'Ramos Horta diz que Timor Leste está em paz e em plena expansão'

>> 20100312

"Genebra, 12 mar (EFE).- O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, afirmou nesta sexta-feira que seu país, independente desde 2002 e que quase foi engolido pela violência em 2006, está atualmente em paz e teve um crescimento de quase 14% em 2009, apesar da crise financeira internacional.
"Depois da trágica crise de 2006, que jogou por terra os esforços dos anos anteriores, nos recuperamos. Hoje, o país está em paz, temos a menor taxa de criminalidade da região. Não há tensões políticas e, em 2010, esperamos continuar com um crescimento de dois dígitos, após crescer quase 14% em 2009", afirmou o chefe de Estado.
Em declarações à Agência Efe, o Prêmio Nobel da Paz de 1996 ressaltou que esse crescimento econômico, o mais alto do mundo depois do registrado pelo Azerbaijão, não é baseado apenas na receita gerada pelo petróleo e o gás. Também está relacionado aos investimentos públicos e privados na agricultura e em infraestruturas.
Ramos Horta atribuiu o pouco impacto da crise global no Timor Leste ao fato de o país "nunca ter feito investimentos arriscados ou empregado o fundo do petróleo em operações de risco".
Sobre a questão da segurança, o presidente disse que, apesar de ela ter "melhorado dramaticamente após a crise de 2006", prefere ser "prudente".
Por isso, pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que a presença das tropas estrangeiras no país seja prorrogada até as eleições de 2012.

Related articles

Fonte:EPA

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP