai Timor», acrílico sobre tela de Rui Aguiar, 195x390 cm. (1993)
Fotografia da capa: Tanque japonês deixado em Timor em 1945 - Hélio A. Esteves Felgas




"Timor-Leste, interesses internacionais e actores locais

É com muito gosto que junto envio convite para o lançamento de um livro sobre 'Timor-Leste, interesses internacionais e actores locais', da autoria de Barbedo de Magalhães, editado pela Afrontamento.

Este livro contem uma análise dos factores políticos internacionais e internos que condicionaram e continuam a condicionar a evolução da situação em Timor-Leste, desde a invasão de 1941 até Outubro de 2007.

Apesar dos seus três volumes:

Volume I: - Da invasão australo-holandesa à decisão australo-indonésia de anexar, 1941-1974;

Volume II: - A luta pela independência, 1974-1999;

Volume III: - A difícil construção do estado democrático, 1999-2007;

e das suas cerca de mil páginas, é um livro de muito rápida e fácil leitura, graças ao resumo de toda a obra, com 61 páginas, em letra de dimensões relativamente grandes.

Esse resumo permite contextualizar qualquer dos assuntos tratados com mais pormenor nos capítulos e sub-capítulos subsequentes no quadro geral da obra. Assim, o leitor interessado em aprofundar um assunto não tem necessidade de ler qualquer dos capítulos ou subcapítulos anteriores. Bastar-lhe-á ler o resumo (em cerca de uma hora) e passar depois à leitura das partes que mais lhe interessarem.

O lançamento será feito em Coimbra, na Livraria Almedina-Estádio, na 3ª fª, dia 22 de Janeiro de 2008, pelas 21h30. A apresentação da obra será feita por José Manuel Pureza, Prof. da Faculdade Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) .

Na região do Porto o lançamento será feito na FNAC Nortshopping, pelas 18h30 de 5ª fª, dia 24 de Janeiro, com apresentação de Pedro Bacelar de Vasconcelos, Coordenador Ciêntifico da Faculdade Direito da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNATIL) e Prof.Auxiliar da Faculdade Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

As sessões são totalmnete abertas ao público. Embora não seja necessário apresentar qualquer convite, se pretender reenviá-lo a amigos potencialmente interessados, agradeço.

Agradecendo, desde já, a sua presença, e com os melhores cumprimentos

A. Barbedo de Magalhães" (Forum Haksesuk)

Mais ligações a Barbedo de Magalhães (AQUI)

5 comentários:

LenaLorosae segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 às 17:14:00 WET  

Dado o profundo conhecimento do Prof. Barbedo sobre a história de Timor e também sobre situação política actual, bem como os principais actores locais, esta afigura-se-me ser uma obra fundamental e da maior importância para iniciar ou aprofundar o conhecimento sobre Timor Lorosa'e.

Desde já o meu aplauso entusiasta para o caríssimo autor e uma pergunta - para quando está previsto lançamento da obra em Lisboa?

Não acredito que prive os lisboetas desse grande acontecimento!...

Anónimo,  segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 às 18:49:00 WET  

«Timor-Leste – Interesses internacionais e actores locais
17 de Janeiro de 2008 18,30

Lançamento da obra “Timor-Leste, interesses internacionais e actores locais', da autoria de António Barbedo de Magalhães, com a colaboração especial de Liem Soei Liong e David Scott. Apresentação de Carlos Gaspar.

Local: Auditório da Fundação Mário Soares

Apoios: IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) » (http://www.fmsoares.pt/iniciativas/iniciativas_registo_individ.asp?id=000619)

Anónimo,  segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 às 19:44:00 WET  

Pode ter havido algum "problema selectivo" de divulgação. O certo é que não se "ouviu" nos canais normais que tal evento iria ter lugar a 17 em Lisboa. Nada está perdido, Coimbra amanhã e/ou Porto a 24, como refere o mail do Professor Barbedo de Magalhães que anda a circular e ainda bem.

Mas há algo de curioso pois no dia 18 de Janeiro logo pela manhã, o Fórum Haksesuk divulgava este mesmo conteúdo do mail e nesse mesmo dia pelas 13:23:52 recebi um mail com a informação sobre a apresentação da trilogia em Coimbra e Porto. O que me parece, denota portanto a falta de informação sobre o evento de Lisboa.

Tem a sua piada. Terá sido propositado? Se sim qual seria o objectivo? Evitar ondas em Lisboa?
Também está bem, tanta onda anda por aquela cidade.

Anónimo,  segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 às 20:27:00 WET  

O pior da cidade de Lisboa não são as ondas. São os políticos e o mau cheiro que se fez sentir nos últimos dias. Desculpem o vocabulário ...
De resto, concordo com o anónimo. É estranho. Esta obra deveria ter sido melhor divulgada.

LenaLorosae segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 às 23:47:00 WET  

Afinal, a parte do meu comentário que dizia respeito ao lançamento do livro em Lisboa, acaba por ser um disparate, visto que esse acto terá acontecido no passado dia 18...

Pena é que o mesmo tenha sido um lançamento tão selectivo uma vez que não teve qualquer repercussão pública - nem o seu anúncio nem o feed-back desse lançamento!...

Temos mesmo muita pena...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP