Dedicado ao Mari Alkatiri

>> 20080915

Imagem: Fotografia e quadro da Moriae

Recomendações:

Fonte: Anti Malai Azul em ALGUNS TEXTOS DE LEITURA OBRIGATÓRIA

14 comentários:

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 11:47:00 WEST  

gostaria que este blog publicasse noticias recentes sobre timor, em vez, de falar do passado ou arquivos que ficaram na historia.

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 12:23:00 WEST  

Que dia é hoje? Há coisas que não deixam de ser actuais... já dizia a minha avó.

Talvez o tema da moda seja o mais pertinente mas como a Marcha da Paz também é coisa do passado... estamos à espera que marchem...

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 12:29:00 WEST  

Muitas coisas do "Presente" teem origem e entendem-se melhor se olharmos para o "Passado".

E' errado pensar que o Passado nao tem influencia no Presente e no Futuro.

Por isso, e' sempre bom ter presente textos importantes que manteem toda a actualidade e permitem tirar licoes para o Futuro!...

Muito bem, UMALULIK, bela compilacao de textos!

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 13:35:00 WEST  

Ao "Anónimo disse...
gostaria que este blog publicasse noticias recentes sobre timor, em vez, de falar do passado ou arquivos que ficaram na historia.
Setembro 15, 2008 11:47 AM"

Este anónimo faz-me lembrar aquelas pessoas que gostam de "colocar" ou melhor, de dizerem "ficaram na historia", como se ao ficarem na História fosse de algum modo, quiçá, também "silenciar" ou esquecer (sim talvez seja melhor esquecer para alguns)... será que quem andou a tratar dos arquivos da História de Timor-Leste não terá feitos a sua história à medida? Dá sempre para meter a colher... aqui e ali, quando se pode.

Por exemplo: porque faltou apoio e segurança a Konis Santana? A História já decidiu definitivamente como foi? É um capítulo encerrado? Não me parece. A História de Timor-Leste vai sendo feita, ainda está muito incompleta. Eu tenho sérias dúvidas... as fontes são o que são...

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 13:41:00 WEST  

Fora das intrigas, quanto custaria este quadro? Gostava de o oferecer ao visado. Tem tudo a ver.

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 13:45:00 WEST  

Quem esquece o passado, dificilmente estara bem com o presente e com o futuro.

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 15:22:00 WEST  

A mensagem do Mari Alkatiri no DN 12.9.08 foi bastante forte para sí e para o proprio Fretilin. Uma marcha pela paz ou marcha pela violencia? eis a questão. Os militantes estaõ entre espada e parede "marcha da paz esta para breve, caso não haja participação ou uma marcha da paz transformada em marcha de violencia, Mari Alkatiri demite-se do cargo de SG Fretilin". Agora é a vossa vez, Mari Alkatiri vai acompanhar a partir da casa e voces vão para rua. Ele aparecerá quando a situação permite para discursar caso contrario permanecerá em casa. Voces com/sem segurança estarão na rua para gritar "marcha da paz"!

Boa sorte!
F.Mudança

Anónimo,  segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 20:22:00 WEST  

Eu acho que deviam ir TODOS para a rua gritar: A PAZ É POSSÍVEL! JÁ A TEMOS, VAMOS MANTÊ-LA! Todos os timorenses e as pessoas de PAZ que estão em Timor-Leste mas que não o são!

Se descambasse "o jogo" poderia parar imediatamente pois violência é coisa contrária a qualquer pessoa razoável. E Mari, finalmente, poderia dedicar-se aos Direitos Humanos. Isso é que era lindo! Tanto trabalho para fazer e andam ainda a ver se pega "o incendiar" de timorenses contra timorenses... mas que grande estupidez sr. Mari Bim Amude Alkatiri.

Pode ocorrer que tenha na rua o séquito de seguidores e conspiradores internacionais que se encontram em Timor-Leste e uma mole de gente carenciada aos quais terá de pagar para lhe fazerem o frete de tal intervenção. Gostava de saber o que vai naquelas cabeças dos cabecilhas, os 29% que tiveram no acto Democrático e Legislativo?! No máximo dos máximos e é já pedir demais.

Trabalhem é juntos, o país precisa de andar para a frente mas não da maneira que a Frente quer.

Uma Marcha da Paz com todos os/as timorenses contra as guerras que grassam por esse mundo fora é que era um exemplo alucinante. Até acreditava que Mari conseguiria o cargo de Secretário-Geral... da ONU. Bem, podia ser uma trabalheira se Ramos Horta estivesse para ali virado. Quando é que isto tem um fim?

Relembro-me da Kampanha "HAPARA VIOLENCIA KONTRA FETO"... não apareceu lá o sr. Mari. Tem tudo a ver... PAZ É PRECISA EM TIMOR-LESTE! Deixe mas é em Paz as pessoas.

Anónimo,  terça-feira, 16 de setembro de 2008 às 01:27:00 WEST  

Parabens UMALULIK!!

Nao podia ter feito uma melhor dedicatoria a esse senhor.

Considerando que a planeada 'marcha da paz' que Alkatiri tem tentado realizar ha ja 2 anos nao se eventuou quando teria sido apropriada por se viver num ambiente de violencia, questiona-se agora as verdadeiras intencoes dessa marcha uma vez que hoje ja o povo vive em paz e sossego.

O que parece-me a mim e' que ha actualmente demasiada paz e sossego que nao favorecem aqueles senhores que declararam ser imperativo derrubar o actual governo e tem vindo a propagandear uma eminente queda do mesmo.

Para esses fica o aviso de que e' inaceitavel pensarem que podem brincar com as vidas do povo.
Nao queremos mais instabilidade nem derramamento de sangue.
O povo esta farto das guerras e politiquices.

Concordo perfeitamente com o anonimo anterior.

Se querem mesmo a paz, entao deixem o povo em paz.

Anónimo,  quarta-feira, 17 de setembro de 2008 às 01:56:00 WEST  

Parece que o Mari Alkatiri nao e so importante para a FRETILIN mas tambem o e para todos os timorenses incluindo aqueles sao anti-FRETILIN.
Tenho ate pena dos que passam a vida a calunia-lo. O homem e imbativel. Para alem de ser determinado, tem a forca do maior partido de TL. Nao vale a pena continuar a persegui-lo.
Nao repararam ainda que ele e um dos elementos mais importantes deste pais? Embora sendo ex-PM, nao ha delegacao que nao venha a TL que nao procure por ele.
Que raio de democracia defendem voces se passam a vida a perseguir um dirigente historico eleito em Congresso do maior partido de TL?
Cada um de nos tem o seu proprio espaco aqui em Timor-Leste. Deixem o meu compatriota e amigo Mari Alkatiri em paz. Tambem merece respeito tanto quanto cada um de nos merece. Nao e isso que todos nos queremos no nosso TL independente? O minimo de respeito?
Nao fiquem tao enervados....a vida e curta e bela.
Bi-Susar

Anónimo,  quarta-feira, 17 de setembro de 2008 às 02:54:00 WEST  

Bi-Susar,
peça primeiro esse respeito a Mari... por todos aqueles a quem faltou ao respeito! Que comece por onde quiser mas que não se faça de esquecido, de ninguém. Xanana Gusmão, em tempos, perguntou-lhe (a Mari) se ele queria que ele falasse com o povo para pedir desculpas pelo mal que a própria Fretilin fez ao povo timorense, aos próprios membros da Fretilin, aos caixas, aos que tiveram de ir para a Indonésia para lutarem pela libertação de Timor-Leste! Já o fez?

Mari tem estado constantemente ao ataque a outros dirigentes históricos. Um dia destes, pela primeira vez desde que entrou em Timor-Leste, PELA PRIMEIRA VEZ, Mari reconheceu publicamente que "FRETILIN não nega o desempenho de Xanana Gusmão na luta pela independência de Timor-Leste."

É obra... e bastava esta. Será que quando se dão destas "aproximações" a seguir não está para acontecer mais uma tramóia... o homem já criou esse hábito. Ou terá havido algum erro de cálculo em declarações tipo: "se houver violência, demito-me da Fretilin"???

É que em 2006 esse mesmo senhor levou um tempão para se aperceber que se deveria ter demitido o mais rápido possível, para bem do povo timorense. Mas não, mesmo aí ainda andou a fazer jincana. Mesmo aí, em plena crise, em pleno Congresso da Fretilin o que fez foi ainda um maior braço-de-ferro. Agora parece querer ir tentar mais uma. Só espero que não exista confusão. Mas já se sabe que não havendo confusão não há manifestação. E logo pela PAZ! Mas qual paz? A paz que ele quer impôr? A que custo? E é ele uma pessoa importante em Timor-Leste? Só se for da instabilidade. A ver vamos.

Todos queremos o melhor para Timor-Leste e para todo o seu povo, sem dúvida alguma! Mas o que Mari faz é tudo menos isso. Como alguém dizia: quando era precisa Paz não se manifestou, agora que ela existe, ele quer medir forças... na Rua. Mas qual será o sistema que este homem quer? Houve eleições em 2007, será que ele não sabe os resultados? Não aprendeu nenhuma lição? Gaita que é demais.

Mari, quer incendiar mais uma vez Timor-Leste mas não o vai conseguir e trata-se do seu suicídio político como já admitiu que possa acontecer, dizendo que sairia se houvesse violência ou não adesão. Ele disse isso não disse?

Os inimigos de Timor devem estar a esfregar as mãos. O frio calculismo de Mari, vai correr mal obviamente. Nada que não seja tradição por aquelas bandas...

Anónimo,  quarta-feira, 17 de setembro de 2008 às 03:36:00 WEST  

"Nao repararam ainda que ele e um dos elementos mais importantes deste pais? Embora sendo ex-PM, nao ha delegacao que nao venha a TL que nao procure por ele."

E nao podia ser de outra maneira. Todo o mundo esta esperancado que Timor se componha e mantenha a paz e a estabilidade enquanto que Mari nao tem feito outra coisa senao tentar provocar o contrario para derrubar o governo.

Ele disse inequivocamente em declaracoes publicas que a Fretilin estava empenhada em derrubar o governo da AMP o mais rapidamente possivel. E' obvio que nao se derruba um governo se houver houver paz e tranquilidade e as instituicoes funcionarem normalmente.

Nesse contexto e' mais que normal que as varias delegacoes que chegam a Timor queiram falar tambem como ele e recomendar que as diferencas politicas sejam resolvidas de uma maneira democratica como alias eles sempre recomendam.

E' que de momento nao interessa a mais ninguem, senao a Fretilin, que a violencia regresse a Timor. Todo o mundo sabe isso.

Anónimo,  quarta-feira, 17 de setembro de 2008 às 10:44:00 WEST  

Bi-Susar sente-se mais "susar" ainda. Porque tantos ataques infundamentados sobre um lider da FRETILIN? Nao sei se os dois anonimos que me responderam vivem em Timor-Leste ou noutras bandas, a milhares e milhares de distancia do palco de acontecimentos. Estou chocada com a vossa imaginacao cheiinha de malvadez. Como e possivel imaginar tanto mal?Quem sao voces para duvidar da genuidade de um lider de destaque da FRETILIN e de Timor-Leste? Porque gostam de inventar para denegrir alguem que nao gostam? Isto e inadmissivel sobretudo de quem se afirma defensor(a) do meu povo.
A FRETILIN vai continuar a exercer o seu direito de manifestar sob todas as formas legais. A Marcha da Paz e uma das formas e nao ha nada que nos possa proibir de levar isso avante. No dia 11 de Setembro a FRETILIN anunciou que vai promover a Marcha da Paz apos a consolidacao das estruturas do partido. A data da Marcha da Paz sera anunciada oportunamente. Somos pela paz e nao pela violencia. E por isso que ha paz e estabilidade em Timor-Leste.
Quanto ao encontro das delegacoes estrangeiras com o Mari Alkatiri, acham que haveriam de querer perder tempo, se nao houvesse necessidade? Todos sabem que a FRETILIN e uma forca em Timor-Leste.Possui um eleitorado firme em todos os distritos. Foi este eleitorado que votou na FRETILIN liderada pelo Lu Olo e Mari Alkatiri em duas ocasioes sucessivas. E por isso que as delegacoes procuram por Lu Olo e MARI quando ca vem...
Ainda nao chegaram a conclusao que a estabilidade actual se deve tambem ao papel da FRETILIN?
Um dos anonimos disse que as delegacoes recomedam solucoes democraticas. Pelos vistos nao esta a acompanhar devidamente os acontecimentos em Timor-Leste. Foi a FRETILIN que lancou a proposta para uma solucao negociada para a formacao do governo tendo em conta os resultados das eleicoes de 2007. Uma saida democratica que nao foi aceite pelo Bloco da AMP liderado por Xanana.
Uma pergunta: Acha que os partidos que tiveram menor percentagem de votos tem mais direito que o partido vencedor?
comentario final: A FRETILIN nao precisa de desgastar as suas forcas para a gueda do governo da AMP. Estao a avolumar-se problemas de toda a ordem em termos de gestao, execucao orcamental, corrupcao a todos os niveis, nepotismo, despedimentos sem processos, etc.. O governo da AMP nao vai aguentar por muito tempo.
Da graca ver o PM nos Ministerios a verificar a execucao orcamental. Para que servem entao os Ministros? Sao incompetentes?
SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!
Quem pode acudir o nosso pais?
Bi-Susar

Anónimo,  quarta-feira, 17 de setembro de 2008 às 12:56:00 WEST  

Grande cantilena Bi-Susar...

Olhe esta, de hoje, a ver se percebe alguma coisa:

"... 6-Proposta de Lei que Cria a Comissão Anti-Corrupção

A presente Proposta de Lei, que visa a criação da Comissão Anti-Corrupção, foi analisada e discutida profundamente pelo Conselho de Ministros (CdM) na sua reunião de hoje, ficando decidido que necessita de algumas alterações, voltando a ser posteriormente apresentada em sede de CdM para aprovação. ..."

Afinal a Fretilin ainda não está consolidada... apesar de.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP